Plano de Marketing

Plano De Marketing: Veja Agora Como Ele Pode Ser Útil

Um plano de marketing bem estruturado tem como principais objetivos construir a identidade própria de um negócio.

Como também conquistar maior número de clientes por meio da divulgação estratégica.

Embora grande parte dos empreendedores entendam a importância desta ferramenta, muitos deles não a colocam em prática, seja por falta de conhecimento ou por achar que é um investimento alto.

No entanto, se você deseja melhorar a comunicação com seus clientes e dar um novo direcionar de forma assertiva os objetivos e metas da sua empresa.

Precisa se aprofundar nessa técnica, que é essencial para o desenvolvimento e sucesso de um empreendimento, seja ela do segmento for, comércio, indústria ou serviços.

Confira!

O que é plano de marketing?

O plano de marketing é uma espécie de um guia para que as empresas tenham as suas ações de marketing norteadas. 

Basicamente é um plano que reúne todas as ações, estratégias e responsáveis pelo marketing empresarial focado em determinados objetivos por um certo período. 

Nele é possível estabelecer uso de indicadores, pesquisas de relevância, de mercado, e os demais conjuntos de informações que ajudem o setor de marketing a mapear suas ações. 

Portanto, podemos nomear como  um recurso de gestão estratégica que determina as metas em um olhar ainda mais amplo assim como as limitações operacionais do nicho do negócio. 

Seu objetivo

Primeiramente, o plano de marketing é o documento que entrega a visão estratégica do negócio para o gestor da empresa. 

Através dele, todas as ações, medidas e decisões são determinadas com mais eficiência e uma maior assertividade.

Além disso, é possível limitar o orçamento de investimento, assim como o alvo e os responsáveis por cada etapa. 

Portanto, como um breve resumo podemos concluir que os objetivos podem variar conforme as empresas que adotam essas ferramentas. 

Essas mudanças estão diretamente relacionadas às suas metas e propósitos com a ação. 

Ainda sim, vale ressaltar que após ser colocado em prática é necessário o acompanhamento constante para que as possíveis alterações estejam alinhadas com esses objetivos. 

Qual a importância de elaborar um plano de marketing?

Por mais que muitos empreendedores não entendem, esse é um dos setores mais importantes de qualquer empresa e nicho. 

Sendo assim, como os demais setores, o de marketing requer empenho, planejamento e organização por parte dos colaboradores responsáveis. 

Afinal, esses são critérios indispensáveis em uma criação de campanha e planejamento de ações para que tudo ocorra bem e funcione como esperado. 

A importância do plano de marketing está diretamente ligada às vendas e a relação da empresa com seus clientes e público.

A partir desse plano é possível conhecer ainda mais o público, entender as suas necessidades e principais características.

Como consequência, melhoramos a avaliação de resultados que facilitam as principais oportunidades do mercado para conversão.

Outro fator de grande relevância, é que a partir do planejamento, a equipe de marketing controla em tempo real cada ação e resultado das estratégias usadas.

Portanto, é possível eliminar erros e melhorar diversos pontos ainda durante o andamento das campanhas.

Quais as informações indispensáveis para o plano de marketing?

O conceito de marketing, segundo Kotler, a maior referência do assunto, refere-se a um processo administrativo e social, por meio do qual as pessoas têm acesso ao que desejam.

Para isso, são levados em consideração os seguintes critérios:

  • Desejo;
  • Oferta;
  • Troca de produtos de valor.

Contudo, antes de começar a traçar as estratégias, é fundamental conhecer e entender seu cliente.

Nesse sentido, para que obtenha informações adequadas acerca do seu público e do mercado e criar um bom plano de marketing, é necessário seguir 4 etapas, como você pode ver a seguir.

1 Definir a segmentação de mercado

Um erro muito comum entre os empreendedores é querer vender seus produtos para todo mundo.

Para não correr o risco de acontecer o contrário e não conseguir vender para ninguém, é preciso estabelecer o grupo para o qual você deseja oferecer seu produto.

Em outras palavras, os seus clientes devem ter um perfil definido, com desejos e necessidades semelhantes.

Assim, para que a identificação dos seus consumidores seja adequada, é preciso considerar as seguintes variáveis: geográfica, demográfica, psicográfica e comportamental.

