Como criar ótimos assuntos de e-mail marketing

Como criar ótimos assuntos de e-mail marketing

O e-mail, mesmo sendo uma das ferramentas mais antigas da internet, ainda tem muito valor e alcance. Com mais de 3,9 bilhões de usuários no mundo todo, o uso deste recurso não parece ver uma tendência de queda. Muito pelo contrário – este número só cresce, ano após ano. Com isso é de se esperar que haja muita concorrência pela atenção de seu cliente em sua caixa de entrada – então é bom dar o seu melhor na hora de pensar em assuntos de e-mail marketing para impactar seus destinatários.

As linhas de assuntos de e-mail marketing podem ajudar a definir a eficácia do seu disparo. Afinal, é com o assunto da mensagem que o destinatário terá seu primeiro contato com a sua marca – e é neste momento que irá decidir se abrirá o e-mail ou não. Se você quer garantir que seus leitores interajam com sua marca dentro de suas caixas de entrada, confira algumas dicas que preparamos para você:

Seja pessoal e gentil

Adaptar e-mails a seus destinatários únicos é quase uma maneira infalível de obter mais cliques. Uma pesquisa do SuperOffice mostrou que os e-mails que incluíam o primeiro nome do destinatário na linha de assunto tinham taxas de cliques quase 20% mais altas do que os que não continham.

A personalização dos assuntos de e-mail marketing, como por exemplo o primeiro nome ou o local, criam um senso de pessoalidade. Além disso, usar um tom casual (talvez um emoji) e compartilhar algo pessoal torna seu email mais acolhedor. Esses pequenos toques personalizados mostram que você sabe mais sobre o destinatário do que apenas o endereço de e-mail.

Você também pode fazer uma pergunta direta na linha de assunto para envolver o leitor em um diálogo instantâneo. Tente manter suas perguntas em aberto para que o destinatário não possa simplesmente dizer um “não” rápido. Por exemplo, plataformas de educação on-line que enviam boletins semanais podem manter o assunto como “O que vem a seguir para a ciência de dados?” ou “Os robôs roubarão seu trabalho?”. Essas linhas de assuntos de e-mail são bastante atraentes para clicar.

Crie um senso de urgência

Uma ótima maneira de obter maior taxa de abertura de e-mail e respostas rápidas é criar uma sensação de escassez (disponibilidade limitada) e urgência (tempo limitado) na linha de assunto. As pessoas gostam de ganhar, mas odeiam perder boas oportunidade.

Em outras palavras, o medo de perder pode ser um instrumento extremamente atraente para levar as pessoas a abrir seus e-mails e agir rapidamente. Dito isto, seja criativo e estratégico sobre isso. Use essa tática somente quando a ocasião realmente exigir ação imediata.

Como criar ótimos assuntos de e-mail marketing

Mantenha seus assuntos de e-mail marketing curtos

É muito provável que o destinatário esteja verificando sua caixa de entrada em um smartphone – afinal, mais de 41% dos e-mails de hoje são abertos em dispositivos móveis. E, como a maioria dos smartphones exibe apenas de seis a oito palavras de uma linha de assunto, mantê-la curta é essencial.

Portanto, personalize seu e-mail, seja afável e vá direto ao ponto em menos de oito palavras. Não desperdice esse pequeno espaço valioso com palavras de preenchimento como “olá” e “prazer em conhecê-lo”, que podem ser facilmente incluídas no corpo do e-mail.

Além disso, você precisa tratar suas linhas de assunto como frases de chamariz, pois seu objetivo é levar as pessoas a clicar e agir. O uso de verbos de ação no início da linha de assunto pode tornar seus e-mails consideravelmente mais convidativos.

NÃO GRITE

Você já deve saber que, na etiqueta da web, escrever em CAPS LOCK significa GRITAR, não é mesmo?

Então lembre-se disso ao escrever assuntos de e-mail marketing: mesmo que você queira muito chamar atenção, não use somente letras maiúsculas – e também não use diversos sinais de pontuação: um é o suficiente

Não faça promessas (especialmente falsas)

Mesmo que você queira muito que seus destinatários abram seus e-mails, é extremamente desaconselhável (e anti-ético) escrever assuntos de e-mail com promessas que não serão cumpridas dentro da mensagem. Seja criativo e claro em seu assunto de e-mail para que seu leitor saiba exatamente o que irá encontrar no texto interno.

Conclusão sobre assuntos de e-mail marketing

Estas dicas irão lhe ajudar a ter melhores assuntos de e-mail marketing e aumentar suas taxas de abertura. Porém, é importante lembrar que cada público é diferente. Por isso, considere realizar testes A/B com seus assuntos de e-mail para descobrir o que funciona melhor com o seu mailing. Após descobrir, continue aperfeiçoando.

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