Marketing no instagram

Marketing no Instagram: 15 ferramentas que você precisa conhecer

Marketing no Instagram: 15 ferramentas que você precisa conhecer

O Instagram é uma plataforma muito rica para marketing digital. Com uma base de usuários que continua a crescer, novos recursos sendo introduzidos, parcerias com influencers, possibilidades de venda, marketing digital no Instagram é uma estratégia essencial de se considerar dentro do seu plano completo de marketing (que vai, é claro, incluir outras mídias sociais, e-mail marketing, etc.)

Justamente por sua importância, existe um grande número de ferramentas projetadas para ajudar os profissionais de marketing a aproveitar o Instagram. Elas podem auxiliar na edição de vídeos e imagens, no gerenciamento da conta, divulgação, etc. Claro que é essencial que ações de marketing no Instagram comecem do mesmo jeito que qualquer outra: com um bom planejamento, objetivos definidos, uma persona bem conhecida. Mas na hora de executar as ações, essas ferramentas ajudam a garantir qualidade.

Vamos ver a seguir 15 ferramentas que você precisa conhecer para marketing no Instagram:

1. Afterlight

Não tem outro lugar por onde começar: o Afterlight é uma das ferramentas mais famosas para usar no Instagram. Isso porque, além de sua excelente qualidade, ela é uma ferramenta de edição de imagens. E imagens, é claro, são a alma do Instagram. Ela permite ajustar nitidez, contraste e saturação, além do uso de texturas, filtros, e etc. O produto final fica bem redondo, profissional. E ela está disponível para todas as principais plataformas — Android, iOS, Windows Phone e versão desktop.

2. VSCO

Nem por ser a mais conhecida a Afterlight é a única ferramenta de edição de imagens. O VSCO oferece filtros para adicionar as fotos que também dão aquela aparência profissional e bem acabada. A interface é muito fácil de usar, e o aplicativo é gratuito, com a possibilidade de compra de pacotes de filtros. Disponível para iOS e Android.

3. Repost for Instagram 

No Instagram, é um pouco difícil compartilhar postagens como no Facebook, por isso essa ferramenta ajuda a repostar (com devido crédito!) as postagens de outras contas no seu próprio perfil. Pela interface do aplicativo, você pode visualizar os posts de quem você segue, e replicar o conteúdo para o seu próprio perfil.

4. Quick 

Muito simplesmente, o Quick permite adicionar texto às suas fotos. Como o nome diz, ele preza a velocidade, e é excelente para quem, por exemplo, realiza vendas pelo Instagram e quer incluir detalhes dos produtos nas fotos. Muitas fontes estilosas estão disponíveis. 

5. Layout from Instagram

O Instagram tem fama merecida de ser um inovador constante. Antes do lançamento do Layout, havia várias aplicativos que tinham exatamente essa função, de construir colagens de fotos. Então a plataforma internalizou a função e criou a própria ferramenta. A interface é muito simples de usar, e você pode partir de fotos já prontas, ou tirar novas.

6. Postgrain

Antigamente Instamizer, o Postgrain é uma ferramenta de gerenciamento. Ao contrário do Facebook, que já permite sozinho o agendamento de postagens, o Instagram necessita de uma ferramenta externa. E programação de postagens, sabemos, é essencial para montar um bom calendário de conteúdo. Afinal, muito mais fácil montar um cronograma do dia todo de uma vez do que voltar a sua conta várias vezes para fazer a postagem manual, certo? Dica: o plano gratuito existe, mas é um pouco limitado.

7. Iconosquare

Com um teste grátis de 14 dias, o Iconosquare é uma ferramenta de análise, que ajuda a entender o impacto das suas postagens, e o engajamento de seus seguidores, no Facebook e Instagram. Ele também permite ver como os posts patrocinados do Instagram afetaram o número de seguidores, alcance, engajamento, e muito mais.

8. Flipagram

Através do Flipagram, é possível transformar suas fotos em vídeos: ou seja, ideal para contar uma história com uma sequência de fotos. Você as reúne em um estilo “apresentação de slides”, podendo acrescentar até trilha sonora, ajustar a velocidade do vídeo especialmente para o Instagram, e incluir marcas d’água.

9. Socialrocket

Claro que toda campanha de marketing no Instagram depende dos seguidores. O Socialrocket foi projetado para ajudar a captar seguidores, gerar mais curtidas e comentários. Ele também pode ser usado para ações de direct marketing, e como gerenciador.

10.   Pontofollow

Já a Pontofollow é uma ferramenta multiuso, cujo objetivo é gerar mais visibilidade para sua página do Instagram. Além de agendar postagens e gerenciar interações, ela gera relatórios, análise de localizações e hashtags, sem a necessidade de instalação.

11.   Crowdfire

Uma ferramenta voltada para a divulgação em massa no Instagram. Através dela, você pode organizar os seguidores, encontrar perfis de seguidores em potencial, identificar quais usuários você segue que não te seguem de volta, quem são os novos seguidores e aqueles que pararam de te seguir. Ufa! Com essas informações, é mais fácil realizar ações voltadas diretamente para sua audiência.

12.   SocialRank

Não falamos lá em cima da importância de uma campanha bem planejada? O SocialRank pode ajudar em um aspecto crucial: informações demográficas. Através dessa ferramenta, é possível identificar as informações principais de seus seguidores e organizá-las por filtros para gerar listas. Facilitando muito o direcionamento das campanhas.

13.   Soldsie

A Soldsie é uma ferramenta totalmente voltada para vendas. Com planos pagos e gratuitos, ela facilita o uso do Instagram como plataforma de vendas. É só cadastrar o produto e postar no Instagram através da ferramenta, e o usuário tem acesso rápido a informações como preço e disponibilidade. Sua promessa é de um aumento de 30% de engajamento nos posts de compra!

14.   Bume

Falando novamente de seguidores, o Bume é excelente para aumentar sua base de clientes potenciais. Ele é usado para segmentar o seu público alvo, e assim garantir que seus seguidores são aqueles que realmente vão se engajar com seu perfil. Ele oferece um teste grátis de cinco dias.

15.  Instasize

Existem muitos aplicativos de edição de fotos, e baixar todos eles no seu telefone ocupará muita memória no armazenamento. Você precisará de um aplicativo all-around como o Instasize para que você possa fazer mais do que o aplicativo médio. Com ele você pode editar fotos até o nível granular e também adicionar elementos criativos como layouts de colagem, bordas personalizadas, efeitos vintage/filme e textos estilizados.

Instasize é um app que pode ir longe se sua criatividade não conhece limites! Você pode baixar o aplicativo gratuitamente no iOS e Android, também tem a versão Premium por $4.99/mês para acessar todos os recursos criativos.

16.   Etus

E por fim, como sabemos que uma campanha de marketing digital muitas vezes depende de várias mídias, o Etus é uma ferramenta de agendamento de postagens que funciona no Instagram, Facebook e Twitter.  Além disso, ela tem pequenos diferenciais como hashtags pré-programadas, e inserção de emojis.

Assim, com várias possibilidade de planos pagos e gratuitos, e as mais diversas funções, vale a pena explorar qual ferramenta é mais útil para sua estratégia.

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