Algumas perguntas podem te orientar nessa etapa para a elaboração do seu plano de marketing, tais como:

  • Qual a localização do seu negócio?
  • De onde vem o seu público?
  • Qual a faixa etária dos seus clientes?
  • Qual a classe social a sua empresa atende?
  • Renda média dos seus clientes?
  • Qual o perfil do seu público?
  • Quais as motivações e estilo de vida dos seus consumidores?
  • Quais benefícios esperados por seus clientes (conveniência, qualidade, valor…)?
  • Qual a frequência de compra?

Ao responder corretamente a estas questões, fica muito mais fácil definir o seu público alvo.

Além disso, essa definição é de grande importância para a criação das personas que são pessoas fictícias criadas conforme as características do público-alvo. 

Assim, é possível traçar estratégias ainda mais direcionadas para o público que esteja na mesma linguagem e atenda às suas necessidades. 

2 Elaborar o posicionamento da sua marca

Nesta etapa da elaboração do plano de marketing é fundamental o gestor ter em mente qual o seu diferencial, como deseja ser lembrado e o que levaria uma pessoa a consumir sua marca.

Dessa maneira torna-se possível apresentar aos stakeholders como sua empresa se posiciona, estabelecendo para isso, parâmetros de referência.

Isso é possível quando você se dedica a observar o comportamento dos seus concorrentes, como pontos em comum e suas diferenças.

Para finalizar, é recomendável criar uma “Declaração” para sua marca, a fim de sintetizar o seu posicionamento.

3 Realizar a Análise Swot

O principal objetivo da Análise Swot é identificar o panorama da empresa com o ambiente em que se encontra.

Criada por Albert Humphrey nas décadas de 60 e 70, esta técnica, pode ser destrinchada da seguinte maneira:

  • Strengths (forças): serve para conhecer o melhor no ambiente interno da empresa;
  • Weaknesses (fraquezas): de maneira oposta ao item anterior, busca identificar o que há de ruim no empreendimento;
  • Opportunities (oportunidades): buscar inovações e tendência no ambiente externo, para propor ações em tempo hábil, de tal forma que consiga manter sua vantagem competitiva;
  • Treats (ameaças): descobrir no ambiente externo quais fatores podem causar prejuízos ao negócio, como a economia, por exemplo.

4 Conhecer os 4 P’s da empresa

Também conhecido como mix de marketing, o conceito dos 4P’s, foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy e significa:

  • Produto: algo que o mercado oferece para que o cliente possa apreciar e adquirir para seu uso ou consumo, a fim de satisfazer seus desejos e necessidades;
  • Preço: valor agregado ao produto, com base na perspectiva psicológica do cliente;
  • Praça: locais ou canais de distribuição dos produtos;
  • Promoção: está vinculada à forma que o produto será vinculado, como canais de comunicação e propaganda.

Conheça os diferentes tipos de plano de marketing

Antes de mais nada, é preciso entender as diferenças dos tipos de plano de marketing que existem, para que assim possa escolher o que melhor se adequa a sua realidade.

Plano de marketing por níveis

Para maior eficiência deste plano de marketing, existem diferentes níveis de gestão, que são:

Plano de marketing estratégico: dos três, este é o mais amplo, já que seus objetivos são traçados a longo prazo e os cronogramas de ação não são definidos;

O plano de marketing tático: promove o detalhamento dos pilares estratégicos, levando em conta os canais de comunicação, orçamentos e objetivos de médio prazo;

Plano de marketing operacional: as estratégias diárias são acompanhadas por este planejamento de maneira detalhada sobre aspectos como: cronogramas, tarefas e metas de curto prazo.

Conheça o plano de marketing por estratégia

O detalhamento das estratégias está inserido no plano de marketing tático por ser mais objetivo e focado em ações específicas.

Todavia, não pode ser desvinculado do plano estratégico, que é responsável por direcionar suas decisões, como nos exemplos a seguir:

  • Plano de marketing de conteúdo;
  • Plano de marketing digital;
  • Plano de marketing social;
  • Plano de marketing de relacionamento, entre outros.

As grandes empresas, que possuem subáreas e funcionários dedicados a cada estratégia no setor de marketing, são as que mais se beneficiam dessa estratégia.

Plano de marketing por campanhas

Para agir com eficiência, as campanhas específicas, que fazem parte do nível operacional do plano de marketing, os objetivos devem ser bem traçados para a operacionalização de ações como:

  • Plano de Marketing da Black Friday;
  • Plano de Marketing do Dia das Mães;
  • Plano de Marketing de Evento, entre outros.

