O que é inbound marketing

O que é inbound marketing e por que investir nesta estratégia?

O inbound marketing é uma estratégia que utiliza muitas formas de “pull marketing” – marketing de conteúdo, blogs, eventos, SEO, mídias sociais e muito mais, com o intuito de atrair o cliente – para criar reconhecimento da marca e atrair novos negócios.

Ao contrário do outbound marketing, onde os profissionais de marketing tentam encontrar e atingir clientes, o inbound marketing chama a atenção dos clientes e facilita a localização da empresa.

Por que o inbound marketing é uma boa estratégia?

Vivemos em um mundo de abundância de informações e escassez de atenção – e o ritmo da criação de informações está se acelerando, sempre. Segundo pesquisa, estamos somando mais de quatro milhões de horas de conteúdo no Youtube, mais de 67 bilhões de posts no Instagram, mais de 682 bilhões de tweets… Por dia!

Então podemos perceber que, atualmente, os compradores têm mais poder: a web fornece gratificação instantânea de informações. Eles podem acessar especificações detalhadas, preços e análises sobre produtos e serviços o tempo todo. Enquanto isso, as mídias sociais os incentivam a compartilhar e comparar, enquanto os dispositivos móveis adicionam uma dimensão de onde/quando a todos os aspectos da experiência.

Por esse motivo, as táticas tradicionais de marketing baseadas em “alugar” a atenção que outras pessoas construíram – e interrompem o comprador no processo – estão se tornando cada vez menos eficazes.

Analytics para inbound marketing

É hora do inbound marketing

Pense no outbound marketing como aquela propaganda interminável enquanto você está ansioso pela última parte do filme que está assistindo. Chato, não é? Pois o inbound marketing é o exato oposto: ele oferece ao futuro consumidor a possibilidade de interagir com a marca somente quando ele desejar. Não interrompe o que ele está fazendo. Apenas informa e educa – agregando tanto valor que aquele lead interessado se torna um cliente. Além disso, o inbound ajuda os clientes em potencial a encontrar a empresa nos estágios iniciais do processo de tomada de decisão, levando a uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra.

Por que você precisa do inbound marketing para sobreviver

O inbound marketing oferece inúmeros benefícios. Quando utilizado de forma eficaz, pode:

  • Definir uma preferência de marca e influenciar compras futuras;
  • Gerar compartilhamentos de mídia social e preciosos links em sites parceiros – o que ajudará e muito em sua estratégia de SEO;
  • Fazer com que os clientes se sintam valorizados;
  • Aumentar o conhecimento da marca;
  • Permitir que os clientes se envolvam com sua marca no ponto de necessidade, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Gerar leads qualificados por menos dinheiro (quando comparados ao marketing tradicional).

Diferentemente das iniciativas de marketing tradicionais, os esforços de entrada se desenvolvem com o tempo. Por exemplo, um conteúdo sólido oferece muitos benefícios imediatos e de longo prazo. Ele chama a atenção da sua empresa quando lançado e continuará a fornecer recursos a seus clientes enquanto permanecer no site. À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego de entrada via otimização de mecanismo de busca (SEO), compartilhamentos sociais e boca a boca.

A chave do inbound é criar uma estratégia de conteúdos adaptada às suas personas e ao estágio do ciclo de compra em que elas estão. Ao fazer isso, você fornece um conteúdo valioso voltado diretamente para esse visitante específico. Isso ajuda a movê-los para o ciclo de compras, responder às suas objeções e criar confiança na marca. Todos esses fatores resultam em vendas em um menor espaço de tempo, leads mais qualificados e uma venda mais fácil para sua equipe.

O que contribui para uma campanha bem-sucedida de inbound

Não existe uma fórmula única de inbound marketing que funcione bem por si só. Não podemos segmentar suas estratégias por categorias, como se cada parte da ação fosse algo independente. Por exemplo: SEO faz parte da estratégia de inbound; mas o SEO, sozinho, sem outros conteúdos interessantes no website, não irá funcionar. Ou então, ter um ótimo SEO, ótimo conteúdo, mas não ter um processo de geração de leads: também não funciona.

Por isso, é importante pensar e planejar o todo. As campanhas de inbound marketing mais bem-sucedidas incorporam todos ou boa parte dos seguintes elementos:

SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é parte integrante do inbound marketing eficaz. O uso de uma análise eficaz de palavras-chave, o design do site bem estruturado e outras “melhores práticas” de SEO para lançar sua empresa no topo dos resultados de pesquisa garantirão que seu conteúdo seja visto pelo público certo e traga os leads certos.

SEO: estratégia de inbound

Blog

De longe, a forma mais comum de inbound marketing, os blogs podem desempenhar um papel poderoso na geração de tráfego e na geração de leads.

Mídia social

Com 67% dos adultos on-line usando as mídias sociais para compartilhar informações, você não pode negligenciar comunidades on-line amplamente populares, como Facebook, Twitter e Pinterest.

