5 coisas que você precisa saber antes de contratar um designer

5 coisas que você precisa saber antes de contratar um designer

Na hora de contratar um designer gráfico é importante tomar alguns cuidados para que a gestão da sua marca seja um sucesso.

Muito mais que criaram uma representação gráfica para o seu negócio, este profissional é capaz de entender as suas necessidades, a visão e os objetivos da sua marca e assim representá-la de forma impactante.

A construção de uma marca é uma etapa muito importante e vai além apenas o desenho é preciso que ela seja a parte integrante da identidade visual da sua empresa

Sendo assim, o melhor a se fazer é contratar um design especializado na criação de marca para que a sua representação seja feita de forma eficiente e a sua empresa se destaque diante do mercado.

Veja abaixo cinco coisas que você precisa saber antes de contratar um design e evite falhas tão comuns mas que podem levar a desperdício de tempo e dinheiro

Contratar um designer: veja 5 coisas que você precisa saber

megaphone, speaker, speak

1. A criação do seu logotipo é uma etapa de extrema importância

São inúmeras as empresas cujas marcas são reconhecidas com muita facilidade devido ao seu designer.

Esse reconhecimento é possível graças à construção de um desenho gráfico que representa bem aquele negócio.

Sua empresa também pode ser reconhecida por meio do logotipo desde que ele seja construído por um profissional devidamente habilitado e experiente.

Se você quer se posicionar no mercado de uma forma que a sua marca se destaque dos concorrentes, é preciso contratar um designer para que ele elabore o desenho.

No entanto, é importante lembrar que o trabalho de um designer não se resume apenas em fazer um desenho bem elaborado.

Esse profissional, quando devidamente habilitado, usa conteúdos como a semiótica, psicologia das cores e informações importantes relacionadas ao seu negócio.

2. Sua comunicação será muito mais eficaz

A comunicação de uma empresa não se restringe apenas a campanhas publicitárias para a divulgação de venda de produtos ou serviços.

Sendo assim, a marca desempenha um papel fundamental para uma comunicação eficiente e que realmente alcance os potenciais clientes.

Além disso, ao contratar um designer para elaborar a sua marca, a sua empresa poderá ser vista tanto por potenciais clientes, concorrentes e o mercado de uma forma geral como uma empresa séria.

A imagem corporativa do seu negócio diante das redes sociais será trabalhada de uma forma profissional transmitindo a imagem com seriedade, comprometimento e responsabilidade com seus seguidores.

Ao criar uma marca você poderá trabalhar sua presença digital ou física com uma empresa que sabe onde está e onde quer chegar

Outro grande benefício dentro de uma comunicação efetiva é que as dependências onde as atividades da sua empresa são desempenhadas poderão ser ambientadas, ou seja, será possível trabalhar a identidade visual da sua marca no espaço físico.

Essa iniciativa contribui para que os colaboradores se engajem com a marca, ao mesmo tempo que permite um ambiente mais organizado, clean e uma comunicação interna personalizada e eficaz.

3. Sua marca será destaque no mercado

lens, camera, colorful

Se você tem um negócio ou está começando uma nova atividade, certamente quer vender mais do que seus concorrentes.

Dessa forma, é importante contratar um designer para a criação de sua marca e para elaboração de toda a identidade visual do seu negócio.

A criação de materiais personalizados profissionais e que realmente estejam alinhados ao objetivo do seu negócio, permite que a sua empresa se destaque diante da concorrência.

Quanto mais alinhada for a identidade visual às peças criadas e a campanha para divulgação da sua marca melhor ela será vista diante do mercado.

4. Você terá maior lucratividade

business, working, office

Certamente, você já ouviu falar de alguém que queria ter uma marca mas que preferiu não contratar um designer profissional para evitar custos.

No entanto, é comum que essa mesma pessoa mais tarde se arrependa da suposta economia que fez devido à marca que foi produzida.

