Digital influencer de sucesso

Como se tornar um Digital Influencer de Sucesso

Você com certeza já ouviu falar dos digital influencers do Brasil; PC Siqueira, Whindersson Nunes, Natalia Arcuri, e isso falando apenas dos YouTubers. Ainda existe todo o leque de mídias sociais onde criar uma presença online, como o Twitter, Instagram e Facebook. E com essa presença online, um digital influenciar pode gerar renda, e publicidade sem igual para os negócios com os quais fazem parceria. 

Mas a marca de um digital influencer não é apenas o número de seguidores. Sua influência é definida pelo engajamento do público com o conteúdo que ele fabrica. Por definição, um digital influencer é alguém que pode influenciar outras pessoas online, formando opiniões e escolhas de consumo; e a chave para essa influência é a relação estreita do influencer com seu público.

Então, por onde começar? Como ser um digital influencer? Existem tantos modos quanto existem oportunidades, mas alguns princípios chaves são universalmente úteis:

Personalize sua marca como digital influencer

Para um digital influencer, sua personalidade é a sua marca. Autenticidade é um ponto chave para construir uma relação com seu público; sua influência vem da confiança que eles tem em você, como pessoa.

Então, antes de tudo seja você mesmo. Compartilhe aspectos pessoais da sua vida, com os quais as pessoas possam se identificar. Compartilhe seus sucessos e realizações; assim seu público acredita que você sabe do que está falando! Compartilhe seus fracassos e perdas; assim seu público sabe que quem está falando é um ser humano de verdade, que aprendeu com seus erros!

Importante também é encontrar uma “voz” consistente; um estilo, ou persona, que seja reconhecível. Aquele que, quando você publicar conteúdo, seus seguidores nem precisam olhar pro nome de usuário pra te reconhecer.

Descubra seu nicho

Pode parecer contra-intuitivo. Você pode se perguntar, ‘mas se eu quero expandir a minha influência, porque eu vou me limitar’? Mas a questão não é limitação, é especialização. Se você está focado em um segmento específico de mercado, seu conteúdo fica muito mais personalizado e eficiente. Além disso, você garante que vai ser abordado apenas por marcas que tem interesse no seu trabalho.

Para descobrir qual vai ser o seu nicho:

  • Invista nos seus talentos. Muito mais fácil se especializar em algum tema quando você já tem interesse nele, ou um conhecimento base. Então se pergunte; do que você gosta de fazer? Em quais assuntos as pessoas confiam na sua opinião, ou te pedem ajuda? Em que campo você se destaca?
  • Descubra se existe um mercado. Quando você descobrir onde estão seus talentos, tem então que descobrir se existe um mercado procurando por eles. Você pode, por exemplo, procurar por palavras-chaves e verificar a quantidade de anúncios que aparecem no Google.
  • Fique de olho nas tendências. Muitos assuntos que se tornam extremamente populares muito rápido também deixam de ser populares muito rápidos. É melhor buscar temas que tenham relevância no longo termo, pra ajudar a construir sua influência também no longo termo.

Invista na qualidade do seu conteúdo

Não importa qual seja seu negócio, esse ponto nunca muda. Nada pode vencer um produto de qualidade; e no caso de um digital influencer, o produto é o conteúdo gerado. Ao analisar como ser um digital influencer, leve isso em consideração.

A apresentação do seu conteúdo é importante, claro – posts bem estruturados, vídeos bem produzidos – mas nem a melhor produção do mundo compensa um conteúdo vazio, ou mal feito. Mas, pensando de outro jeito, um conteúdo de excelente qualidade muitas vezes perdoa uma edição amadora.

Quantos dos influenciadores digitais de hoje em dia não começaram seus canais como hobbies ou projetos de paixão? O conteúdo que acrescenta valor, que vale a pena compartilhar, é a forma verdadeira de atrair um público. Eles querem ouvir o que você tem a dizer, porque o que você tem a dizer é útil e confiável.

E uma dica: pra criar conteúdo confiável, nada supera apoiar seus argumentos em dados, e em fontes transparentes. Compartilhe com seu público não só o que você acha, mas porque você acha.

Marque presença como digital influencer

Agora que você tem um conteúdo rico, você tem que divulgá-lo para o seu público. Algumas estratégias para divulgar seu produto, e atingir o público certo, são:

  • Escolha a mídia certa. Nós já falamos das muitas redes sociais onde se encontram os influenciadores. Mas não adianta sair usando todas elas indiscriminadamente; antes de mais nada, o seu público alvo está presente naquela plataforma em específico? E, se está, lembre-se também de criar conteúdo pertinente para cada plataforma; se você pretende ser um digital influencer no Instagram por exemplo, lembre-se é uma mídia social super visual, focada em fotos e vídeos. Já o Linkedin, mais formal, é um local muito melhor para compartilhar textos técnicos.
  • Entre em contato com os negócios locais. Especialmente no começo, as grandes marcas e patrocinadores podem estar fora do seu alcance. Mas você pode entrar em contato com os negócios locais, que bem provavelmente vão querer saber mais sobre você.
  • Apareça também no mundo real. Boa parte do seu trabalho com certeza vai ser online, mas marcar presença no mundo real também é muito importante. Comparecer a eventos, encontros, etc., não só te ajuda a se manter atualizado e rico em conhecimentos, como é um momento excelente para formar parcerias. E falando em parcerias…
  • Se conecte com outros influencers. É importante criar uma rede de conexões. Vocês podem partilhar conhecimento, trabalhar em projetos conjuntos, ajudar a promover um ao outro — as vantagens são muitas.

No fim do dia, mantenha sempre em mente: o ingrediente mágico de um digital influencer é de estar mais próximo do público do que nunca antes. Ele é alguém a quem os consumidores querem ouvir, em uma era com tanto excesso de informação que todos temos que filtrar o conteúdo ao qual estamos expostos. Por isso ele é uma estratégia de marketing tão valiosa.   

Então, se você quer se tornar um digital influencer de sucesso, o ingrediente essencial é sua relação com seu público. Ali você deve investir ao máximo.

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