O que é Remarketing?

Afinal, O Que é Remarketing?

O remarketing consiste em uma técnica que utiliza o envio de e-mails para impulsionar a reativação dos clientes de sua base de dados, com o objetivo de direcioná-los a uma ação.

Em outras palavras, se desenvolve ações de marketing para atrair novamente a atenção de pessoas, que em algum momento já haviam demonstrado interesse.

Situações muito comuns para a utilização desta estratégia são: aviso sobre determinada promoção ou para lembrar o cliente de algum item “esquecido” no carrinho de compra.

Para saber mais sobre o remarketing, suas vantagens e maneiras de colocá-lo em prática, continue conosco a leitura deste post.

Remarketing: como funciona?

Possivelmente você já notou que toda vez que acessa uma página na internet, surge um aviso sobre a presença de cookies, não é mesmo?

Estes cookies são utilizados pelo remarketing para obter informações sobre os usuários, com isso, é possível desenvolver campanhas personalizadas, com base em seus interesses.

Por esse motivo, logo depois que um usuário visita um produto, começa a aparecer para ele outros anúncios relacionados a este item, ou com categorias semelhantes, em plataformas como o Instagram.

Tendo em vista que as ações de remarketing são criadas a partir da segmentação do público, alguns comportamentos podem servir de inspiração, como:

  • Clientes que colocaram produtos na sacola e não efetuaram a compra;
  • Usuários que gastaram mais de 100 reais (ou outro valor definido por você?) em sua loja;
  • Pessoas que visitaram várias páginas do seu site;
  • Público que visitou um item específico em sua loja.

Estes e outros segmentos podem ser criados a partir da relevância que possuem para sua marca.

De tal forma que resultem em listas de remarketing que podem ser usadas para o envio de anúncios para diferentes subgrupos.

Fazer esta distinção é de fundamental importância, pois, o que desperta o interesse de quem abandonou a sacola, pode não ser atraente para quem já finalizou uma compra com você.

Quais as vantagens do Remarketing?

Como já mencionamos, o remarketing visa aumentar as conversões de uma determinada campanha. 

Sua importância já está no fato de que nem todo consumidor realiza a sua compra já na sua fase inicial de pesquisas.

O Google Adwords aponta que esse tipo de comportamento de compra é exercido por apenas 3% dos consumidores online.

Além disso, existem variações maiores como os tipos de vendas que demandam de orçamentos para finalizar a compra. 

Afinal, nesses casos é ainda menor a porcentagem de compra na primeira pesquisa.

Com o remarketing, você relembra o seu visitante da relevância da sua oferta de produto que ele possui interesse. 

Quanto mais for aplicado, ele vai se convencendo até que a compra torna-se relevante para ele e seja firmada com o seu negócio.

A seguir, explicaremos em tópico as principais vantagens e o porquê de cada uma delas.

Melhoria das taxas de conversão

Como já mencionamos, as taxas de conversão é o maior de todos os benefícios, e isso explica o alto investimento em campanhas de remarketing.

Afinal, como o cliente que visitou a sua página e não comprou, será lembrado a todo momento, as chances de venda tornam-se ainda maiores durante a campanha. 

Elaboração de listas de segmentação

Como abordaremos daqui a pouco, o remarketing em plataformas Ads permite que as listas de envio sejam customizadas conforme a origem do usuário ou até mesmo tipo de interação.

A segmentação também pode ser feita a partir da ação, ideal para usar com usuários das plataformas que pesquisam e visitam produtos online. 

Um grande exemplo de extração dessas informações, são carrinhos de compras em sites, adicionados produtos mas a compra não foi finalizada. 

Sendo assim, aqueles produtos entram para a sua lista de preferência como usuário. 

Captação de novos clientes

Assim como o número de consumidores, o número de clientes também aumenta disparadamente quando a campanha de remarketing é bem aplicada. 

Além disso, em relação aos consumidores, podem ser aproveitados para uma futura campanha já que tiveram o seu primeiro contato com a empresa.

Elaboração de campanhas com maior praticidade

Como o remarketing é aplicado em plataformas Ads, os anúncios para o engajamento do seu público dispensam investimento financeiro em mudanças. 

Afinal, as próprias plataformas oferecem ferramentas prontas e layouts para a construção da sua campanha. 

