Saiba Como Aumentar A Taxa De Conversão

Saiba Como Aumentar A Taxa De Conversão

A taxa de conversão nada mais é do que uma estatística que ajuda as empresas a entenderem mais sobre o número de novos clientes que estão surgindo na marca, seja para adquirir seus produtos ou serviços.

Um cliente não surge do dia para a noite, ele precisa ser conquistado e convertido, ou seja, quando ele conhece a sua marca, nem sempre ele tem intenção de compra, por isso a conversão nada mais é do que o processo que diz respeito à mudança desse status.

A conversão diz respeito à ação do usuário quando sai do estado de um simples admirador da sua marca e se torna um cliente, ou seja, a pessoa que realmente compra o que você oferece.

Assim como uma marca que trabalha com antecipação para empresas entende bem sobre esse assunto e sabe como pode ajudar os novos negócios a crescerem cada vez mais no mercado, entender sobre a taxa de conversão é tão importante quanto.

Engana-se quem pensa que no universo do marketing não é preciso lidar com números. Pelo contrário, eles são essenciais para todo e qualquer tipo de negócio que deseja crescer de maneira saudável e profissional.

Sendo assim, a taxa de conversão nada mais é do que parâmetro para te deixar a par sobre quantos novos clientes estão chegando no seu negócio, e ter esse controle é essencial para que você saiba quanto a sua empresa pode faturar.

Afinal de contas, sem clientes nenhuma marca existe e se mantém de pé, por isso é fundamental que você tenha o controle da taxa de conversão da sua marca para saber como ela está sendo vista no mercado.

Seja uma empresa de gestão de serviços TI ou até mesmo venda um produto físico, entender que a taxa de conversão é extremamente importante para garantir o sucesso do seu negócio, é o primeiro passo para garantir que ele tenha cada vez mais resultados.

Entretanto, nem sempre a taxa de conversão de uma marca é positiva, mas é possível entender de onde isso surge e apostar em estratégias que podem mudar essa realidade e aumentar essa taxa tão importante.

Por isso, hoje você irá entender o que faz a taxa de conversão de uma empresa cair e dicas simples para aumentá-la de maneira natural, conquistando cada vez mais clientes para o seu negócio.

Entenda os motivos de uma taxa de conversão baixa

Nada em uma empresa acontece sem uma razão e nenhum resultado surge sem um motivo, independentemente se ele é bom ou ruim. Quando falamos da taxa de conversão, o cenário não muda, se ela está baixa, existem motivos para isso, e alguns dos principais são:

Falta de cuidado com a jornada do consumidor

Um usuário que tem um sistema de automação ar condicionado sabe bem que esse serviços oferece uma ótima jornada para o consumidor, ou seja, é um produto que entrega um caminho para que ele possa seguir.

E muitas vezes, as marcas que não se preocupam com isso, são justamente as que têm as piores taxas de conversão, pois não se preocupam em criar e entregar ao consumidor uma jornada a seguir.

Todo usuário, ao conhecer a sua marca, precisa de um caminho que o leva até a decisão de compra, isso é a jornada do consumidor, e quando uma empresa não tem o cuidado de construí-la, sua taxa de conversão fica baixíssima.

Site não é otimizado para mobile

Hoje é normal que as pessoas acessem sites e realizem compras pelo celular, e muitos sites não possuem o cuidado de deixá-los adeptos à versão mobile, que é justamente a versão para os celulares.

Um programa para pizzaria sabe que seu público pode fazer os pedidos pelo celular, por isso se preocupam em deixar o site adaptado para esse público, o que traz ainda mais clientes e satisfação por parte deles.

A empresa que não investe em um site otimizado para a versão mobile tem mais chances de ter uma taxa de conversão baixíssima, onde os possíveis clientes acabam indo atrás da concorrência.

Falta de evidência na proposta de valor

Toda marca possui uma proposta de valor, ou seja, ela tem um objetivo com o produto ou serviço que vende, que deve ir além de apenas ganhar dinheiro, mas algo que realmente ajude as pessoas e mude suas vidas.

Por exemplo, uma marca de produtos de beleza possui a proposta de aumentar a autoestima das mulheres e deixá-las mais confiantes, e isso precisa estar bem claro para os possíveis consumidores da sua marca.