Plano de marketing: quais as vantagens para sua empresa?

Como você disse, para elaborar um plano de marketing é imprescindível detalhar as informações sobre os consumidores, o mercado e, claro, os objetivos e metas da empresa.

Entretanto, quando bem executado, este recurso assegura os seguintes benefícios para o seu negócio:

Fidelização dos clientes

A relação com os clientes é um dos fatores essenciais no plano de marketing, já que permite uma atuação estratégica da empresa.

Afinal, perder um cliente em um mercado competitivo na situação financeira atual, é muito fácil.

Por isso, mesmo que você acredite que pequenas ações podem não fazer diferença nesse cenário, é importante investir em pequenas ofertas no fim de semana ou um post engajador no Instagram.

Medidas como estas podem proporcionar uma resposta mais rápida à sua marca, por meio da conversão de clientes.

Aumento da compreensão interna

O excesso de informações associado à divulgação e comercialização de produtos pode deixar o empreendedor perdido.

Em contrapartida, o plano de marketing visa solucionar essas dificuldades e proporcionar uma melhor compreensão de todas as etapas dos processos.

Em princípio, o levantamento dos dados sobre preços e produtos, possibilita maior organização e visualização de questões importantes do seu negócio, por exemplo:

  • A realização de cardápios;
  • O layout das vitrines de uma loja;
  • Adequação de preços do seu comércio.

Outro fator que não passa despercebido pelo planejamento de marketing, é a comercialização, que é feita a partir da análise das novidades do mercado e dos concorrentes.

Especialização das redes sociais

Incluir no plano de marketing a profissionalização das redes sociais é extremamente importante, uma vez que tais plataformas possuem ferramentas próprias para isso.

De tal forma que a pessoa é capaz de tornar sua conta profissional, como o Instagram, que disponibiliza atividades que contribuem para a melhora da sua visibilidade, como:

  • Divulgar propagandas nos stories;
  • Criar catálogos no perfil da empresa, utilizando para isso o botão “arraste para cima”.

Por fim, a utilização do Linkedin, que é a maior plataforma profissional do mundo, aumenta a credibilidade da empresa, ajudando-o a conquistar futuros investidores.

Otimização do atendimento

Proporcionar aos clientes um atendimento automatizado e personalizado é o desejo de boa parte dos empreendedores.

Mas como é possível transmitir a sua marca no atendimento ao cliente?

Por meio de ferramentas simples como o WhatsApp Business você pode atender os pedidos, reclamações e sugestões dos seus consumidores de forma rápida e eficaz.

Além de enviar mensagens de saudação e agradecimento pelo contato do cliente, este aplicativo permite a criação e divulgação de um catálogo de produtos, facilitando ainda mais o processo de vendas.

Quais as melhores estratégias para o plano de marketing?

A escolha das estratégias que serão incluídas no plano de marketing, devem ser baseadas nos objetivos que pretende alcançar.

Dentre a infinidade de opções disponíveis, listamos abaixo algumas das mais eficientes. Veja!

Inbound Marketing

Com foco na atração de prospects e nutrição do relacionamento com leads que fazem parte das diferentes fases do funil de vendas, o inbound marketing é o caminho para levar o cliente a comprar.

Algumas atividades que o inbound marketing desenvolve para direcionar o consumidor em sua jornada de compras são:

  • Criação de landing pages;
  • Marketing de Conteúdo;
  • SEO;
  • Relacionamento;
  • Fechamento de vendas.

Outbound Marketing

O outbound marketing diz respeito a adoção de medidas estratégicas para prospecção de clientes.

Em outras palavras, o responsável por esta técnica, mais do que atrair possíveis interessados, age de forma ativa, utilizando o marketing para ir atrás deles.

Geralmente, esta ferramenta está associada às estratégias utilizadas em campanhas pagas, como:

  • Links patrocinados;
  • Anúncios em redes sociais;
  • Banners em sites.

Além de possuir maior capacidade de mensuração e segmentação que demais estratégias orgânicas, o outbound permite que suas estratégias sejam conciliadas ao inbound marketing.

Para que estas abordagens sejam de fato mais eficientes, é preciso que sejam utilizadas da maneira mais conveniente para cada etapa da jornada de compra do consumidor.

