Principais "tendências do E-commerce" para 2023: fique por dentro

Principais “tendências do E-commerce” para 2023: fique por dentro

Entre as principais tendências do e-commerce, a principal delas será oferecer ao cliente uma experiência de compra satisfatória.

Esse princípio será sempre a base para a construção de boas campanhas de publicidade, retenção ou fidelização e atração de novos clientes.

As pessoas estão cada dia mais conectadas, portanto a sua forma de consumir produtos e serviços deixou de ser algo feito em lojas físicas e migrou para quase a sua totalidade online.

Dados estatísticos demonstram que essa realidade transformou o e-commerce numa grande tendência de mercado e não há possibilidade de regresso.

A revista Exame mostrou que a expectativa para 2023 é que o comércio eletrônico ultrapasse a casa dos 185 bilhões de reais em transações comerciais.

Esse valor é o resultado de mais de 295 milhões de pedidos distribuídos em mais de 87 milhões de compradores.

Portanto, estamos diante de uma realidade promissora para quem deseja trabalhar com o comércio eletrônico.

No entanto, é importante ficar atento às tendências do e-commerce para 2023, adaptar a elas e assim elevar seu negócio a um novo patamar.

Prossiga com a leitura desse artigo e veja algumas tendências que estarão em alta e como você pode adaptar o seu negócio a elas.

O que é um e-commerce?

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Antes de falarmos sobre as principais tendências do e-commerce para 2023, é preciso voltar para o básico do assunto. Afinal, apesar de ser um tema bem comum no nosso blog, estamos recebendo cada vez mais novos leads.

Por isso, entendemos a necessidade de explicar um pouco o que é o e-commerce. Portanto, de modo geral podemos explicar ele como uma plataforma no mundo digital que facilita as relações de compras online e venda com os seus clientes.

A partir do seu e-commerce, seus clientes podem realizar compras online 24h por dia acessando a sua loja virtual a partir de um celular, tablet ou até mesmo computador. No entanto, não confunda o e-commerce com um site pois são coisas diferentes.

O e-commerce apesar de se assemelhar e muito a um site, possui uma apresentação ainda mais interativa, confortável e acima de tudo, segura para que o seu lead ou visitante possa realizar suas compras.

Uma das características mais comuns do e-commerce é a possibilidade de montar carrinhos e ao finalizar a sua compra optar por pagar em diferentes métodos de pagamento. Por fim, após a compra o cliente tende a receber mensagens automáticas no e-mail sobre atualizações da entrega do seu pedido.

Qual a importância das tendências do e-commerce?

Com a chegada da pandemia, o mercado de e-commerce disparou não só no Brasil como em todo o mundo. Desde então, a busca pela inovação tem sido um dos principais critérios para entregar uma plataforma de vendas seguras e atualizada para os consumidores de compras online.

As métricas são critérios que ajudam no processo de venda, auxilia nas tomadas de decisões do seu e-commerce e principalmente potencializa uma boa experiência para seus clientes na jornada de compra.

Afinal, o e-commerce está altamente competitivo assim como as lojas físicas. No entanto, destacam- se os vendedores e lojas virtuais que utilizam as tendências ao seu favor trazendo inovação, conforto e segurança nas vendas.

Portanto, uma das melhores formas de alcançar o melhor impulsionamento de vendas, que é o foco de qualquer empreendedor, é investindo nessas métricas e tendências. A partir daí é possível driblar os principais desafios como fidelização de clientes, instabilidade econômica e concorrência acirrada.

No entanto, cabe uma observação quanto às principais tendências para o e-commerce. Como esse é um mercado online, as tendências tendem a variar conforme muda o comportamento de compra dos usuários online. Por isso, é importante estar atento às listas mais atualizadas a cada ano.

5  tendências de e-commerce que você não pode se esquecer

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Como destacamos anteriormente, é importante estar atualizado nas tendências anuais. Por isso, a partir de uma pesquisa profunda, separamos as principais tendências do e-commerce para 2023.

Essas tendências foram elencadas a partir dos resultados das principais plataformas de venda e principalmente das necessidades dos usuários online. Se você deseja destacar o seu e-commerce ainda esse ano, acompanhe a breve lista e saiba como impulsionar suas vendas.