Uma marca bem criada, um negócio bem administrado e uma identidade visual alinhada a valores importantes, tais como pontualidade, qualidade do serviço e bom atendimento ao cliente trará como resultado maior lucratividade para o seu negócio

Portanto, contratar os serviços de um designer nunca será desperdício de tempo e dinheiro.

Pelo contrário, você terá segurança de ter em mãos uma marca bem feita e uma identidade visual completa para trabalhar com o marketing digital ou impresso.

5. Contratar um designer agrega valor ao seu negócio

Ao contratar um designer para elaborar a marca da sua empresa, você terá um negócio com muito mais valor e credibilidade.

Além disso, ele vai se sentir atraído por um símbolo bonito e bem trabalhado, ou seja, será muito mais fácil marcar presença na lista de marcas preferidas pelo usuário.

Outra grande vantagem de contratar um designer para criação da sua marca e demais materiais para suas campanhas publicitárias e redes sociais é ter a certeza de que a sua identidade visual será respeitada.

Ademais, por estar por dentro de todas as novidades e tendências na criação de marca, uso de cores e elementos na elaboração de material, o designer vai entregar sugestão de peças modernas e atraentes.

Ou seja, será muito mais fácil criar planos estratégicos de comunicação para atrair o seu público e levá-lo a uma decisão favorável de compra do seu produto ou serviço.

Será que todas as empresas precisam contratar um designer?

startup, business, people

Como observamos ao decorrer do conteúdo, o papel de um designer é de suma importância para o desenvolvimento de uma marca ou empresa. Além de cuidar de toda a representação gráfica, esse profissional trabalha com a comunicação visual da empresa para o cliente.

Por isso, é fato dizer que o papel do designer é de grande importância assim como todo o seu conhecimento. Afinal, muitas das vezes o seu cliente pode se sentir cativado por uma imagem, sua embalagem ou até mesmo um post.

Quando isso acontece gera uma maior curiosidade no público de conhecer um pouco mais sobre a marca. Por isso, após entender o que você precisa saber antes de contratar um designer, vamos adentrar um pouco mais.

Diferença entre um designer gráfico e web designer

Outra informação que você precisa saber antes de contar um designer gráfico é qual a diferença entre o designer gráfico e o web designer. Afinal, apesar de se assemelham em sua carreira, são profissionais que seguem caminhos distintos no mercado e atendem a diferentes demandas.

Qual a atuação de um designer gráfico

monitor, binary, binary system

O designer gráfico é um profissional a qual a sua formação e atuação é baseada na criação de materiais para apresentação de marcas, produtos ou empresas. No entanto, seus trabalhos são voltados para todos os materiais que serão impressos.

Sua jornada de trabalho também requer muita criatividade e tende a oferecer grandes benefícios para sua empresa. Afinal ele trabalha com diferentes formatos de materiais, tipos de papel para impressão e uma grande variedade de cores.

Seus projetos se destacam por um alto padrão de qualidade na imagem, ou seja, resolução. Ademais, podem ser usados para impressão em diversos tamanhos sem se preocupar com a perda da qualidade.

Por fim, os principais projetos de um designer gráfico são:

  • Banners;
  • Folders;
  • Folhetos;
  • Catálogos;
  • Diagramação de livros;
  • Embalagens;
  • Papelaria no geral (pastas, cartão de visita e etc).

E o web designer, o que faz?

web banner, green, red

O pensamento do web designer não é gráfico como o profissional que falamos anteriormente. Por ser um profissional da web, seus projetos estão focados na programação do site, especificamente nas áreas de layout, criatividade para atrair o cliente e navegabilidade.

Contratar um designer especialista em web também oferece diversas vantagens a uma empresa. Nessa área, caso erros aconteçam, o mundo digital entrega mais facilidade para resolver.

Na grande maioria das vezes esse profissional também cuida de outras áreas que necessitam de design na empresa. No entanto, seu principal foco está no desenvolvimento de sites, campanhas e até mesmo aplicativos.

Uma curiosidade interessante para você que está cogitando contratar um designer, é que esse profissional é que ele pode trabalhar com os posts das redes sociais da sua marca. Além disso, pode criar os banners para site, YouTube e até mesmo diagramar E-books.