Marketing de conteúdo

Baseado na produção de materiais relevantes para o consumidor, o marketing de conteúdo tem como objetivo atrair, aproximar e resolver os problemas dos clientes à sua marca.

Desse modo, essa técnica é capaz de:

  • Construir a autoridade da sua marca na web;
  • Melhorar a percepção da marca;
  • Gerar leads para o marketing digital.

Para melhorar a indexação dos mecanismos de busca, blogs, redes sociais e e-mail marketing, o marketing de conteúdo faz uso das estratégias de SEO.

Marketing de relacionamento

Com a finalidade de manter o cliente por perto, e assim acompanhar toda sua trajetória de compra do consumidor, a marca utiliza os seguintes artifícios do marketing de relacionamento:

  • Abordagens personalizadas;
  • Conteúdos relevantes;
  • Ofertas exclusivas.

Para desenvolver estas ações de marketing de relacionamento, são utilizadas ferramentas como e-mail marketing, redes sociais e grupos exclusivos no Facebook e WhatsApp.

Vale ressaltar ainda a importância do uso de um bom CRM, que é responsável por concentrar as informações sobre os leads, bem como suas interações com a marca.

Empresas com os melhores planos de marketing do mercado

Certamente, se você chegou até aqui, possui boas informações para criar seu plano de marketing.

Para te ajudar ainda mais nesse processo, listamos algumas das empresas que possuem as estratégias mais bem sucedidas do mercado.

Coca-Cola

Tendo em vista que as pessoas associam as ações de responsabilidade socioambiental das empresas a uma jogada de marketing.

A Coca-Cola conseguiu mitigar essa fama com suas campanhas, principalmente as natalinas, espalhando felicidade para o mundo.

Uma de suas propagandas, intitulada como “O Caminhão da Alegria” e que foi veiculada apenas no Youtube, teve enorme repercussão, devido ao formato inovador e o apelo social.

Nike

Para promover os seus valores, a Nike procura contar em suas campanhas, histórias de inspiração e superação, conseguindo assim maior identificação com o público.

Outras marcas que podem ser excelentes referências de plano de marketing eficiente são: Red Bull, Spotify e Contently’s Content.

Principais passos para elaborar o plano de marketing

1- Definição do público-alvo e construção da persona

Sabe aquele momento que precisamos comprar um presente e o primeiro passo é sempre analisar o perfil de quem irá receber? 

Pensamos o que essa pessoa gostaria de ganhar e oque faria ela feliz, e aí sim escolhermos o presente perfeito para essa pessoa.

Quando pensamos na construção do seu público alvo, o processo é o mesmo, quanto mais informações temos, melhores são as chances de agradar a esse grupo.

Algumas informações básicas são:

  • Idade;
  • Estado civil:
  • Sexo;
  • Localização;
  • Principais redes sociais;
  • Comportamento de compra;

Quanto mais informações, melhor será o seu direcionamento do plano de marketing e a recepção de suas ações pelo seu público. 

Afinal, a base de um bom relacionamento entre empresa e cliente começa quando ambos falam a mesma língua. 

As personas são pessoas fictícias criadas com base no seu perfil de público-alvo. 

Através delas é possível ser ainda mais preciso com as estratégias mesmo que elas sejam potenciais clientes. 

Com essa definição ainda mais específica, a comunicação acaba sendo ainda mais assertiva, melhorando a conversão e interação com público. 

2- Estude o comportamento da concorrência dentro do seu nicho 

Esse ponto não significa copiar as estratégias dos seus concorrentes, e sim estudar os seus pontos fortes e fracos. 

A partir disso, é possível entender o que fazer e o que não fazer no seu plano de marketing para se destacar ainda mais e anular ou reforçar os pontos fracos. 

Além disso, antes mesmo de investir no seu plano, identifique as estratégias dos seus concorrentes, o que é ou não bem recebido pelo público. 

Aquele ditado que é importante aprender com os nossos erros é verídico, mas no mundo dos negócios, decisões erradas podem trazer grandes prejuízos financeiros.

Por isso, é fundamental elaborar o seu plano de marketing anulando os possíveis erros com base nas falhas dos seus concorrentes. 

Destacando mais uma vez: não copie as estratégias da sua concorrência, mostre o seu diferencial  para que você tenha ainda mais chances de se destacar.

3- Determine as suas metas e objetivos

Os objetivos são necessários para guiar as práticas que levam as metas que devem ser alcançadas. 

