A Psicologia Das Cores No Marketing E No Dia-a-Dia

Qual é o impacto da escolha de uma cor? Acontece muito. Quando se trata de psicologia das cores no marketing, há muitas coisas a se considerar. As cores têm o poder de afetar a maneira como os clientes veem uma marca. E não apenas isso, eles podem até impactar as decisões que os clientes tomam sobre uma marca. A combinação certa de cores é realmente poderosa o suficiente para obrigar o cliente a fazer uma compra.

Segundo a Kissmetrics, 85% dos consumidores compraram determinado produto por causa da cor. E 80% disseram que a cor aumenta o reconhecimento da marca.

É por isso que a psicologia das cores no marketing é tão importante. Não se trata tanto de cores boas ou cores ruins. É uma questão de escolher as cores certas. E ao final desta postagem, nosso objetivo é ajudá-lo a escolher a combinação certa para refletir os valores de sua marca.

Psicologia da cor no marketing

Nós nos esforçamos muito para trazer cor para nossas vidas. Passamos por todos esses problemas porque as cores ao nosso redor afetam profundamente nossas experiências. Quando se trata de psicologia das cores, mesmo os diferentes tons de uma cor têm significados distintos.

Em seu marketing, as cores que você escolhe enviam pistas emocionais ao seu público-alvo, fazem sua marca se destacar e representam a personalidade de sua marca. Eles o ajudam a destacar certas informações e orientam seu público a interpretar sua marca da maneira que você deseja.

Por que algumas cores são melhores que outras

Algumas combinações de cores são mais ou menos acessíveis e podem afetar a facilidade com que sua marca pode ser interpretada ou seu conteúdo pode ser lido.

Mas muitas das associações que fazemos com cores diferentes são subjetivas. Eles são informados pelas influências em que crescemos e são afetados por coisas como nossa educação, gênero, onde vivemos e valores. É por isso que conhecer suas personas de cliente é útil. Assim como em outros aspectos do seu marketing, você precisa saber para quem está fazendo o marketing primeiro. Em seguida, você pode criar conteúdo que se conecte a seus valores e ressoe com eles.

Se você precisar de ajuda com isso, o Xtensio ajuda a criar 5 personas gratuitamente dentro de sua plataforma, e o Hubspot oferece uma ferramenta chamada “Make My Persona“.

Contexto e psicologia da cor em marketing

Existem certos “valores universais” associados a cores diferentes. Por exemplo, o verde significa harmonia e refrigério, enquanto o laranja significa movimento e felicidade. Mas o contexto também é importante. O que você vende também tem certos valores associados.

Portanto, você precisa escolher cores para sua marca e marketing que sejam apropriadas para o que você está vendendo. Um estudo interessante de Stanford sugere que existem 5 dimensões da personalidade da marca. Eles são sinceridade, entusiasmo, competência, sofisticação e robustez. Conheça a que seu produto ou serviço está associado e você poderá escolher as cores certas para reforçar isso.

Claro, você precisará validar suas escolhas. É aqui que a pesquisa de mercado e os testes A / B podem ajudá-lo a determinar o que é apropriado dentro do seu nicho, representa a personalidade da sua marca e se conecta às suas personas de cliente ideais.

O contexto é importante quando se trata de psicologia das cores no marketing. Porque simplesmente escolher uma determinada cor não torna seu produto ou serviço algo que não é.

Como cores diferentes são comumente percebidas

Amarelo

Amarelo é jovem, enérgico e otimista. É usado em embalagens de alimentos, pois desperta a fome. O amarelo é uma cor que chama a atenção, que estimula a tomada de decisões. Por esses motivos, pode ser uma ótima opção para produtos em mercados saturados.

Vermelho

Vermelho significa energia, paixão e ousadia. Ele cria sentimentos de urgência e apela aos compradores por impulso, motivo pelo qual o vemos frequentemente em promoções de vendas. O vermelho estimula o apetite e estimula o corpo, por isso é usado na indústria de alimentos e bebidas com frequência. Por outro lado, alguns tons de vermelho podem representar perigo, por isso devem ser equilibrados com texto e / ou elementos que tenham conotações positivas.

Laranja

Laranja representa uma combinação das associações que vemos com vermelho e amarelo. Tanto a agressão quanto a excitação estão ligadas à cor laranja. Assim como emoções amigáveis, alegres e confiantes. É pensado para trazer uma vibração divertida, calorosa e entusiasmada que agrada aos compradores por impulso.

Azul

O azul é uma cor associada à confiança e segurança. Muitas marcas conservadoras preferem por esse motivo. Também é pensado para representar confiabilidade e força, eficácia e confiabilidade. O azul também é uma cor associada à paz e tranquilidade e foi considerada universalmente apreciada em todos os sexos.

Verd

Verde está associado à riqueza e à boa relação custo-benefício (por exemplo, o aplicativo Mint). Ele também traz sentimentos de paz e relaxamento, aventura, diversão e vitalidade. Marcas com prioridades ambientais ou com produtos orgânicos preferem por seus laços óbvios com a natureza. Acredita-se que os tons mais claros de verde estejam associados ao frescor e à saúde. Por outro lado, acredita-se que os tons mais escuros estejam ligados ao luxo e à riqueza.

