Aprenda O Que É Remarketing E Obtenha Sucesso

Já não é segredo para ninguém como o marketing digital transformou a realidade das empresas e das marcas da atualidade. O que poucos sabem é como o remarketing entra nesse contexto, sendo algo que pode ajudar e não é pouco.

De fato, cada vez mais as empresas têm recorrido a soluções online para divulgar seus negócios, seja fazendo anúncios nos grandes motores de busca e nas redes sociais, ou participando de marketplaces e plataformas em geral.

Basta pesquisar por algo como empresa de engenharia elétrica, que em poucos segundos nós encontramos milhares de resultados. Dependendo do buscador utilizado, o resultado vem com geolocalização, indicando a empresa mais próxima de nós.

O que confirma isso são algumas pesquisas recentes, como a que foi realizada pelo Instituto Mundo do Marketing, em parceria com a agência Vendas B2B, indicando que mais de 90% das empresas fazem ou já fizeram alguma ação de marketing digital.

Contudo, é muito comum os negócios novos e antigos fazerem esse tipo de investimento e depois acabarem desistindo, por não atingirem os resultados esperados. Infelizmente, alguns não entendem as regras do jogo e desistem antes da hora.

O maior exemplo é o remarketing, estratégia que faz um anúncio ou contato qualquer aparecer de novo para um visitante já interessado. Por exemplo, você vê um banner de loja de produtos de limpeza, depois entra em outro site e ele reaparece.

Essa espécie de repescagem aumenta consideravelmente a possibilidade de conversão, já que a exposição é feita com base em alguém que já mostrou interesse na sua solução. Lembrando que a conversão pode ser voltada para qualquer ação.

Talvez você queira que o visitante apenas entre em uma página, ou que baixe um e-book, ou mesmo que preencha um formulário para se tornar um lead. Também assim, a ação pode ser a própria compra de algo, finalizando com o cartão de crédito.

Seja como for, o importante é saber configurar o remarketing, ou ele não vai funcionar. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui os conceitos principais da área, bem como dicas práticas que vão ajudar qualquer um a dar os primeiros passos.

Realmente, além de ensinar a prática dessa estratégia, é preciso salientar alguns pontos imprescindíveis, como a diferença entre remarketing e retargeting, além das vantagens que a estratégia pode trazer no médio e longo prazo.

O mais bacana é que hoje esse tipo de técnica evoluiu tanto que já pode ajudar qualquer segmento ou nicho de mercado, seja para vender roupas e calçados ou para expor os serviços de uma fábrica de etiquetas personalizadas.

Então, se você quer entender de uma vez por todas como o remarketing pode revolucionar suas estratégias digitais, mudando sua empresa de patamar, basta seguir adiante.

Entenda: remarketing vs. retargeting

Às vezes a melhor maneira de entender um conceito é comparando-o com outro que é parecido e que, no entanto, guarda várias diferenças em relação ao primeiro.

É o caso do remarketing em relação ao retargeting. O primeiro deles, como já vimos, nada mais é do que um reaproveitamento da audiência. Ele pode ser um anúncio que você fez na rede de display dos motores de busca ou das mídias sociais.

Mas é preciso salientar que remarketing inclui outras estratégias que não se limitam aos motores de busca, embora essa seja a mais tradicional.

Se o cliente incluiu luminárias industriais no carrinho de compra do e-commerce e por qualquer razão a página caiu, o e-mail que ele receberá avisando que o item permanece no carrinho é um tipo de remarketing, e não tem nada a ver com os buscadores.

Já o retargeting tem um sentido um pouco diferente, que geralmente causa confusão, até porque há quem utilize os dois como sinônimos. Além disso, o sentido literal nem sempre ajuda: remarketing é, como sugere o nome, fazer marketing novamente.

Sendo que retargeting equivale a algo como “mirar novamente”, já que target em inglês é alvo. Na prática, basta lembrar que o retargeting costuma aparecer em plataformas e ferramentas como sendo o remarketing dos buscadores.

Ou seja, o retargeting é uma modalidade que acontece dentro do remarketing (focada nos buscadores), sendo que este tem um sentido ou abrangência maior.

Quais as vantagens do remarketing?

Como vimos, o remarketing é um conceito mais amplo, que inclusive já existia na época das mídias offline (como algumas newsletters impressas em revista ou jornal, e redirecionadas), porém suas vantagens não acabam aí.