Isso porque, quando uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, deixa a sua proposta clara, torna-se ainda mais fácil conquistar mais clientes que acreditem nessa proposta e adquiram esse produto ou serviço.

CTAs não convincentes 

CTA é a sigla para Call To Action, que significa chamada para ação, ou seja, são aqueles famoso botões que nos incentivam a tomar alguma decisão dentro do site em questão, como:

  • Clique aqui;
  • Confira nossas ofertas;
  • Envie um formulário;
  • Entre em contato;
  • Compre já.

Esses CTAs precisam ser bem convincentes para convencer a realmente tomar aquela decisão e se tornarem potenciais clientes da sua marca. Por isso, cuide bem da estruturação de suas chamadas para ação.

6 dicas de como aumentar a taxa de conversão

Agora que você sabe o que faz uma taxa de conversão ser baixa, chegou o momento de conhecer as melhores dicas para aumentar essa taxa tão importante dentro do seu negócio, independentemente do tamanho ou segmento dele. Confira:

  1. Inclua testes A/B

Os testes A/B nada mais são do que testes feitos de diferentes maneiras e plataformas para saber qual traz o melhor resultado para a sua marca de locação de multifuncional no ABC ou seja qual for o seu negócio.

Por exemplo, você pode investir na divulgação do mesmo serviço ou produto tanto nas redes sociais quanto na televisão e ver qual deles te traz mais conversão, com isso você saberá em qual apostar e investir mais.

  1. Tenha uma proposta de valor bem definida

Como mencionamos anteriormente, a proposta de valor de uma marca é essencial para que ela consiga atrair os clientes ideias para o seu negócio e prometa algo que faça com que os usuários se apaixonem pelo seu produto ou serviço.

Por isso, entenda qual o diferencial da sua marca e como você pode ajudar as pessoas a resolverem um problema, dessa maneira você traçará uma proposta de valor clara e objetiva para aumentar sua taxa de conversão.

  1. Siga as etapas funil de vendas

Uma empresa de consultoria em gestão financeira que segue as etapas do funil de vendas sabe como a taxa de conversão é diretamente afetada de maneira positiva, pois as etapas do funil constroem um caminho para a empresa seguir e conquistar mais clientes.

O funil é composto pelos estágios de atração, educação e conversão de clientes, e seguir cada um deles a fundo aumenta não apenas a sua taxa de conversão, mas também melhora cada vez mais o seu relacionamento com seus clientes.

  1. Otimizar o checkout para mobile

Além de otimizar o site como um todo para a versão mobile, é de extrema importância que você também se preocupe na otimização da página de checkout, ou seja, a página de compra e pagamento.

Muitos sites deixam isso de lado e acabam pagando caro pela perda de clientes, por isso ter uma página de checkout otimizada para os celulares também é essencial para o aumento da sua taxa de conversão.

  1. Ofereça diferentes métodos de pagamentos

Ao comprar equipamentos de proteção individual com uma marca de qualidade, os clientes sabem que contarão com diferentes métodos de pagamentos para que eles escolham o que melhor lhe atende, desde o boleto bancário até o parcelamento no cartão de crédito.

E isso é fundamental para o aumento da taxa de conversão, pois os clientes se sentem mais seguros e tranquilos por poder comprar de uma marca que faz o possível para um pagamento facilitado para o consumidor.

  1. CTAs de qualidade

Como também já mencionamos anteriormente, as CTAs são extremamente importantes para qualquer marca, por isso é importante investir na construção de CTAs que realmente convença as pessoas a tomarem uma decisão.

Saia do convencional e pense fora da caixinha, leve em consideração o seu público alvo e o segmento da sua marca, com isso você produzirá CTAs chamativas e convincentes que aumentará e muito a sua taxa de conversão.

A importância de investir em tecnologia

Para finalizar, além das dicas que demos acima, também precisamos frisar a importância de investir na tecnologia para aumentar a sua taxa de conversão e garantir maiores e melhores resultados.

Hoje você conta com sistemas, equipamentos e ferramentas de última geração e à sua disposição através de computadores e do seu próprio celular para te ajudar a conquistar clientes durante todo o dia.

Dessa maneira você verá que aumentar a sua taxa de conversão está longe de ser um bicho de sete cabeças, mas é um processo simples quando você conta com dicas práticas e usa a tecnologia ao seu favor para tal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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