Sendo assim, além da praticidade você otimiza o tempo de trabalho aumentando a qualidade simultaneamente. 

Otimização de custos

Quando comparado a uma campanha Ads comum, percebemos que as campanhas de remarketing trazem diversos benefícios. 

Além disso, é uma grande oportunidade para que se faça um menor investimento com aumento de conversões.

Afinal, você pode economizar cerca de 50% nos custos por clique ou apenas automatizar os seus lances. 

Por que utilizar o remarketing como uma estratégia de marketing digital?

Como já foi dito, o remarketing tem como finalidade fazer com que uma marca volte à memória de usuários que já tiveram alguma interação em outras situações.

Quando uma loja volta para o campo de visão do usuário, as chances de sua fidelização a uma marca são muito maiores.

Não há dúvidas que fidelizar clientes que já existem é mais fácil do que conquistar novos.

Da mesma forma, essa facilidade pode ser percebida na hora de converter pessoas que já manifestaram desejo por produtos de sua loja.

Isso porque, de acordo com as estatísticas, raramente um consumidor irá efetuar uma compra com apenas uma visita à determinada página.

A complexidade da jornada de compra do consumidor online é ainda maior do que aquele que opta pela loja física.

Por isso, antes de finalizar uma compra, esse usuário vai precisar de um maior número de contato com a marca.

Vale ressaltar ainda que, dependendo do estágio em que o consumidor se encontra no funil de vendas (clientes, leads, oportunidades, visitantes), é escolhida uma estratégia de marketing diferente.

Nesse ínterim, o remarketing pode ser a alternativa ideal para alterar o status de uma pessoa de visitante para cliente.

Enfim, por permitir um maior número de exibições, o remarketing pode ajudá-lo a alcançar públicos em diferentes estágios do funil de vendas.

Aumentando de forma significativa as chances do consumidor efetuar sua compra.

Quais os principais tipos de interação de remarketing?

Para muitos empreendedores do segmento de e-commerce, o remarketing é uma novidade para promover seus produtos.

Portanto, listamos abaixo alguns cenários em que essa estratégia pode ser utilizada:

Quando os usuários abandonam sua página de vendas

Existem fatores que contribuem para que os consumidores abandonem sua página de vendas, como:

  • Fase inapropriada para o pagamento;
  • Vontade de pensar mais antes de efetuar uma compra;
  • Não possuir interesse pelo produto.

Diante dessas situações, você pode fazer anúncios para relembrar estes consumidores sobre as ofertas, utilizando os seguintes recursos: oferta de bônus ou promovendo as qualidades de um produto.

Atrair mais uma vez consumidores para seu site

Você já notou que muitos usuários já acessaram seu site para ler um conteúdo específico, mas esse contato não passou dessa simples visita?

Pois bem, você pode usar o remarketing para atrair leitores do topo do funil de vendas para materiais que oferecem maiores chances de conversão.

Por exemplo, se você tem um blog de consultoria de imagem e quer vender um curso de Colorimetria, pode investir em temas pertinentes ao nível de conhecimento do usuário.

No momento de um lançamento em que você não quer depender apenas do envio de e-mails

A estratégia de lançamento é uma das mais eficazes para a venda de produtos digitais, já que as pessoas precisam esperar a data definida para realizar sua compra.

Para aumentar ainda mais essa expectativa dos consumidores, é possível enviar anúncios para a lista de interessados, por meio de e-mails.

Além dos e-mails, outra forma de impactar seus leads é promover o remarketing em redes sociais e demais sites que fazem uso desta técnica.

Para vender um segundo produto para seus clientes

Mais fácil que conquistar um novo comprador, é vender para usuários que já tiveram uma experiência de compra anterior com você.

Com base nisso, para aumentar a média de gastos dos seus clientes, a melhor opção é desenvolver anúncios de outros itens, utilizando para isso, o remarketing.

Como desenvolver o remarketing?

Para a criação de uma estratégia de remarketing eficiente, é imprescindível seguir os seguintes passos:

1 – Definição do público alvo

A princípio, é necessário fazer a delimitação da sua audiência, conforme os tipos de segmentação determinados pela marca.

Para te auxiliar nessa tarefa, você pode usar plataformas, como o Google ADS, que são excelentes alternativas para gerenciar públicos-alvo.

