11 estratégias eficazes de Inbound Marketing

11 estratégias eficazes de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das principais estratégias da atualidade, principalmente para atrair novos clientes para sua empresa de brindes personalizados, por exemplo. Assim como para estar de acordo com as regras estipuladas para o marketing digital. 

É importante reforçar que esse formato tem conquistado cada vez mais espaço dentro do mercado como um todo, isso porque o mundo está passando por um processo conhecido como transformação digital. 

Dessa forma, uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado, tornando-se parte da rotina da maioria das pessoas.

Como era de se esperar, mudanças como essa acabam provocando reações que mudam o mercado como um todo, e uma das principais alterações neste caso foi a forma como o próprio cliente se enxerga.

Não há mais espaço no mercado para o cliente tradicional, reativo, que espera as ações de publicidade irem até ele, sem questionamentos ou dúvidas. O consumidor de hoje é uma figura proativa, que deseja entender melhor suas necessidades e desejos.

Para isso, é preciso uma comunicação mais ampla, que trata o consumidor como seu igual, e não como um número que deve ser atingido. Para lidar com esse tipo de ação, foram aplicadas as técnicas de Inbound Marketing.

Conheça mais sobre as técnicas de Inbound Marketing

Engana-se quem pensa que esse modelo é padronizado e fixo. A verdade é que existem inúmeras técnicas relacionadas ao inbound marketing, todas com diferentes graus de efetividade para uma fábrica de camisetas promocionais, bem como para outros ramos.

Por isso, conhecer as principais delas pode colocar um diferencial competitivo em sua empresa, que conseguirá aplicar esse tipo de interação de forma mais prática e alcançando resultados melhores.

É importante ter em mente, entretanto, que nem todas as companhias são iguais, e muitas vezes duas empresas que estejam realizando as mesmas atividades podem ter resultados completamente diferentes, ainda que estejam no mesmo segmento.

Por isso, é importante conhecer as técnicas mais eficientes de inbound marketing, mas adaptá-las à sua realidade, conseguindo explorar esse tipo de recurso com muito mais capacidade e aumentando suas chances de engajamento com o público.

Vale lembrar também que, diferentemente do marketing tradicional, as ações de inbound marketing possuem um custo muito reduzido.

Ou seja, algo que permite que você teste diferentes modelos para encontrar aqueles que se encaixam melhor em sua empresa de adesivos de parede personalizados, por exemplo, sem extrapolar o orçamento.

Veja as principais estratégias dentro desse conceito

São diversas as estratégias que rondam o universo do Inbound Marketing, pensando nisso, listamos as 11 mais tradicionais e mais usadas entre empresas de todos os ramos. Por isso, siga a leitura e conheça mais sobre cada um, bem como suas aplicações.

1 – Blogs

O blog é uma ferramenta que está cada vez mais sendo inserida no mundo corporativo. Sua origem não é tão recente, mas até pouco tempo atrás era utilizado apenas como uma espécie de diário virtual, onde pessoas colocam atividades de seu dia a dia.

Algumas empresas, entretanto, enxergaram um forte potencial de engajamento através da utilização de um blog corporativo. Nele, é possível inserir conteúdos relacionados a sua empresa de comunicação visual para empresas e apresentar soluções para os consumidores.

Esse tipo de material começa a tomar espaço na internet, aumentando assim a autoridade da empresa, ao passo que atrai mais clientes, interessados no tipo de conteúdo que você tem a oferecer.

2 – Marketing de afiliados

Outra estratégia interessante para o inbound marketing é a utilização de marketing de afiliados. Essa técnica já é utilizada há algum tempo por empresas que vendem produtos, mas não é exclusiva a elas.

Trata-se da opção de oferecer que terceiros façam a promoção de sua companhia. 

Isso pode ser realizado com empresas especializadas nesse tipo de ação, bem como diretamente em sua empresa de brindes corporativos, oferecendo um valor para as pessoas que fizerem parte desse processo.

3 – Anúncios digitais

A propaganda ainda é um elemento muito importante de qualquer estratégia de marketing. Entretanto, no ambiente digital, você consegue trabalhar gastando menos dinheiro e garantindo uma segmentação mais efetiva de seus produtos.

O impulsionamento de publicações permite que você escolha exatamente o tipo de cliente que receberá suas promoções, conseguindo destacá-los por:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Geolocalização;
  • Faixa etária.

Dessa maneira, você garante que as pessoas que têm interesse em seus produtos ou serviços serão diretamente afetadas pelas publicações.

4 – Programas de fidelidade

O consumidor gosta de se sentir em posição de vantagem. Seja através de descontos, ofertas ou brindes, é importante que você consiga trabalhar com este recurso para garantir uma interação mais efetiva a longo prazo.