1. Valorizar a experiência do cliente 

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Muito mais que prestar um atendimento de qualidade ao cliente, é preciso se preocupar com sua experiência durante todo o processo de compra online.

Isso inclui a pré-venda, a venda e o pós-venda. O cliente precisa estar satisfeito com a aquisição que ele fez e se relacionar bem com uma marca.

Essa é uma forma de aumentar as possibilidades de fidelização.

Além disso, uma das preocupações para os empreendedores do e-commerce que querem ficar por dentro das principais tendências é buscar alternativas para conhecer o público.

Quanto mais personalizadas forem as ofertas, maiores serão as chances de efetivação de compra.

No entanto, para oferecer propostas personalizadas é importante conhecer o público, seus hábitos de vida, de compra, sua faixa de renda, entre outras informações.

Ademais, é importante saber qual o tipo de abordagem seus concorrentes diretos estão usando para alcançar os potenciais compradores e partir disso, elaborar estratégias para se destacar.

Não se pode esquecer de forma alguma sobre as perspectivas de mercado, Ou seja, como estará a atuação do seu e-commerce em um futuro bem próximo.
A inovação requer planejamento estratégico para construir ações assertivas e realmente contribuem para um posicionamento de sucesso.

Não podemos esquecer que oferecer uma plataforma de compra intuitiva, com carregamento rápido das informações e facilidade para efetivação das compras também são iniciativas que não podem ser esquecidas para proporcionar ao cliente uma experiência satisfatória.

As pessoas estão em busca de facilidade e praticidade para o seu dia a dia, por isso, o comércio eletrônico tem crescido.

Pois, as compras de produtos e serviços podem ser feitas a partir de uma plataforma digital em qualquer lugar que o comprador esteja, basta apenas estar conectado à internet.

Sendo assim, não deixe que ele tenha uma experiência desagradável, pois a concorrência está há apenas um clique de distância.

Lembre-se que o crescimento e a popularização do e-commerce se deu pelo fato de que as pessoas não querem esperar tempo na fila, portanto, ofereça uma experiência eficiente, prática e rápida.

2. Serviço de assinatura

Pensando na experiência do cliente, uma forte tendência do e-commerce para 2023 são os serviços por assinatura.

Essa modalidade permite que a experiência do usuário seja ainda mais personalizada. Sem falar que a compra recorrente será uma realidade, aumentando assim os lucros.

O serviço de assinatura tem ganhado cada dia mais o gosto dos clientes uma vez que permite que eles tenham maior comodidade para receber em casa produtos ou serviços de acordo com o valor pago.

Além disso, o serviço de assinatura permite que o cliente receba sua compra de acordo com o seu gosto e no endereço de sua preferência.

No entanto, é possível receber produtos específicos pré-determinados ou box que contenham diferentes sugestões de acordo com as informações que o próprio cliente disponibilizou.

3. Marketing de influência

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No Brasil, o marketing de influência é uma das estratégias mais eficazes para os empreendedores do e-commerce.

Essa é a realidade é confirmada pelo fato de que mais de 71% dos brasileiros são seguidores de algum criador de conteúdo digital.

Desse total,  58% admite que já comprou algo por terem sido influenciados pelos criadores de conteúdos digitais.

Por outro lado, os comerciantes admitem que, optar por divulgar os seus produtos por meio de influenciadores digitais contribui para maior engajamento com a marca e consequentemente um aumento significativo do número de vendas.

Sendo assim, uma das fortes tendências do e-commerce para 2023 é investir no Marketing de influência.

Essa alternativa está sendo considerada além de eficaz, como uma das mais econômicas. Visto que o valor investido para captação de novos clientes é inferior a outras estratégias, tais como o tráfego pago.

Ou seja, é uma forma de competir diretamente com a mídia paga,  mas obtendo resultados extraordinários por um custo muito menor.

4. Comércio de Info produtos

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Uma das grandes tendências do e-commerce para 2023 é o crescimento da oferta de infoprodutos.

São produtos desenvolvidos para colaborar com o aprendizado e o crescimento pessoal e profissional nas mais diferentes áreas.

Os infoprodutos podem ser encontrados em formato de cursos online, e-books,  webinários, mentoria, treinamento, entre outros.