Eventos ao vivo

Leve o inbound marketing para o próximo nível com webinars on-line e eventos ao vivo.

E há muito mais: vídeos, white papers, eBooks, boletins informativos, oratória … Qualquer oportunidade de compartilhar conteúdo valioso é uma oportunidade de praticar o inbound marketing.

Como dar o start em seu inbound marketing

Quando se trata de inbound marketing, quanto mais você investe, maior é o seu retorno. E aqui não estamos falando de investimento em publicidade, e sim em investir tempo, planejamento e trabalho duro. Criar conteúdo matador é muito mais sobre cérebro e comprometimento do que orçamento.

Veja como começar:

  1. Identifique seu público-alvo e aprenda tudo o que puder sobre ele. Você não pode escrever conteúdo para informar seus clientes até saber o que faz seu público-alvo.
  2. Determine sua história única e atraente. Por que seu público deveria ouvi-lo?
  3. Escolha suas plataformas de entrega. Você vai blogar? Tweetar? Usar o Facebook? Pinterest?
  4. Crie e execute seu calendário de conteúdo.

É importante criar uma programação que produza consistentemente conteúdo novo e relevante para continuar a envolver seu público. Lembre-se de que seu tema deve se concentrar nos problemas dos clientes, não nos seus negócios.

Lembre-se de focarem conteúdos de alta qualidade – não apenas em postar “algum” conteúdo. O conteúdo certo, que educa e agrega valor ao seu público, será compartilhado, aumentando seu alcance, conscientização, confiança e leads; Já o conteúdo errado o fará perder seguidores e prejudicará sua reputação.

E não se esqueça de reservar um tempo para a análise semanalmente. Esta etapa ajudará você a entender a eficácia de seus esforços de marketing de entrada e como eles podem ser aprimorados.

Faça a automação de marketing trabalhar por você

O conteúdo inicial do inbound marketing não pode ser considerado o único meio de gerar negócios. Para obter uma abordagem equilibrada, é necessário combinar esforços com atividades de saída, como nutrição de leads, pontuação de leads e outros componentes da automação de marketing.

A automação de marketing torna possível estratégias para converter fãs e seguidores em leads e clientes, interagindo com eles de forma automática. A automação consegue isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos para comprar (na maioria das vezes por meio de campanhas de e-mail direcionadas). A automação também aprimora seus esforços de entrada, ajudando a separar leads legítimos dos não tão legítimos. Além disso, a conexão da automação de marketing ao seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) garante que nenhum de seus leads seja perdido no processo.

Automação de marketing

Aprenda a quantificar o seu sucesso

Ao avaliar o sucesso de seus esforços de inbound marketing, há uma infinidade de métricas para você escolher. Se você decidir analisar as classificações de SEO, os links de entrada ou o número de artigos publicados, certamente obterá algumas dicas sobre o desempenho de suas campanhas.

No entanto, não se apegue a basear suas decisões apenas nas atividades de marketing. Por exemplo, ter 5.000 seguidores no Twitter pode parecer impressionante, mas esse número não oferece muitas informações em termos de resultados reais dos negócios. Em vez disso, você deve procurar métricas financeiras que mostrem como o marketing ajuda sua empresa a gerar mais lucros e crescimento mais rápido quando comparada aos concorrentes.

Uma dessas métricas valiosas é o tráfego orgânico, que envolve pessoas que encontram seu site por outros meios que não digitando seu URL ou pesquisando seu nome de marca. Então, digamos que você seja uma empresa de recursos humanos e um possível cliente digite “soluções de recursos humanos” em uma pesquisa no Google. Se o nome da sua empresa aparecer nos resultados, você se beneficiou de uma pesquisa orgânica bem-sucedida. O rastreamento de quanto desse tráfego se converte em leads fornecerá uma ideia de como você pode precisar ajustar suas estratégias de marketing. Indo um passo adiante, você deve acompanhar as tendências (não apenas os números concretos) para poder ver com que rapidez sua presença online está melhorando. Algumas soluções de automação de marketing têm esse tipo de funcionalidade útil integrada.

Conclusão: inbound marketing é uma ótima estratégia para o seu negócio

Em nossa sociedade cada vez mais acelerada, em que a Internet e as redes sociais moldam nossas decisões diárias, os clientes estão expostos a mais informações do que nunca. Esse fenômeno não apenas os torna mais instruídos, mas também está causando uma mudança nos comportamentos de compra. Como resultado, os esforços de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudança.

As empresas de hoje estão percebendo que os esforços outbound por si só não são suficientes para gerar lucros. Em vez disso, é necessário utilizar técnicas de inbound marketing para atrair mais leads e promover uma melhor preferência da marca. Para ter sucesso no inbound marketing, as empresas precisam introduzir uma abordagem disciplinada da criação de conteúdo, introduzir ferramentas de automação de marketing que possam ajudá-los a nutrir e pontuar leads e otimizar como esses leads fluem pelo pipeline de vendas.

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