Rosa

O rosa é frequentemente usado de forma estereotipada para fazer propaganda para mulheres e meninas. Como tal, é considerado feminino e romântico. Ao mesmo tempo, certos tons de rosa podem ser calmantes, inspiradores, empáticos, juvenis e / ou criativos.

Roxo

Púrpura é considerada calmante e relaxante. Também é representativo de uma marca sendo criativa, imaginativa e / ou sábia. O roxo tem ligações com a espiritualidade, e é por isso que muitas vezes é preferido por marcas de saúde e bem-estar, especialmente aquelas relacionadas à ioga. Roxo está conectado ao luxo, realeza e qualidade.

Preto

O preto está associado a ser poderoso, sofisticado e elegante. Com moderação, no entanto. Muito preto pode ser opressor. Também está ligado a opções de luxo e premium. Diz-se que atrai compradores por impulso. E pode aludir a autoridade ou mistério, dependendo de como é usado

Branco

Acredita-se que o branco simbolize pureza e inocência, bem como limpeza. É preferido por empresas de tecnologia por transmitir eficiência e simplicidade

Marrom

O marrom está associado à robustez e segurança. É considerado natural, saudável e simboliza conforto e terreno.

Variações de cores e psicologia de cores em marketing

As cores não vêm apenas em opções únicas. Ou com significados singulares.

Existem cores puras, matizes (quando você adiciona branco a uma cor pura), sombras (quando o preto é adicionado a uma cor pura) e tons (quando o cinza é adicionado).

E eles podem ser combinados para criar esquemas de cores que contam a história de sua marca de maneira consistente. Em peças de marketing individuais, eles também podem ajudá-lo a criar contrastes para que seu público se concentre nas coisas certas. A falta de contraste, entretanto, pode forçar os olhos e criar confusão sobre onde focar.

Podemos ver como o uso de cores pode ser poderoso quando consideramos logotipos e marcas. A maioria das empresas escolhe um esquema de cores e o mantém religiosamente, até que seus clientes o associem a ele. E uma vez que a conexão é feita, eles dobram as metas ainda mais. Algumas empresas são até conhecidas por terem registrado como marca registrada um conjunto de cores para proteger sua marca de ser diluída por concorrentes no mesmo mercado.

Image from Conversioner.com

Usando esquemas de cores em seus designs

Agora, passamos por uma visão geral da psicologia da cor no marketing. E deu uma olhada nas diferentes cores que você pode escolher. Então, vamos dar uma olhada nos esquemas de cores. Esta é a parte especialmente divertida – quando você começa a experimentar diferentes combinações em seus designs.

Esquemas de cores ou harmonias de cores são combinações de cores diferentes que são esteticamente agradáveis. E podem ser criados por meio de variações de tom e tonalidade. Portanto, há uma tonelada de opções que você pode experimentar.

Esquemas de cores monocromáticas:

Os esquemas de cores monocromáticas têm diferentes tonalidades, tons e matizes da mesma cor / matiz puro. Combinar diferentes elementos de uma cor pode criar uma aparência minimalista e elegante. Os designs monocromáticos também têm composições realmente interessantes devido à forma como as áreas claras e escuras podem ser criadas dentro deles.

Esquemas de cores complementares:

Os esquemas de cores complementares incluem duas cores que são diretamente opostas em uma roda de cores. Geralmente há uma cor quente e uma cor fria. E eles serão usados de acordo com a regra 80/20 para que um seja dominante e o outro um sotaque. Os esquemas de cores complementares podem realmente fazer as coisas se destacarem, já que as duas cores são opostas diretas.

Divida os esquemas de cores complementares:

Esta combinação inclui uma cor de base e duas cores adjacentes ao oposto da cor de base. Esse esquema é visualmente atraente, sem criar tanta tensão entre as cores quanto os esquemas de cores complementares.

Esquemas de cores análogos:

Esquemas de cores análogos combinam cores que estão lado a lado na roda de cores. Por causa disso, projetos com um esquema análogo não são chocantes. Em vez disso, eles são mais sutis, calmantes e agradáveis. Isso é útil para projetos que precisam transmitir informações e não incluem uma frase de chamariz. Se você precisa de um elemento para se destacar, pode ser necessário adicionar uma cor complementar.

Esquemas de cores triádicas:

Os esquemas triádicos de cores combinam 3 cores igualmente distantes umas das outras em uma roda de cores. Existem 2 cores quentes e 1 cor fria ou 2 cores frias e 1 cor quente. Ao tornar uma das cores dominante e usar as outras duas como acentos, é possível destacar as informações que você deseja.

Dica Green Digital: Não importa os esquemas de cores que você usa em seu marketing, você deve sempre incluir um pouco de preto e branco para se certificar de que seus designs estão equilibrados.

Encontrando as cores certas para sua marca

A psicologia da cor no marketing é um elemento importante no desenvolvimento da identidade da sua marca. E à medida que desenvolve sua marca, você pode até dizer que as cores que escolher se tornarão sua marca. Já que as pessoas vão começar a associá-lo a elas.

Portanto, tome seu tempo, faça sua pesquisa e teste, teste, teste. Vai valer mais a pena o seu esforço quando sua marca e marketing chegarem a casa com seus clientes.

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