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Landing page: entenda tudo que você precisa saber

Muito se fala a respeito de Landing Page, no entanto ainda existem muitas pessoas com grandes dúvidas a respeito desse assunto. 

Esse termo conhecido na prática como as famosas páginas de aterrissagem são de grande importância. 

Nesse sentido, podemos dizer que uma boa Landing Page consegue converter o visitante a cliente ou L3.ead

Por isso são indispensáveis na construção de Marketing Digital. 

Certamente você deve estar perdido com essa enxurrada de informações, mas não se preocupe. 

A Green Digital está aqui para esclarecer todos os detalhes e trazer tudo que você precisa saber a respeito desse assunto. 

O que significa Landing Page?

Primeiramente falando a respeito da tradução, quando levada literalmente podemos perceber que se trata de “página de aterrissagem”. 

A princípio, a palavra Landing Page se referia a todas as páginas que eram acessadas por determinado usuário para entrar em um site.

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Um exemplo concreto do que falamos, é que na prática se você usa o Google Analytics na língua inglesa, poderá perceber que uma das dimensões de comportamento é apresentada com esse termo. 

Sendo assim, quando traduzimos as páginas para o nosso português, o título é rapidamente substituído por “página de destino”. 

Além disso, podemos ir além para esclarecer, quando fazemos a suposição que um determinado usuário buscou um assunto no Google. 

Em seguida, acessa um post no seu blog, sendo assim no exemplo dado, essa será a página de aterrissagem. 

Da mesma forma que se pode digitar o endereço de determinado site na barra de URL “aterrissará” diretamente na página da home. 

No entanto, quando tratamos de Marketing Digital, o termo Landing Page é destinado à página construída com intuito simples, único e direto: a conversão. 

Portanto, podemos dizer que em comparação a homepage de um site normal, as Landing Pages costumam ter bem menos links e elementos. 

Isso é parte da estratégia, pois quando conseguimos atrair o visitante, o foco é fazer a conversão acontecer, seguir. 

Dicas para construir uma Landing Page de sucesso

Muitos negócios, sites e empresas não querem investir na construção de Landing Page por pensar ser um trabalho árduo e dificultoso. 

Esse mito está ligado a dificuldade de alinhar programadores, equipe de redação e designers, além de esperar dias até que a página de resultado esteja no ar. 

Sim, de fato o processo de criação já foi complicado nesse nível, mas atualmente existe uma certa facilidade. 

Graças a uma gama de ferramentas que facilitam a criação de Landing Pages profissionais que trazem ótimas taxas de conversões. 

Além disso, elas podem se encaixar em qualquer nicho se trabalhadas corretamente em cada detalhe disponível para o contexto. 

Outrossim, é que você não precisará entender nadinha de programação ou ser expert no design, longe disso!

A ideia principal é facilitar mesmo, principalmente para as empresas que possuem demandas de produções recorrentes.

Sendo assim, é possível preparar materiais educativos que mostram como utilizar essas ferramentas. 

Com isso, será possível aumentar de forma considerável a produtividade e qualidade dos trabalhos da equipe.  

Logo em seguida, entenda quais os elementos que consideramos aqui na Green Digital aqueles que não podem faltar na produção de qualquer Landing Page

Confira também no nosso blog como aumentar a taxa de conversão.

Elementos que não podem faltar na construção de uma Landing Page

Se você não sabe quais são os principais elementos que devem estar contidos na Landing Page, não pula esse tópico.

A seguir, separamos cada um deles para explicar a importância na missão de conversão. 

Título e subtítulo

O Copyblogger, site de referência em copywriting, divulgou um dado de pesquisa que mostra que a cada 10 pessoas, 8 ao chegarem na página só fazem a leitura do cabeçalho. 

Na contagem desses 10, apenas 2 leem todo o restante da página, portanto para atrair os demais devemos apostar no título e subtítulo.

Isso pois analisando podemos considerar como os principais e mais estratégicos elementos de uma página, ficando até em primeiro lugar no ranking dos mais importantes. 