É preciso entender a fundo do que se trata, até para aumentar o aproveitamento. De cara, é ele quem mantém a sua marca na mente do consumidor, fazendo ela se tornar algo em que ela vai pensar até que dê a devida atenção.

Afinal, se a pessoa teve algum contato com o universo de instalação de interfones, algum interesse ela tem, mesmo que não esteja na hora da compra. Então, compensa insistir naquele visitante ou lead, com certeza.

Assim, a outra vantagem do remarketing é a do aumento nas chances de conversão, já que você foca em um perfil praticamente segmentado, que tem sinergia com a sua solução, em vez de apontar para todos os lados.

Além de ampliar suas taxas de conversão, nem é preciso dizer que isso ainda vai economizar seu orçamento com propaganda. No caso dos anúncios em motores de busca, por exemplo, você não vai perder créditos com qualquer visitante.

Foque na rede de display do Google

O Google é o motor de busca que mais cresceu no mundo todo nas últimas duas décadas, sendo líder de mercado, tanto em pesquisas pelo desktop quanto mobile, pelo celular.

Um dos segredos do remarketing na atualidade é focar a estratégia no Google, porém do jeito certo. Só para ficar claro, há 5 modos principais de anunciar com eles, que são:

  1. Anúncio na rede de pesquisa;
  2. Anúncio no YouTube;
  3. Anúncio para aplicativo;
  4. Anúncio no Google Shopping;
  5. Anúncio na rede de display.

O ideal para remarketing é a rede de display, justamente por ser uma “rede”. Assim, se o visitante interage com um banner de empresa de motoboy em um portal de notícia, depois vai vê-lo em outro, então em um vlog e por fim em um aplicativo. Muito melhor.

Esse é um dos grandes segredos do remarketing associado aos motores de busca, que por sua vez estão entre as plataformas mais promissoras do mundo em termos de publicidade. Se quiser turbinar a estratégia, inclua também o tráfego das redes sociais.

Que tal aprofundar a segmentação?

Outro diferencial que pode colocar sua estratégia na frente da concorrência é não tratar todo cliente ou todo caso como se fossem iguais, mas segmentá-los.

Temos aquele visitante ou lead que abandonou uma página, bem como aquele que deixou o item no carrinho e não comprou, sem falar naquele outro que clicou no banner e não foi até o fim da ação que você desejava.

Ora, o foco aqui é criar uma base de leads com segmentação de cada um desses perfis. Então, depois disso, faça uma campanha diferenciada para cada um deles, tornando o foco ainda mais assertivo.

O poder da geolocalização nas ações

Se a rede de display do Google é importante, imagine então uma das funções da plataforma que mais se popularizaram nos últimos anos.

Hoje quando alguém utiliza o Google Maps no carro, para ir até uma empresa de equipamentos para internet, por trás está operando um sistema muito mais complexo, que amarra essa funcionalidade com o mundo dos negócios.

Portanto, seu remarketing precisa levar isso em conta, usando também essa forma de segmentação, seja aplicando o endereço do seu próprio estabelecimento, ou, caso não tenha nenhum, entendendo melhor a localização dos seus leads.

Qual é a diferença de um bom CTA?

Todo mundo já deve ter ouvido a expressão “nadar, nadar e morrer na praia”. É o que ocorre quando você configura bem o seu remarketing e, no entanto, a página de apoio ou de destino deixa a desejar.

Naturalmente, você precisa ter uma boa landing page, ou e-commerce, ou blog ou seja lá para onde você encaminha os visitantes e leads. Nesse sentido, se tem algo que faz diferença ali são os botões e os CTA (Call to Action), que chamam para a ação.

Se a pessoa procura por fermentador de cerveja, uma promoção com desconto ou uma entrega com frete grátis pode ser um ótimo atrativo.

Em outros casos vai ser um e-book grátis, ou mesmo gatilhos mentais, como os da escassez e da prova social, que prendem a atenção de qualquer um.

Considerações finais

Uma boa campanha de remarketing passa por vários pontos indispensáveis, desde entender melhor o conceito e suas vantagens até saber configurá-la.

Focar na rede de display do Google, segmentar o público e usar diferenciais como geolocalização e CTA são apenas alguns exemplos.

Também é fundamental saber avaliar os resultados com frequência, utilizando bons indicadores e otimizando as campanhas regularmente.

Assim, com os conceitos fundamentais e os conselhos práticos que trouxemos aqui, vai ser ainda mais fácil você dar os primeiros passos e manter as boas práticas da área, alcançando os melhores resultados possíveis.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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