Sua empresa deve contratar um designer gráfico?

home office, person, work

Mesmo diante de todas as informações destacadas anteriormente e as vantagens que apresentamos que uma empresa adquire ao contratar um designer, é comum que muitas ainda não entendam a importância do profissional.

Tudo bem, isso é algo comum já que na correria do dia a dia e com todas as atividades em andamento nem sempre pensamos na importância desse profissional para a imagem da empresa.

Por isso, a seguir separamos as principais vertentes que ele atua dentro da sua organização no dia a dia. Quer saber mais?

Experts em logotipo

Como destacamos, a criação de logotipo é um dos principais serviços que fazem com que as empresas lembrem da existência de um designer. O que responde esse ponto é que ele é o profissional ideal e esse é um serviço que está nos mais importante de sua lista.

Um logotipo é a assinatura de sua empresa e um bom profissional pode fazer com que ela seja lembrada só pela fonte utilizada em uma postagem.

Sua imagem como corporação

A imagem de uma empresa seja nos materiais de papelaria, nas postagens para internet ou até mesmo em materiais de apresentação para os seus clientes é de grande importância. Afinal, tudo que é comunicação também é imagem e seus leads e clientes tendem a se sentir impactados por todos os materiais criados pelo designer gráfico.

Costumo dizer que quando uma empresa nasce, a criação da sua reputação deve nascer com o desejo de crescer ainda mais no mercado. Portanto, seja uma autonomia digital ou física, a parte gráfica da marca é uma das principais.

Além de passar a mensagem para o seu público, ela descreve claramente quem é a sua empresa e qual o conceito por trás dela.

Comunicação da sua empresa

email, newsletter, email marketing

Muitos profissionais levam a fala de que “o Design”, essa frase é praticamente uma releitura do famoso ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Muitas vezes um designer consegue manter a comunicação com simples imagens.

A imagem é responsável por capturar, olhar e construir uma comunicação. Por isso, contratar um designer é de suma importância para a comunicação interna e externa de uma empresa. Essa necessidade fica ainda mais clara em campanhas publicitárias e lançamentos de produtos.

Como contratar um designer?

job, interview, handshake

O mercado de trabalho passou pro grandes mudanças, principalmente para quem presta serviços. Sendo assim, a maioria dos profissionais até mesmo designers optam por trabalhar com freelancers, ou seja, prestadores de serviços.

Essa é uma opção ideal para empresas que não possuem demandas altas na produção de materiais. Afinal, pagando por serviço, muitas vezes pode sair bem mais viável quando as finanças estão baixas para investir em um CLT.

Para empresas que desejam ter um designer fixo, uma ótima opção é abrir uma vaga para profissional como CLT. No entanto, independentemente da forma de contrato, é importante que você empreendedor prefira uma pessoa qualificada para ocupar o posto.

Sendo assim, a sua empresa ao contratar um designer terá ótimos benefícios em sua comunicação e apresentação da imagem.

Conclusão

Todo investimento feito na contratação de um designer para criar sua marca e toda a papelaria da sua empresa será revertido em forma de credibilidade e lucratividade para o seu negócio.

Portanto, agora você já sabe que ao contratar um designer  sua marca será muito mais valorizada e respeitada pelo público de uma maneira geral.

Sem falar que o posicionamento diante dos concorrentes será melhor, permitindo maior destaque diante do mercado.

Por isso, não abra mão de contratar um profissional habilitado, experiente e que entregue os resultados que você precisa, para que a lucratividade do seu negócio seja maior.

Não deixe de falar sobre seus anseios, expectativas e necessidades para que tanta criação da sua marca como de todo o material gráfico da sua empresa seja feita de acordo com a sua vontade e os seus objetivos mercadológicos.

Por fim, antes de fechar qualquer contrato, analise mais uma vez o nosso conteúdo que apresenta o que você deve saber antes de contratar um designer!

 

Menu