A importância do Design Gráfico para o desenvolvimento das empresas

Enquanto uma imagem pode valer mais que mil palavras, o design gráfico pode valer milhares de reais em qualquer negócio. Por isso, levamos em consideração à importância do Design Gráfico para o desenvolvimento das empresas.


O design gráfico é mais do que apenas estética; O design gráfico é uma forma de comunicação entre a sua empresa e o seu público alvo.

As empresas usam gráficos em todas as fases do funil de marketing para informar, encantar e, eventualmente, persuadir a comprar (ou realizar a ação desejada).

Você pode criar um design de folheto para informar seu público sobre um workshop que está por vir, criar e-mails para vender um serviço aos clientes atuais ou criar uma página de vendas para o lançamento de um novo produto.

E ainda, utilizar sua logo em diversos itens promocionais.

Se você está em um negócio, você está no ramo de design gráfico.

Vejamos 5 razões que nos reforçam a importância do Design Gráfico para empresas:

1. As primeiras impressões são importantes.

Empresas que pretendem causar uma impressão positvia e duradoura, sabem da importância do Design Gráfico.

A primeira vez que um visitante interagir com sua marca , será o inicio da construção de um relacionamento comercial.

O primeiro design que um cliente em potencial encontra pode ser um cartão de visita, uma página de vendas em seu site, um anúncio online, um panfleto, sua última postagem em mídia social ou até mesmo a embalagem de seu produto.

Aproveite a primeira etapa da jornada do comprador, implementando gráficos relevantes que contam a história de sua marca (dica: você pode precisar dar uma nova cara no seu Facebook).

Quando um cliente ouve falar de sua marca pela primeira vez, é provável que ele faça uma pesquisa preliminar em seu site antes de fazer uma compra.

O que a página inicial do seu site diz sobre a sua marca? Existem cores brilhantes e alegres com fontes extravagantes? Ou você usou elementos de design elegantes e profissionais com tons de cinza e prata?

2. Consistência é credibilidade.

Logo quando pensamos na importância do Design Gráfico, não podemos deixar de pensar na consistência como forma de credibilidade em sua area de atuação.

Quanto mais conteúdo você fornecer para ajudar a resolver um problema ou aliviar a dor da sua persona, mais o público confiará em seus conselhos e começará a considerá-lo um especialista em sua área.

Para demonstrar esse ponto, digamos que você esteja caminhando no parque e veja um jogador de basquete acertar uma cesta de 3 pontos. Foi um ótimo arremesso, mas você diria que ele é um ótimo jogador de basquete porque fez uma cesta?

Provavelmente não; poderia ter sido um arremesso de sorte. Se você tivesse visto o mesmo jogador acertar 30 cestas seguidas, no entanto, poderia começar a acreditar que ele é, na verdade, um jogador profissional de basquete.

A consistência cria credibilidade.

O mesmo princípio se aplica ao marketing e branding; se você criar um conteúdo que ajude alguém a resolver um problema ou aliviar uma dor, é bem provável que essa pessoa o procure para obter conselhos novamente quando se deparar com uma situação semelhante no futuro.

A criação de conteúdo consistente é a chave para construir um relacionamento com pessoas que confiam na sua marca e acreditam na sua mensagem.

3. Eficiência

O design gráfico é importante para qualquer empresa que deseja compartilhar informações com facilidade. O HubSpot relata que os infográficos são realmente curtidos e compartilhados nas redes sociais 3 vezes mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.

Os infográficos são uma ótima maneira de resumir as informações que o seu público ira ler (ou desistir imediatamente). Os humanos são fortemente influenciados por recursos visuais; adicionar gráficos relevantes ao texto pode aprofundar a compreensão e coleta de informações.

Se você já aprendeu outro idioma com o Rosetta Stone, já experimentou o fenômeno do uso de recursos visuais para aprofundar a compreensão e a lembrança.

Este software de aprendizagem de línguas nunca oferece definições explícitas para palavras estrangeiras, mas, em vez disso, força o aluno a inferir a resposta usando pistas de contexto visual.

Aprender ativamente ajuda você a reter suas novas habilidades no idioma. E antes que você perceba, pensará em seu novo idioma – em vez de apenas falá-lo ”(fonte: Rosetta Stone).

Tente incorporar infográficos em qualquer lugar em que você atualmente use grandes blocos de texto para explicar as informações.

Tem uma página de “como fazer”? Transforme-o em um infográfico fácil de seguir. Postando um artigo sobre estatísticas de mídia social em seu blog?

Adicione um infográfico resumindo as estatísticas importantes.

4. A criatividade mata a competição.

O design gráfico é importante para qualquer empresa que pretenda eliminar a concorrência no mercado. Com todas as ferramentas de design online gratuitas disponíveis hoje, nunca foi tão fácil criar conteúdo de qualidade.

Essa facilidade na criação de conteúdo é uma coisa boa para quem procura construir uma marca; porém, vem com o alto preço de uma nova competição. Para ficar à frente dos concorrentes no mercado, você precisa ser criativo.

Crie conteúdo que se aproxime de uma ideia, resolva um problema ou alivie um ponto crítico de uma forma inovadora.

O design gráfico pode ser usado para criar empatia com o público, mostrando literalmente ao público como a vida seria e como seria com o ponto de dor x resolvido por seu produto, serviço ou conselho.

5. Sua mensagem é importante.

Acima de tudo, o design gráfico é importante para qualquer empresa contar sua história. Quer você seja um micro empreendedor vendendo joias na Etsy ou parte de uma operação multimilionária de comércio eletrônico, sua empresa tem uma história para contar.

O design gráfico comunica mais do que apenas palavras ao seu público. Mesmo elementos de design simples, como escolha de fonte e esquema de cores, podem ajudar a retratar uma emoção ou sentimento que apoia sua mensagem.

Embora a mensagem de todos os gráficos em sua empresa seja um pouco diferente, todos eles devem contar a mesma história sobre sua marca.

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