É importante ressaltar que os infoprodutos são desenvolvidos especialmente com conteúdo educacional para os mais diferentes segmentos.

É uma opção vantajosa de comércio, pois com apenas uma produção é possível que o seu criador faça uma enorme quantidade de vendas.

Portanto, estamos falando de algo que pode trazer alta lucratividade, por um custo muito menor quando comparado às produções tradicionais de cursos presenciais.

Para potencializar os ganhos, os infoprodutos podem ser vendidos por afiliados em plataformas específicas para este tipo de atividade.

Mas nada impede que você mesmo seja o vendedor do seu produto usando estratégias de marketing digital eficazes que contribuam para que a sua oferta chegue até os seus potenciais clientes.

Vantagens das tendências para o e-commerce em 2023

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Como já destacamos ao decorrer do conteúdo, as tendências para o e-commerce em 2023 são baseadas na pós-pandemia do COVID-19.

Além disso, esse é um mercado que oferece oportunidade para todos, pois por mais que a competitividade seja alta, sempre tem um espaço para oportunidade de vendas.

Sendo assim, empreendedores que investem no e-commerce e acompanham as principais tendências das vendas online anualmente tendem a alcançar alguns objetivos. A seguir, separamos os principais deles.

1- Aumento das vendas 

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Adquirir um produto sem sair de casa possibilita aos consumidores um conforto maior e até mesmo uma economia na maioria das vezes.

Vale destacar que as vendas onlines já existiam antes da pandemia, no entanto dispararam nos últimos 3 anos.

Desde então, tivemos uma mudança brusca no comportamento de compra dos usuários online.

Afinal, o isolamento social e comercial foi uma oportunidade para muitos experimentarem as  famosas compras online.

Por outro lado, foi um pontapé inicial para a criação de muitas lojas online ou os chamados e-commerce

Por isso, empreendedores que acompanham as mudanças nos hábitos de compra dos seus potenciais clientes tendem a aumentar suas vendas instantaneamente.

Afinal, é necessário usufruir dos benefícios que a tecnologia oferece e aplicar as suas vendas beneficiando ainda mais o seu público.

2- Eficiência nas vendas

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As tendências para o e-commerce em 2023 aumentam ainda mais a visibilidade e força desse mercado. Apostar nas atualizações constantes da sua loja online é acertar em vendas ainda mais eficientes devido à transformação do mundo digital.

O setor tem se destacado cada vez mais por gerar uma grande fonte de receita para muitas empresas. Como a tecnologia tem dado espaço para empresas se destacarem ainda mais, as possibilidades de análises de tendências facilitam as tomadas de decisões que aumentam a  eficiência nas vendas.

Muitos empreendedores já conseguem criar uma necessidade de compra para os seus visitantes a partir do estudo do seu comportamento de compra.

3- Maior público de clientes

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Digamos que seu e-commerce já entrega resultados satisfatórios, mas você deseja se destacar e vender ainda mais. Acompanhando as principais tendências do e-commerce para 2023 você pode ampliar as suas vendas e aumentar a margem de lucro de forma instantânea.

É claro que nem sempre é possível fazer isso por conta própria e o indicado na maioria das vezes é buscar uma agência especializada no assunto. Afinal, existem algumas estratégias específicas de atração e vendas.

Fidelizar o seu cliente é um investimento de menor custo quando comparado a estratégias de prospecção.

Mas o mais importante é que o e-commerce entrega a oportunidade nas mãos de qualquer empreendedor de aumentar o seu público de clientes.

No entanto, cabe a ele manter sua loja atualizada e principalmente fidelizar aqueles que já fecharam o primeiro ciclo de compra.

Conclusão

Embora tenham outras tendências do e-commerce para 2023, não há como negar que essas são as que mais se destacam.

Portanto, se você quer o sucesso nesse segmento, não se esqueça de ficar atento às principais tendências e reorganizar o seu negócio para que ele esteja à frente da concorrência.

As compras digitais estão em alta e essa realidade será ainda mais intensificada com o passar dos anos.

Visto que há grandes perspectivas do mercado para o aumento considerável do faturamento nessa modalidade de comércio.

Fique pode dentro das novidades e saia na frente da concorrência.

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