Alguns exemplos de metas e objetivos de um plano de marketing podem ser:

  • Converter uma quantidade de leads para clientes;
  • Ampliar o tráfego do blog e muito mais;

Afinal, quando determinamos metas, temos ainda mais compromisso com as ações estipuladas no plano de marketing

Como um dos resultados temos o aumento do engajamento dos colaboradores e foco nos resultados. 

Por fim, tenha cuidado na definição dessas metas e objetivos, o principal ponto é apontar tudo aquilo possível em relação a custos e tempo. 

Sem atenção a isso, é fácil perder a força ainda no caminho e perder não só o plano como todo o investimento. 

4- Escolha os colaboradores responsáveis por cada ação

Determine todas as atividades necessárias no plano de marketing e os responsáveis por cada uma delas. 

Não pense duas vezes em contratar um profissional para suprir um cargo que você não tem segurança ou entendimento no plano de ação. 

O trabalho em equipe também é outro ponto crucial que gera bons resultados no empenho do time. 

Ou seja, quando entregamos a demanda de um projeto a um grupo, esse se torna um time que trabalha com foco total em realizar a missão. 

Esse sucesso é reflexo até mesmo no plano de marketing quando aplicado. 

5- Trabalhe com comunicação visual

A comunicação visual é essencial em um plano de marketing, e para isso é importante trabalhar sob a sua identidade visual.

Caso a sua empresa não tenha uma, o primeiro passo é colocar no orçamento com situação de urgência. 

Nela estão contidas informações como as cores que representam a empresa, as fontes, tipografia e tudo que está relacionado a comunicação. 

Por mais que alguns empreendedores não deem relevância, esses elementos são essenciais para construir a conversa com o público. 

Além disso, eles são usados em todas as ações de um plano de marketing.

6- Reúna as melhores ferramentas de marketing  digital

É preciso voltar os olhares para o marketing digital como parte do seu plano de marketing, afinal seus clientes e possíveis clientes estão em casa e com o celular na palma da mão. 

Seja em qualquer lugar, a internet faz parte do cotidiano do seu público. 

Por isso, analise os principais recursos que devem ser usados para chegar até ele, criar um relacionamento e atender às suas necessidades com um diálogo cada vez mais próximo. 

No entanto, não esqueça que essas ferramentas devem ser usadas conforme o comportamento da sua persona para evitar prejuízos.

7- Determine o orçamento do plano de marketing

Muitos acreditam que o plano de marketing gera apenas prejuízos para as empresas por serem caros.

No entanto, não é necessário altos investimentos para alcançar resultados, e por isso, costumamos dizer que importante é não deixar de investir. 

Por isso, defina os valores mensais ou até mesmo anuais para o seu plano de marketing empresarial. 

O marketing digital sem dúvidas é uma das formas de ação que usa um orçamento menor. 

Afinal, aparecer para uma parcela de pessoas que compõem o seu público alvo é fácil.

Além disso, o gastos ainda maiores são para aquelas empresas que tem como foco se destacar na mídia nacional.

Por fim, identifique o comportamento do seu público para que as ferramentas de divulgação sejam escolhidas junto ao orçamento disponível para isso. 

8- Atenção nos resultados

Uma das maiores relevância do plano de marketing atualmente é a possibilidade de se realizar mudanças enquanto as etapas estão ainda em andamento.

Ações como essas são possíveis graças a diversas ferramentas que podemos usar nos meios  digitais que contam com recursos que permitem monitorar os resultados. 

Esses dados podem ser analisados em determinados períodos ou em tempo real.

Um grande exemplo é que no lançamento de uma campanha é possível identificar em números a quantidade de pessoas que estão clicando e visitando. 

Com isso, é possível determinar mudanças que melhorem esses cliques e aumentem as taxas de conversões.

Pontos como esses são essenciais para evitar grandes falhas com antecedência. 

Afinal, o acompanhamento dos resultados possibilita um caminho limpo diante da identificação de erros.

Conclusão

Definitivamente, se você pretende aumentar a credibilidade da sua marca e conquistar maior espaço no mercado e no coração do público, deve colocar em prática um bom plano de marketing.

De fato, são muitos os aspectos a serem observados e dados a serem descritos neste documento, mas que certamente irão te ajudar a alcançar seus objetivos.

Entretanto, para que esse projeto supere suas expectativas, precisa ser elaborado por um profissional especializado em marketing digital.

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