LGPD

LGPD: A Lei de Proteção de Dados no Marketing Digital

O principal objetivo da Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD, é estabelecer regras sobre a maneira que os dados pessoais de uma pessoa são tratados, quer seja por outros usuários ou empresas.

Assim como empresas e organizações de outros segmentos, o marketing digital se viu obrigado a adotar uma série de adaptações quanto ao uso das informações de seus clientes.

Dentre as quais destacam-se: adequar o Landing Pages, bem como a elaboração de formulários a fim de obter o consentimento de uso dos dados, como também as normas de e-mail marketing.

Continue conosco a leitura deste artigo e saiba tudo que precisa saber para que sua empresa atenda adequadamente a LGPD.

LGPD: o que é e quem é responsável por regularizar essa lei?

Antes de mais nada é preciso entender que os dados pessoais a que se refere a LGPD, foram transmitidos em dado momento a uma empresa.

No entanto, a maneira com que utilizam essas informações para suas estratégias de divulgação de produtos e/ou serviços é que deve ser analisada.

Nesse ínterim, essa ferramenta permite ao usuário maior facilidade de acesso ao banco de dados de determinada empresa.

Além de permitir que solicite possíveis mudanças em seus dados pessoais, ou mesmo a exclusão de alguma informação quando necessário.

Vale ressaltar que a empresa que não obedecer às exigências desta lei, poderá receber uma multa equivalente a 2% do seu faturamento.

Porém, esse limite não deve ultrapassar 50 milhões por cada ato infracional.

A fiscalização da LGPD está sob a responsabilidade da ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que está vinculada diretamente à Presidência da República.

De que forma a LGPD vai impactar o marketing digital?

 

O gerenciamento de dados é uma atividade comum nas empresas que atuam com marketing digital, principalmente o inbound marketing.

Tais informações são essenciais para que os gestores consigam entender sua persona e assim traçar estratégias focadas no seu público alvo.

Para que o fechamento do negócio não seja prejudicado, o responsável pelo marketing digital deve ficar atento às normas da LGPD durante toda a jornada de compra de seus clientes.

Continue conosco e veja em quais etapas, é preciso ter mais cuidado, para não sofrer nenhum tipo de sanção do órgão fiscalizador.

Geração de Leads?

A atividade responsável pela captação de possíveis clientes (geração de leads), deve respeitar as regras da LGPD.

Existem algumas empresas que têm o mau hábito de armazenar informações dos prospects, mesmo sem saber quando e como usá-las.

Para se adequarem às normas da LGPD, deverão elaborar um planejamento onde devem constar quais os dados necessários para segmentar o público da sua empresa.

Outro aspecto que deve ser preservado é o consentimento, que deve estar explícito para seus usuários.

O preenchimento automático não deve estar associado ao checkbox, que é a área de seleção de dados.

Política de privacidade

Durante o processo de coleta de dados, deve ser disponibilizada ao usuário a política de privacidade, que deve conter informações de fácil compreensão.

Lembrando que neste documento deve ter um campo em que a pessoa poderá expressar seu consentimento.

Marketing de conteúdo

Com o objetivo de convencer o usuário a ceder ao consentimento, os profissionais de marketing digital têm apostado na oferta de conteúdos ainda mais atrativos e relevantes.

E-mail marketing

A atualização das listas de e-mail marketing deve ser constante, de tal forma que a empresa tenha certeza que o consentimento foi manifestado pelos seus contatos.

Como as empresas de marketing digital podem se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados?

Para as empresas que atuam ou pretendem marcar presença no ambiente digital é preciso se adaptar às regras da LGPD:

1 O armazenamento de dados dos leads precisa ser amparado por bases legais

De acordo com as normas da LGPD, as empresas só poderão continuar se comunicando com seus contatos, se atenderem às bases legais.

Dentre as quais destacam-se: contratos, consentimentos e legítimo interesse.  

Portanto, antes de enviar conteúdo para seus contatos de maneira arbitrária, é fundamental conhecer a fundo sobre as bases legais impostas pela LGPD.

2 Mudar as estratégias de prospecção invasivas

É preciso entender que a intenção da LGPD não é impor barreiras no processo comercial das empresas de marketing digital, nem piorar os resultados do trabalho desenvolvido.

Embora, essa ferramenta de proteção seja bastante flexível, é fundamental que as empresas se atentem com as práticas consideradas discriminatórias ou invasivas.

Por exemplo, a compra de lista de contatos ainda é uma medida comum, mas que pode apresentar divergências com a LGPD.

Entretanto, se as empresas (data brokers) que reúnem e vendem dados de usuários na internet, atendem às bases legais para essa coleta de informações, essa medida é perfeitamente aceita.

3 Facilitar a saída

Antes de ser profissional do marketing digital, você também é consumidor e nessa posição provavelmente já encontrou dificuldade em cancelar uma assinatura, não é mesmo?

A fim de dificultar a saída dos usuários, as empresas têm o péssimo hábito de usar recursos como botões escondidos e processos ineficientes.

Com as novas regras da LGPD, o usuário tem o direito de dispensar o seu consentimento garantido.

Desse modo, a empresa fica obrigada a prestar orientações claras acerca da saída do usuário de sua base de dados.

Por fim, algumas etapas de adaptação ao novo sistema são fundamentais para as empresas, tais como:

  • Submeter-se a uma avaliação junto a um consultor jurídico habilitado em privacidade e proteção de dados;
  • Elaborar o Data Protection Impact Assessment (Avaliação de Impacto de Proteção de Dados), que é um documento que aponta quais medidas devem ser adotadas.

Como também, definir um planejamento, com o objetivo de deixar os processos alinhados à LGPD

  • As plataformas de marketing digital devem atender às normas de privacidade e proteção de dados, impostas pelo novo sistema.

Conclusão

Definitivamente, atender à Lei Geral de Proteção de Dados é um passo importantíssimo para as empresas de marketing digital.

Afinal, essa é uma das áreas que mais foi impactada pela nova legislação.

Tendo em vista que a LGPD pode ser um tanto quanto complexa para as pessoas que não possuem intimidade com o direito.

O recomendável é contar com o apoio de uma empresa de marketing digital especializada.

 

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