Portanto, esses elementos devem ser claros e diretos em relação à proposta da página e o valor de sua oferta, não é dinheiro, mas sim em relevância para a vida do leitor.

O intuito é despertar o seguinte pensamento no visitante: “oferta interessante, vou ler o restante do assunto pois talvez seja disso que eu esteja precisando”.

Imagem

Assim como diz o ditado que “uma imagem vale mais que mil palavras”, o mesmo se aplica na construção de uma Landing Page

Nesse sentido, é importante que a imagem seja boa e consiga apresentar a proposta na apresentação. 

Além disso, deve estar alinhada com o texto, pois uma imagem genérica pode atrapalhar a conversão.

Sendo assim, busque trabalhar em uma imagem que consiga esclarecer a sua proposta e oferta que motive o possível cliente.

Outra dica é evitar usar imagens que são muito “rodadas ou usadas”, seja original e evite ser generalista.

Faça conversão de aplicação em fotos, é de grande importância para que a persona possa se ver espelhada na conversão e reflexão. 

Trabalhar com essa estratégia pode gerar uma venda instantânea por gerar uma aproximação com o cliente/persona.

Caso a sua equipe não tenha ninguém especializado em edição de fotos e imagens, não é o fim.

Alguns sites como o Canva podem facilitar essa etapa para a criação de capas de eBooks e outros materiais. 

Descrição da oferta 

Na maioria das propostas de Landing Pages, é necessário realizar uma etapa de descrição da oferta para vender a ideia de forma clara e objetiva. 

O visitante pode ter dúvidas e simplesmente interromper a conversão antes da compra da ideia, por isso o intuito dessa etapa é descrever de forma completa para eliminar as possíveis dúvidas. 

Além disso, existem casos onde a ideia é muito complexa, e apenas uma descrição textual e imagem não é suficiente. 

Portanto, nesses momentos é necessário recorrer a vídeos explicativos ou até mesmo de prévia do material, ou produto. 

Presença de um formulário

Esse é um dos elementos-chave que possibilita a conversão da Landing Page, mas deve ser montado cautelosamente. 

Nesse sentido, nós da Green Digital recomendamos pensar sempre em variáveis, sejam elas as informações que serão obtidas e os Leads. 

Sabemos não haver regras em relação a isso, mas a experiência mostra que quanto mais informações, menor será a taxa de conversão.

No entanto, não deixe de solicitar nos formulários todas as informações que você precisa saber e coletar dos Leads. 

Pontos como esses podem fazer total diferença ao passar do Lead de Marketing para a conversão de venda.

CTA em botão

O famoso Call-to-action CTA que em tradução significa chamado para a ação é de grande importância.

Na prática é o botão que garante a conversão dos usuários quando eles têm interesse em clicar. 

No entanto, mais que apenas um CTA, ele é um meio de venda, por isso esse botão sempre deve estar destacado. 

Sendo assim, dentro da sua paleta de cores da identidade visual, busque pegar a cor de maior destaque para criar esse botão. 

Outra estratégia é usar verbos de ação como “Inscreva-se aqui”, “baixe grátis agora” e infinitas possibilidades. 

Criando a Landing Page

Como já falamos, toda aquela burocracia técnica para criar Landing Page é coisa do passado.

Atualmente é possível se apegar ao auxílio de um software para o trabalho de criação das páginas, e para jogar na internet, em poucos cliques ela está no ar. 

Nesse sentido, essas ferramentas foram criadas justamente para facilitar, e quando treinamos a equipe de trabalho, o aumento da produtividade é certo. 

No entanto, sempre existem detalhes e detalhes para que ela consiga alcançar o seu objetivo de conversão. 

Pensando nisso, preparamos um checklist completo para você conferir cada um desses detalhes e criar uma Landing Page de sucesso em conversão e geração de Leads. 

Entenda a seguir pontos sobre estratégias de design, distribuição de conteúdos e até mesmo as configurações. 

Conteúdo

Anteriormente falamos da importância de chamar atenção com os títulos, eles devem ter o ar de curiosidade para o leitor. 

