Preciso estar em todas as Mídias Sociais

Minha Empresa precisa estar em TODAS as Redes Sociais?

As redes sociais são um grande foco do Marketing Digital; muito se fala de como usar cada uma delas a favor do seu negócio. Mas por que isso?

Qual a importância das redes sociais para empresas? Vale mesmo a pena investir nelas? E se sim, quais? Com tantas opções diferentes, é preciso investir em todas? Ou então, como escolher as redes certas para o seu negócio?

A Importância das Redes Sociais Para Empresas

Se você está se perguntando se deveria ter presença nas redes sociais, a resposta curta é: sim. Deveria. E isso por um motivo muito simples: porque é lá que estão todos os seus clientes!

Para concluir uma venda, é necessário que seus clientes em potencial saibam que seu negócio existe. Além disso, é preciso que acreditem que você oferece a melhor opção. É durante essas etapas que a presença nas mídias sociais é crítica. É por lá que seu público descobre novas oportunidades, e realiza pesquisas antes de finalizar qualquer compra ou utilizar qualquer serviço.

Muito mais do que servir de vitrine, mídias sociais são um espaço de interação. Nenhuma outra forma de marketing é tão interativa, ou tão maleável. Você pode conhecer melhor seus clientes, adaptar suas estratégias em minutos, e, com a ajuda das métricas, analisar o resultado de suas ações rapidamente.

E isso é especialmente verdadeiro no Brasil! Somos os maiores usuários de redes sociais na América Latina. Por isso mesmo, se você não tiver presença nas mídias… é muito provável que seus competidores tenham.

Como Escolher as Redes Sociais Para Empresas

Mas sair correndo criando perfis em todas as redes sociais não é a estratégia certa. Afinal, quantas plataformas existem hoje em dia? Todas elas têm seus próprios públicos, suas regras, seus recursos, etc. E embora marketing de mídias sociais seja uma opção muito viável, financeiramente, ele ainda demanda recursos. Não vale a pena gastar tempo e dinheiro criando trinta perfis meia-boca como estratégias de redes sociais para empresas; muito melhor é ter foco, e aproveitar ao máximo as vantagens de cada mídia social.

Então, qual é a combinação certa para sua empresa? Como saber onde investir?

Tenha um Objetivo

Todo planejamento depende do seu objetivo. Você quer alcançar uma meta de vendas? Criar uma persona mais detalhada para o seu produto? Divulgar sua marca? Tenha sempre claro aonde deseja chegar.

Conheça seu Público

Como já tínhamos dito, cada mídia social tem seu próprio público. Uma mulher jovem, envolvida em esportes e alimentação saudável, provavelmente acompanha o Instagram. Já um profissional interessado em temas técnicos e conexões profissionais tende a passar mais tempo no LinkedIn. Portanto, é preciso saber pra quem você está vendendo. Quem é o seu público? Onde ele marca presença? Quais seus interesses e seus hábitos?

Teste as Águas

Falamos mais cedo das métricas das redes sociais. Elas são uma das grandes vantagens dessa modalidade de marketing; você acompanha facilmente o resultado das suas ações.

Então por que não aprender na prática? Comece devagar, com alguns posts bem pensados, nas redes sociais que te interessam. Você pode acompanhar o interesse do público, seu engajamento, o impacto nas vendas. Não há modo melhor de descobrir o lugar certo para investir.

Lembre-se: não copie/cole o mesmo conteúdo em mais de um site! Cada mídia tem seu formato, sua linguagem, etc. É muito mais efetivo criar conteúdo pensado para cada plataforma que você pretende testar.

Conteúdo é Chave

E aqui nós voltamos ao tão famoso marketing de conteúdo. Ele é uma ferramenta essencial do marketing digital, e seu princípio é a qualidade. Ou seja, conteúdo de qualidade, que acrescenta valor aos consumidores. Isso é verdade para todas as redes sociais. Nenhuma estratégia vai ter sucesso sem uma base sólida de conteúdo.

Quais São as Redes Sociais?

Uma lista completa com certeza vai longe. Mas, para pensarmos quais as melhores redes sociais para empresas, podemos nos focar mais usadas no Brasil:

Facebook

A maior de todas, não só no Brasil, mas no mundo. Uma grande vantagem do Facebook, além de sua ampla base de usuários, é que ele tem muitos recursos. Métricas detalhadas, diferentes formatos de mídia, anúncios pagos, etc. É uma opção ótima para interagir com o público e atrair novos consumidores.

YouTube

Os chamados YouTubers – usuários famosos, os digital influencers da plataforma – só crescem em número e influência. É uma mídia excelente para formar parcerias e oferecer conteúdo. Afinal, quantas vezes você já ouviu falar, “Eu aprendi no YouTube”?

Instagram

Uma das plataformas mais visuais. Também é um ótimo local para firmar parceria com influencers, e apostar nas hashtags — embora tenham se originado no Twitter, foi no Instagram que elas realmente se firmaram.

Twitter

Apesar de ser uma plataforma de microblogging (com limite de caracteres por post), o Twitter é ponto de encontro para conversas. As hashtags em destaque da plataforma com frequência se referem aos últimos acontecimentos nacionais e internacionais. Campanhas e discussões florescem. É uma mídia social excelente pra quem quer se manter atualizado.

Em resumo, sua empresa não precisar estar em todas as redes sociais; mas precisa sim, com certeza, estar nas mídias sociais. A escolha certa depende do seu objetivo, do seu negócio, e do seu público. Mas com certeza você vai achar sua plataforma.

Leave a Comment