5 Dicas Que Vão Te Ajudar Na Hora Do Rebranding

Renovar a marca de seu negócio – rebranding – pode parecer uma oportunidade para um novo começo ou um movimento arriscado que pode prejudicar tudo o que você fez até agora.

Mudar a marca de uma empresa não é uma decisão a ser tomada do nada e certamente não é algo a ser feito com frequência. O rebranding pode ser extremamente caro e ter um processo demorado.

Rebranding: Provavelmente não é o que você pensa

Se você considerou o rebranding, provavelmente tem alguma ideia do que acha que o processo envolve. Infelizmente, muitos profissionais de marketing cometem grandes erros nessa área.

O Cambridge Dictionary define rebrand como mudar a maneira como uma organização, empresa ou produto é visto pelo público.

A Market Business News acrescenta que a rebranding é uma estratégia de marketing que envolve a mudança do logotipo, nome, símbolos de uma empresa ou uma combinação de todos eles.

O que nenhuma dessas definições pede que você faça é descartar tudo o que você já fez em seu negócio e começar tudo de novo do zero.

Rebranding é uma forma de mudar a aparência ou personalidade de uma marca estabelecida. Como empresa, você já estabeleceu uma marca que seus clientes fiéis reconhecem e se identificam.

Se o motivo da mudança de marca é aumentar sua base de clientes ou a empresa, é importante evitar decepcionar seus atuais clientes. Rebranding não é o ato de criar uma nova marca para substituir a existente; o objetivo é melhorar a marca que você já tem..

5 razões pelas quais você deve considerar o rebranding

Embora haja muitos motivos para evitar grandes mudanças em sua marca, a reformulação da marca costuma ser o próximo passo para o sucesso. Existem muitos motivos pelos quais uma empresa pode ser renomeada. Essas razões se enquadram em duas categorias principais.

Rebranding proativo – Quando uma empresa faz o rebranding para aproveitar uma oportunidade de crescimento ou evitar ameaças potenciais à empresa.

Rebranding reativo – quando ocorre um evento significativo dentro da empresa que cria naturalmente uma mudança que a marca original não cobre.

Se a sua empresa está passando por uma dessas 5 mudanças, pode ser hora de você considerar o rebranding.

1. Potencial de crescimento

Talvez sua empresa tenha experimentado um boom de popularidade e você esteja pronto para disponibilizar seus produtos internacionalmente. Uma marca mais limpa e universalmente reconhecida pode fazer sua empresa parecer coesa em vários países.

Além disso, o rebranding pode ser mais inclusivo para novos consumidores em potencial, enquanto permanece fiel aos clientes atuais.

2. Novos Produtos

Às vezes, uma marca se encaixa em uma pequena empresa, mas quando essa empresa se expande para oferecer linhas de produtos adicionais, a marca não se encaixa mais.

Se sua marca foi projetada para mostrar um produto específico e você está expandindo para incluir produtos adicionais sob o mesmo guarda-chuva, a reformulação da marca é uma ótima ideia.

Em vez de passar por uma grande mudança de design, mudanças sutis em seu logotipo e nome podem ser a correção de que você precisa. Por outro lado, algumas empresas criam produtos com pouca ou nenhuma semelhança.

Nesses casos, criar marcas separadas para cada produto provavelmente faz mais sentido.

Dependendo do tamanho de sua expansão, sua marca original pode servir como inspiração para marcas de produtos menores.

3. Fusões no Rebranding (União de duas empresas)

Se o seu negócio está se fundindo com outra empresa, recriar uma marca que reúna as empresas é um próximo passo. Infelizmente, muitas empresas apressam-se nessa etapa e simplesmente juntam dois nomes.

Deixar de considerar como duas marcas se encaixam pode prejudicar ambas as marcas. Esse tipo de rebranding às vezes pode ser realizado por meio de uma combinação de marcas.

Por outro lado, uma marca inteiramente nova pode surgir.

4. Publicidade Negativa

Embora toda empresa receba alguma publicidade negativa, há eventos tão significativos que podem destruir uma empresa. Uma empresa, ou parte de uma empresa, que ainda é viável pode sobreviver a tais catástrofes por meio do rebranding.

Na era da Internet, uma má reputação pode durar para sempre. Mudar a marca de sua empresa com uma nova declaração de missão, nome e lema pode permitir que sua empresa continue à tona.

5. Imagens desatualizadas

Os consumidores estão sempre ansiosos e, se sua empresa parece que pertence ao passado, pode em breve acabar lá. Conforme as tendências e os conceitos de design evoluem, os consumidores que sempre têm um smartphone em mãos esperam se deslumbrar com imagens atualizadas e atraentes.

Seja o seu esquema de design, um nome de empresa que não sai da língua ou uma combinação de cores que pertence ao século passado, tudo o que não é moderno está desatualizado.

Basta ver como restaurantes de fast-food como o Taco Bell ou o McDonald’s mudaram sua aparência ao longo dos anos para acompanhar os tempos.

Felizmente, esse tipo de rebranding pode não exigir mudanças drásticas. Encurtar o nome de sua empresa pode torná-la mais atraente em seu site ou canais de mídia social.

Ajustar um logotipo com design gráfico ou mudar a cor pode oferecer a atualização de que você precisa sem tornar sua empresa irreconhecível

Como começar um Rebranding

Agora que você tem uma compreensão mais clara do que implica o rebranding e os motivos pelos quais pode querer mergulhar, você provavelmente já tomou sua decisão.

Você sabe do que sua empresa precisa, mas dar o primeiro passo pode ser assustador.

Afinal, o que acontece se você tomar uma decisão errada ou se sua ideia decepcionar seus clientes existentes?

Assim como o momento e os motivos para sua mudança de marca, a maneira como você aborda o processo faz toda a diferença.

Faça isso ao mudar a marca

• Atualize os ativos para uma aparência moderna.

• Destaque-se da concorrência.

• Seja autêntico com a história da sua marca.

• Seja claro e conciso.

• Direcione seu público.

Não faça isso ao mudar a marca

• Não destrua o que você já construiu.

• Não afaste seus clientes leais.

• Não tome decisões sem uma pesquisa adequada.

Não importa o motivo do rebranding, uma imagem profissional é vital para o sucesso de qualquer negócio. Correndo para um a mudança pode levar ao desastre se não for pensada, mas uma mudança calculada muitas vezes leva ao sucesso.

Claro, se você precisar de ajuda para misturar esses ativos de logotipo ou criar um perfil de marca para sua equipe, a Green Digital está à sua volta.

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