Por isso, trabalhar com programas de fidelidade é uma excelente maneira de conseguir um destaque maior para suas atividades, garantindo uma participação maior dos consumidores de um projeto de controle de acesso, por exemplo, em troca de algum tipo de benefício.

É importante ter em mente, entretanto, que os benefícios devem ser reais. É muito importante que você consiga oferecer vantagens que façam o público realmente se interessar por fazer parte desse tipo de ação.

5 – Promoções em geral

As promoções são uma excelente maneira de atrair um público maior para sua empresa. Não importa o segmento em que você esteja trabalhando, sempre há espaço para esse tipo de ação.

É importante que você consiga usar o inbound marketing como uma plataforma de impulsionamento para estas promoções, conseguindo atingir um potencial muito maior de comunicação para, por exemplo, o escritório de assessoria contábil como um todo.

6 – Site empresarial

Em um mundo cada vez mais conectado, muitos empresários não vêem a importância de criar um site institucional para a empresa. Esse é um dos maiores equívocos do mercado atualmente em termos de decisões de gestão.

Um site empresarial permite que você aplique todas as informações relevantes para a empresa em um único lugar, um espaço na internet para chamar de seu. Aqui, não há limitações impostas por outras plataformas, como limite de caracteres ou de tipo de mídia.

Por conta disso, este ainda é um dos maiores recursos para suas estratégias de inbound marketing.

7 – Redes sociais

As redes sociais são plataformas de engajamento que atraem todos os dias milhões de usuários buscando interação com outras pessoas e com empresas. Trata-se de um dos ambientes virtuais mais requisitados do mercado atualmente.

De todo o tempo que um usuário passa conectado, a maior parte dele é em uma destas plataformas. Por isso, elas se tornam fundamentais para otimizar os resultados de uma empresa de automação comercial, bem como de qualquer outro ramo.

8 – E-mail marketing

As listas de e-mail são uma fonte importante de relacionamento com o consumidor, em grande parte por serem um canal direto de comunicação. Por isso, criar listas de e-mail ainda tem um forte resultado dentro do inbound marketing.

É preciso ter atenção e cuidado na elaboração destes e-mails, entretanto, para evitar o risco de ser considerado spam, ou lixo eletrônico, e perder a oportunidade de se comunicar melhor com seus clientes.

9 – Indicações

O boca a boca ainda é um forte elemento em uma estratégia de marketing, e ele pode ser aplicado muito efetivamente em uma estratégia de inbound marketing. Através de um projeto de indicações, você consegue aumentar consideravelmente seus números.

É preciso ter em mente, entretanto, que esse tipo de resultado depende muito do seu relacionamento com os clientes já existentes.

Ao criar uma experiência satisfatória para seus consumidores, e ampliar o potencial de relacionamento oferecendo vantagens por indicações, você acaba criando uma estrutura com potencial de viralização.

Um conteúdo viral é aquele que, como um vírus, se espalha desenfreadamente, o que acontece conforme mais pessoas vão buscando os benefícios de indicar outros para utilizar seus produtos ou serviços.

10 – Parcerias

Nenhuma empresa sobrevive completamente isolada no mercado. Para conseguir otimizar suas ações de marketing, trabalhar com parcerias é muito importante. Você pode estabelecer um bom relacionamento com outras empresas que trabalham em segmentos similares ao seu.

Dessa forma, ambas as companhias se juntam para oferecer uma estrutura de atendimento mais efetiva para o consumidor, gerando novas oportunidades de vendas e trocando experiências, uma vez que os públicos-alvo acabam se misturando.

Além disso, por conseguir dividir os custos de marketing com a empresa parceira, essa modalidade acaba tendo um custo de produção muito abaixo de outras estratégias no mercado.

11 – Eventos

Os eventos são uma excelente maneira de se apresentar no mercado, aproximando-se mais do cliente e apresentando todas as suas possibilidades a um público muito maior. Hoje, tanto eventos presenciais quanto online podem gerar ótimos resultados.

Participar de um evento como palestrante ou convidado também ajuda a fortalecer sua presença como autoridade de um determinado assunto, fazendo mais pessoas procurarem sua empresa em busca das soluções que você consegue apresentar no mercado.

Considerações finais

O Inbound Marketing é um modelo de ação que tem gerado resultados cada vez mais benéficos para as empresas que aplicam esse tipo de ação. Por isso, entender algumas de suas principais estratégias é um ponto fundamental para seus resultados.

Trabalhar com esse tipo de ambiente otimiza suas chances de garantir resultados positivos para sua empresa, entendendo as necessidades do público e se comunicando com ele adequadamente, oferecendo sua empresa como uma solução.

Empresas que conseguem aplicar corretamente estas atividades acabam se tornando muito relevantes no mercado, alcançando posições de liderança.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Menu