2 – Elaboração de uma campanha para cada segmento

Depois de criar as listas de remarketing, basta decidir qual tipo de anúncio será direcionado para cada uma delas.

A personalização que estas listas permitem para o envio dos anúncios que as pessoas irão receber, é fundamental para o sucesso dessa técnica.

3 – Criação de listas negativas

Assim como é preciso criar as listas das pessoas que irão receber seus anúncios, é imprescindível listar os prospects que não devem recebê-los.

Dessa forma, você não perderá tempo nem dinheiro, enviando materiais para grupos que não demonstram interesse em seus produtos.

Além disso, ao invés de prestar um serviço, você pode ser tachado de inconveniente por perturbar esse tipo de cliente.

4 Definir landing pages

Quando um cliente clica em um anúncio, uma página se abre automaticamente, é a landing page.

Então, esses recursos devem ser tão atrativos quanto os próprios anúncios, para que não corra o risco de perder o interesse que os clientes demonstraram ao darem o primeiro clique.

5 Determinar o número de impressões

Nada de ansiedade para começar a enviar os anúncios para as listas de remarketing! Antes disso é preciso definir quantas vezes serão exibidos para cada uma.

Essa medida é importante para que esta estratégia não tenha o resultado contrário, já que o envio excessivo de anúncios pode incomodar e acabar afastando o usuário da oportunidade de venda.

Enfim, tenha parcimônia nessa hora! Dessa forma, sua campanha de remarketing não se tornará invasiva, mas sim, atrativa aos olhos dos usuários.

Aplicação na campanha 

Quando finalizado o planejamento do seu remarketing, alguns pontos são necessários para alinhar a ideia entre a empresa e o usuário em relação à decisão de compra.

Afinal, entre o primeiro contato e a ação de veda existem alguns estágio importante, são eles:

  • Consciência: essa é a fase de pesquisa realizada pelo usuário quando ainda não existe nenhuma intenção de compra
  • Consideração: agora estamos na fase em que ele já considera comprar o produto que pesquisou
  • Compra: Quando realiza a compra do produto
  • Fidelização: Quando a missão é criar meios que fidelizem novas conversões

Diante disso, é importante considerar que cada etapa pode guiar o visitante para a seguinte e por isso é de suma importância entender perfeitamente como cada uma delas funciona.

Estratégias de remarketing em rede de pesquisa

A seguir, separamos as principais dicas de estratégias de remarketing para a rede de pesquisa.

Diminuição de lances

Quando lidamos com vendas complexas, a diminuição de lances é uma das estratégias mais indicadas. 

As vendas complexas nesses casos são aquelas que os produtos são adquiridos quando uma nova conversão não ocorre em um curto período.

Portanto, há uma redução no uso dos lances de palavras-chave, consequentemente haverá uma queda nas conversões e despesas com gastos por clique.

No entanto, os potenciais compradores irão receber os seus anúncios.

Otimização dos lances de palavra

Ideal para atrair os seus leads ou usuários que em determinado momento chegaram a acessar a sua campanha mas não firmaram a compra ou não tiveram interesse. 

Por isso, ao expandir o lance de palavras-chave na sua campanha, automaticamente há um determinado aumento de chances de que ela esteja na lista de retargeting. 

Conseguindo êxito no aumento de lance, com mais facilidade o seu visitante fará a conversão.

Texto anuncio com customização

Quando a sua campanha está precisando aumentar a conversão, é importante se ater a detalhes que podem fazer a diferença no número de vendas. 

Um dos principais é o texto dos anúncios que consegue convencer os seus visitantes e potenciais clientes. 

Esse tipo de estratégia de remarketing consiste em fazer alterações pontuais que tragam o visitante para a próxima etapa que é a de compra.

Quando a campanha chega até ele mais uma vez, palavras como “desconto”, “promoção” e “frete grátis” podem dar o impulso necessário de decisão de venda ainda na leitura. 

Um exemplo da importância do remarketing na venda de ingressos

Anteriormente abordamos um exemplo de uma produtora de eventos, assim é bem mais simples mostrar a importância do remarketing.

Durante uma campanha de divulgação do seu evento, é comum que você impacte um alto número de pessoas.

No entanto, nem sempre esse público que foi impactado acaba comprando o ingresso, minimizando as suas vendas. 

Portanto, em um momento como esse é necessário aplicar o remarketing como estratégia para captar o seu público potencial de compra. 

