O que é buyer persona e a importância nas suas estratégias

O Que É Buyer Persona E A Importância Nas Suas Estratégias

No ramo do marketing digital, a buyer persona é um dos conceitos mais fundamentais. Afinal, ele dá possibilidades para determinar o perfil dos clientes e, com isso, basear as estratégias de atendimento, vendas e marketing.

Também chamada de persona, a prática influencia em todos os estágios das vendas online, como:

  • Captação de leads;
  • Atendimento;
  • Vendas;
  •  Resolução de problemas.

A persona é um tipo de desdobramento do público-alvo tradicional. As especificações do meio virtual demandam ações mais assertivas.

Acompanhe este texto para entender o que é persona, como ela se diferencia do público-alvo, os benefícios e estratégias e como criar uma para a sua empresa.

O que é persona?

Persona é um conceito que nasceu graças ao crescimento do marketing digital nos últimos anos. 

Com a popularização da Internet como meio de consumo, marcas de todos os segmentos tiveram que se adaptar a uma nova realidade. 

O aumento das ofertas e da concorrência no mercado fez com que o público-alvo não fosse mais suficiente para implementar estratégias de marketing realmente eficazes. 

Daí nasce a persona, um perfil fictício do cliente ideal de uma empresa. O grande diferencial é o uso de informações subjetivas e mais completas para construir esse perfil. 

Isso porque, enquanto o público-alvo se limita a dados demográficos e socioeconômicos, a persona  também inclui ambições, desejos, crenças e dificuldades.

Esse tipo de dado pode ser usado para criar um perfil detalhado do cliente ideal da loja de barreira de segurança

Esse conceito é muito pertinente para criar estratégias de marketing mais segmentadas porque identifica características específicas dos clientes.

É necessário saber como as pessoas pretendem usar o produto ou serviço anunciado para poder atendê-las de forma mais personalizada. 

Além disso, as estratégias de divulgação se beneficiam muito quando associadas à persona. 

Afinal, não é nada vantajoso dedicar recursos a campanhas que não se comunicam diretamente com o tipo de cliente que uma escola de curso de departamento pessoal bh procura.

Entenda as diferenças entre persona e público-alvo

Público-alvo e persona são conceitos semelhantes no objetivo, mas diferentes na abordagem.  

Para deixar essa diferença mais clara, detalharemos cada uma delas a seguir.

Nível de especificidade

O público-alvo é baseado em dados mais gerais, sem muitos detalhes, o que pode ampliar muito a audiência que se pretende alcançar e tornar as publicidades mais caras. 

Por outro lado, a persona é um ingrediente importante para a criação de campanhas de marketing altamente segmentadas.

A ideia do cliente ideal permite que os responsáveis ​​pelo serviço de transportadoras em Ribeirão Preto tenham acesso a aspectos mais específicos do cliente. Conhecer o perfil também ajuda a desenvolver métodos de trabalho mais detalhados e relevantes.  

Profundidade de segmentação 

Pode haver pessoas que não estejam interessadas em seu produto e mesmo assim fazem parte do seu público-alvo.

Isso acontece porque há menos especificidade, além de fatores que as equipes de marketing e vendas não podem controlar. 

No caso da persona essa possibilidade é menor, pois os especialistas utilizam técnicas de storytelling para identificar com mais precisão o tipo de consumidor que vai ser visado.

A partir daí, é possível estabelecer uma relação mais empática com o cliente e, assim, responder melhor às solicitações dele. 

Atendimento diferenciado

Partindo do fato de que a buyer persona é mais específica e o público-alvo mais geral, o atendimento ao cliente dos projetos de compensação ambiental vai se dar de formas diferentes. 

Quando o serviço ou produto divulgado é mais impessoal, aplicar o público-alvo é perfeitamente adequado.

Em geral, quando o produto ou serviço oferecido é mais próximo da vida cotidiana, é melhor usar a persona para trabalhar a divulgação de forma assertiva e segmentada, tendo resultados otimizados.

Conheça as vantagens da persona

Quando a marca conhece todo o comportamento do chamado cliente ideal, o ciclo de atendimento por inteiro é beneficiado.

Leia os tópicos abaixo para entender os benefícios dessa aplicação.

Alcançar os clientes certos

Como já destacamos, ter a persona definida é essencial para uma divulgação bem-sucedida.

O processo de vendas fica melhor, sem atrasos e falhas de comunicação entre as equipes de terceirização de bombeiro civil.  

Os times de vendas, marketing e atendimento devem estar plenamente integrados à persona do seu negócio.

Quanto mais entenderem as necessidades do cliente ideal, melhor será o relacionamento entre os departamentos e, consequentemente, entre o negócio e o cliente.   