Citar serviços conhecidos por sua persona, e até mesmo o nome de algum profissional do nicho é sempre desejável.

landing page - persona

Deixe a curiosidade no ar aliada a uma escrita objetiva em relação a sua oferta. 

Por exemplo, “confira 6 exemplos de Landing Pages infalíveis para conversão” “10 receitas saudáveis para eliminar até 10 quilos”

Já os subtítulos estão relacionados às informações extras que devem levar o leitor a obter o produto no processo de conversão. 

Assim podemos usar de exemplo as receitas de tal forma “baixe grátis agora mesmo o eBook com as 10 receitas saudáveis com poucos   e podem ser feitas em 20 minutos” 

Viu como usamos outras estratégias, pouco tempo de preparo e poucos ingredientes. 

Escrever os textos estratégicos da Landing Page

Esse é o momento de acionar a sua equipe de redação para desenvolver a melhor forma de apresentar e vender bem a sua ideia. 

Além disso, a escrita deve ser alinhada com a missão de eliminar as dúvidas e definir as expectativas para o leitor. 

Outra estratégia é escolher sempre as frases curtas e objetivas com os pontos mais importantes e não deixar de esclarecer os benefícios da oferta que está sendo feita.

Não caia em táticas de usar na escrita parágrafos longos, use sempre tópicos e separe as linhas com um com espaçamento para tornar a leitura prazerosa. 

Por fim, sempre analise a escaneabilidade do seu texto, seja o SEO e também o índice de plágio em programas online.

Escolha de uma imagem para a Landing Page

Se você está achando muito repetitiva essas informações, calma pois realmente falamos sobre isso antes. 

Mas o intuito agora é aprofundar um pouco mais sobre cada um desses pontos. 

Sendo assim, sobre a imagem é importante que ela sempre reflita em relação a sua oferta. 

Imagens generalistas com poucas informações e sem edições podem fazer com que a sua conversão não traga bons resultados. 

Para finalizar a escolha, compare a imagem com o título da Landing Page, se pergunte se ambos estão alinhados e se sim, bom trabalho. 

Evite sempre usar de imagens que já são repetitivas ao decorrer da internet, use da sua persona para criar estratégias de espalhá-la nessas imagens. 

Ter atenção a isso pode facilitar bem mais do que você imagina na sua conversão.

Não copie a estratégia do seu concorrente, pois as suas personas podem não ser as mesmas e isso pode atrapalhar toda a sua jornada.

Design

O modelo de página do seu conteúdo deve estar alinhado ao design do seu produto e da proposta geral. 

Toda oferta deve ter a sua própria Landing Page, e usar as mesmas pode derrubar a sua estratégia e mostrar descanso. 

Esteja sempre variando a quantidade de textos, imagens e na estratégia de apresentação da sua oferta para gerar ainda mais bons resultados.

Ainda nessa parte deve ser elaborada a estratégia visual do botão de CTA, deve estar alinhado com o layout e a proposta principal, em preferência com as cores que mais chamam atenção.

Configurações

O uso da URL amigável é uma estratégia ideal para essa etapa, mas evite deixar ela longa ou muito complexa para se entender. 

Crie também um e-mail de agradecimento para o visitante, assim ele poderá ficar por dentro das promoções e poderá se tornar um Lead a qualquer momento. 

Ative as notificações de conversões

Esteja por dentro de cada conversão e se encontrar uma falha ou entender uma melhor para a estratégia, esteja sempre alternando com base em dados estudados. 

No entanto, esteja ciente que uma mudança radical pode destruir a estratégia da Landing Page, por isso vá devagar e mude o botão de CTA, um tempo depois o título e assim vai.

E para que serve tudo isso sobre Landing page?

O intuito dessas páginas é transformar o público visitante em Leads, coletar seus dados e ter ainda mais materiais e insumos para a construção de um funil de vendas.

Portanto, por mais que pareça muita informação, estudar cada um desses tópicos que abordamos pode fazer com que você monte uma estratégia de sucesso em conversão.

Continue no nosso site da Green Digital e confira outros conteúdos como esse.

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