A grande exposição dos seus possíveis clientes a uma grande quantidade de mídias e conteúdos cotidianamente pode fazer com que a sua campanha se torne irrelevante. 

Assim, restabelecer essa conexão com quem já acessou a sua campanha é necessário. 

Quais as melhores ferramentas de remarketing?

Agora que você já sabe os passos para construir uma boa campanha de remarketing, precisa conhecer as melhores maneiras para colocá-la em prática. Veja!

E-mail marketing

Se o objetivo é criar e manter um bom relacionamento com clientes, o e-mail marketing, que é desenvolvido pelo marketing digital, é uma ótima opção.

Para exemplificar, no remarketing, esse recurso é uma saída inteligente para, em forma de lembrete, mostrar aos clientes os itens que foram inseridos no “carrinho”.

Você pode aumentar ainda mais suas chances de êxito com essa medida, se incluir cupons de desconto neste e-mail.

Rede de display

Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads, é uma maneira popular escolhida pelas empresas para anunciar seus produtos e/ou serviços.

A rede de display consiste, entre outras coisas, na apresentação de banners com anúncios quando você visita um site.

Muitos sites permitem a exibição de anúncios, como maneira de aumentar seus próprios lucros, para isso, é necessário a realização de cadastro no Google Ads.

Os espaços escolhidos pelos anunciantes para exibir seus anúncios, podem ser pagos da seguinte maneira:

  • CPC (custo por clique);
  • CPM (custo por minuto), ou seja, o número de vezes que os anúncios são exibidos.

Facebook Ads

O Facebook ADS funciona de maneira semelhante a rede display, por isso é comum vermos milhares de anúncios nesta plataforma.

Por ser muito popular, com cerca de 2 bilhões de usuários por mês, esta é uma medida de grande relevância para quem deseja expor seus produtos e serviços.

Lembrando que, por fazerem parte da mesma empresa, naturalmente, os anúncios exibidos no Facebook, podem também aparecer no Instagram.

Rede de pesquisa

Diferentemente do que acontece na rede display, os anúncios da rede de pesquisa, aparecem na página de resultados.

Por esse motivo, esta é uma estratégia considerada vantajosa de remarketing no Google, pois, os anúncios poderão aparecer para os usuários em outras ferramentas.

Para se ter uma ideia, os anúncios da página principal do Google, podem aparecer também em outros produtos da empresa, como o Google Maps e Google Shopping.

Mais uma alternativa para a apresentação dos anúncios é por meio do uso de palavras-chave que estão vinculadas a um produto ou serviço.

Bônus: outras formas de remarketing

Além das principais ferramentas que citamos, existem outras formas de fazer as suas campanhas.

Essas três formas são conhecidas pelo seu grande poder de trazer os leads e são através de opções como: Instagram, Facebook e afiliados

Conheça a seguir como elas funcionam!

Instagram

Com certeza você já se deparou com algum anúncio no Instagram de algum produtos que pesquisou ou quase chegou a comprar. 

Formas de trabalhar o remarketing como essas a partir dessa rede social tem trago grandes resultados. 

Muitos ao passar os stories como prática cotidiana, se deparam com os anúncios (remarketing) e compram no Instagram, ou melhor, são redirecionados já para a aba de compras.

Facebook 

O Facebook ainda é uma das redes sociais mais fortes para anúncios, como citamos, seu alto poder de conversão é resultado da quantidade de usuários. 

Como o remarketing passa diretamente no display, já chamou atenção de quem chegou a ver um produto semelhante a sua campanha. 

A venda é resultado das suas estratégias de copy para chamar atenção do público. 

Afiliados no remarketing 

Se engana quem pensa que os afiliados não podem trabalhar como uma das principais estratégias do remarketing. 

A seguir, separamos dicas que podem te ajudar:

  • Elabore uma isca digital para evitar o uso de anúncios customizados, e nela você pode perguntar se o conteúdo foi relevante para o usuário e se pode ser enviado outros
  • Crie um anúncio para o seu tema abordado no blog, afinal é relevante para o pixel de conversão 
  • Ao inserir o pixel, é o momento de iniciar o diálogo com os visitantes que clicaram no anúncio mas não deixaram os seus dados endereço de e-mail.