Adaptar a linguagem

Falando em relacionamento com clientes, a definição da buyer persona também orienta o tom de voz e a linguagem no atendimento e na criação de conteúdo.  

Ou seja, se a persona de um escritório de  projeto de legalização de imóvel representa um público mais velho, não adianta apostar em uma comunicação muito descontraída ou em redes sociais novas. 

Qualquer contato com os consumidores, seja na entrega de conteúdo, nos anúncios ou no atendimento, exige um tom de voz coerente com o perfil deles e nos canais que eles utilizam.   

Escolher os canais de comunicação

Muitas pessoas têm um canal de comunicação preferido para conversar com empresas ou simplesmente consumir conteúdo.

Seja qual for o comportamento observado, é fundamental saber em qual canal a sua persona está mais presente.

Aliás, isso tem tudo a ver com a prática de atendimento omnichannel, que visa fortalecer a relação cliente-negócio por meio de estratégias multiplataformas.

Veicular conteúdo relevante 

A persona tem relação direta com o marketing de conteúdo, estratégia baseada na divulgação de conteúdo de valor para os clientes.

Diante de um mercado tão competitivo e constantemente mutável, a clínica que compartilha informações sobre o aparelho de endoscopia preço sai na frente no quesito engajamento.

Se você quer ficar em alta nas redes sociais e na internet como um todo, é essencial investir em marketing de conteúdo.

Quando sintonizado com uma persona bem elaborada, os resultados são bastante expressivos.

Saiba como elaborar a sua persona

Agora que você sabe o quanto uma persona é importante para fazer negócios no mundo digital, deve estar se perguntando como elaborar uma.

Mesmo que possa parecer assustador no início, se você está explorando um nicho de consumo específico, vai ver que é mais simples do que parece.

Para iniciar esse processo, você precisa responder a uma série de perguntas sobre os seus clientes. Se ainda não os tem, vale a pena fazer com seus seguidores nas redes sociais ou visitantes do site/blog.   

Reúna informações

Para entender quem realmente representa a fábrica de piso autonivelante preço, é necessário fazer pesquisas de campo e coletar todo tipo de informação disponível.

Essa é a hora de coletar dados de clientes e usuários que já conhecem a marca e começar a encontrar características em comum.

Se necessário, faça entrevistas com consumidores mais próximos para ter uma visão ainda mais precisa da percepção deles a respeito da marca.

Agora, se você não tem clientes e está começando um negócio do zero, faça uma pesquisa qualitativa e peça opiniões sobre as soluções que você planeja disponibilizar.

Com um plano estratégico e pessoas que você considera ideais, é possível reunir dados importantes para começar a construir a persona.

Analise as informações

Depois de fazer pesquisas de mercado e ouvir potenciais clientes, é hora de organizar as informações obtidas e avaliar o que mais se repete.

Crie tabelas para organizar e relacionar esses dados reunidos ao longo das entrevistas. Isso vai facilitar a avaliação e a compreensão dos dados gerais.

Assim, ter perguntas mais diretas, que não deixam espaço para textos excessivamente longos ou que possam criar confusão na audiência facilita o processo de verificação de dados. 

Construa a persona

Os padrões de comportamento identificados devem ser usados como ponto de partida para a construção efetiva da persona.

Alguns exemplos de áreas que podem ter repetições são nível de educação, profissão, motivos pelos quais as pessoas buscam pela sua empresa e renda.  

Dessa forma, é possível começar a construir uma história de vida listando os hábitos e comportamentos de consumo dessa “pessoa”, ou seja, seu cliente ideal semi fictício. Inclua o nome para que ele realmente represente a empresa oficialmente.

Observe um exemplo de persona a seguir:

Rodolfo, homem de 32 anos, classe média, brasileiro, mora em Campinas, no interior do estado de São Paulo.

Tem formação em publicidade e atua em uma agência especializada em marketing digital. Ele está à procura de cursos profissionalizantes e ferramentas para crescer na carreira.

Gosta de ir a shows e ao cinema. Nos finais de semana, visita museus e vai a casas de shows acompanhado por amigos. 

Considerações finais

Pensar em uma estratégia de marketing a partir de personas ajudará você a se definir melhor para o público.

Assim, você pode entender a dor do cliente e resolver os problemas dele com mais eficiência.

Os resultados desse tipo de estratégia incluem uma melhor experiência do usuário e clientes mais engajados no seu negócio.

Portanto, lembre-se sempre de criar uma persona para que as ações de marketing sejam mais completas e atinjam todos os objetivos.

Com ou sem clientes convertidos, ter a persona é necessário. Então, não deixe de aplicar essa estratégia ao seu negócio daqui para frente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Menu