Remarketing não é a mesma coisa que retargeting

Apesar de serem termos de pronúncias similares, e bem próximas, vale ressaltar que se tratam de estratégias diferentes. 

Além disso, há muita confusão devido aos nomes dessas ferramentas mecânicas e estratégias, e até mesmo o Google possui sua própria ferramenta de retargeting conhecida por Remarketing.

Mas, essa segunda ferramenta chamada de retargeting é responsável exclusivamente pela conversão de leads daqueles visitantes e público que já possui interesse no seu produto ou serviço.

A principal diferença entre o remarketing e retargeting?

Como você pôde perceber, o remarketing está associado aos e-mails que você recebe, já o retargeting tem a ver com aqueles anúncios que parecem te perseguir na web.

Reengajar visitantes é o objetivo comum destas duas técnicas, porém, existem diferenças significativas entre elas.

Além da sonoridade parecida, outro fator contribui para a confusão que as pessoas fazem acerca destas duas ferramentas.

Que é o fato da ferramenta própria para retargeting, que pertence ao Google, seja conhecida como remarketing. O que faz com que as pessoas achem que são sinônimos.

Retargeting, como fazer?

Embora pareça uma técnica simples, exibir anúncios de maneira contínua para seus usuários, o retargeting precisa ser bem planejado para que não perca seu sentido, como:

  • Deixando de ser relevante;
  • Promovendo a queda do número de cliques;
  • Diminuir a sua posição na exibição de anúncios.

Portanto, para que cumpra com seus objetivos, é preciso um bom planejamento, e, assim como as segmentações dos seus contatos, é possível fazer com os visitantes, como:

  • Quem visitou o site?
  • Qual tipo de pessoa visitou mais de cinco páginas da sua plataforma?
  • Tipo de público que visitou uma categoria específica de produto;
  • Quem deixou comentários no site?

Assim que o planejamento for finalizado, a estratégia pode ser aplicada, utilizando para isso os famosos cookies.

Estes cookies são utilizados para sinalizar algumas informações importantes sobre a visita de um usuário.

É imprescindível destacar que, geralmente, o período do retargeting é de 30 dias, e depois da expiração desse prazo, os cookies são apagados e o usuário não mais verá os anúncios.

Mas, é claro que esse período pode ser alterado, isso dependerá das estratégias que você planeja utilizar.

Erros que podem comprometer a eficácia do remarketing

Para finalizar, é importante conhecer os erros mais comuns que são cometidos no remarketing, para que você possa evitá-los, que são:

  • Fazer a mesma oferta para diferentes tipos de grupos;
  • Ter uma base de dados muito pequena;
  • Realizar um investimento alto no início e desistir muito rápido.

É possível associar o remarketing  ao inbound marketing?

A criação de campanhas fantásticas de alta conversão utilizam estratégias como a combinação de inbound marketing e remarketing. 

O grande diferencial dessa estratégia está na forma com que você trabalha o envio dos e-mails. 

Sendo assim, ao invés de toques amplos para o seu público, haverá uma produção de conteúdos.

Como resultado os seus visitantes promovem melhores resultados nas campanhas se tornando cada vez mais assíduos. 

Afinal, um dos grandes problemas do inbound marketing é a quantidade de visitantes que não voltam para a “etapa de consumo de conteúdos”. 

Portanto, somar o envio de e-mails pode ser combinado a técnicas voltadas para capturar  público gerando leads.

Além disso, é notório que apenas o remarketing é uma opção voltada para acelerar a tomada de decisão e processo de compra. 

Assim, a soma de ambos traz oportunidades para que o consumidor volte para o funil de vendas e avance as etapas de compra. 

Por fim, essa estratégia traz diversos benefícios tendo como base a relação construída com o seu consumidor 

Conclusão

Sem dúvidas, o remarketing é uma excelente opção para o gestor que deseja aumentar a visibilidade da sua marca, e como consequência, aumentar os seus lucros.

Contudo, fazer o planejamento e escolher as melhores estratégias de remarketing para sua marca, pode não ser das tarefas mais fáceis.

Por esse motivo, a melhor coisa a se fazer é colocar essa responsabilidade nas mãos de quem de fato tem gabarito para isso, que é um profissional de marketing digital.

Assim, as chances de sucesso da sua marca, serão bem maiores que as de um concorrente que não possui a mesma assistência.

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