Como ganhar dinheiro no Youtube? Conteúdo para monetização

Como ganhar dinheiro no Youtube? Conteúdo para monetização

Segundo o YouTube, a monetização de vídeos tem algumas regras para acontecer. Nem tudo que é mandado para o site gera renda, mas o próprio site sugere que se crie todo o conteúdo dentro do material upado para garantir a monetização. Vídeos caseiros, de “faça você mesmo”, tutoriais, vlogs diários, videoclipes ou curta-metragens originais são os mais fáceis de gerar algum lucro. Se como ganhar dinheiro no Youtube também é uma de suas dúvidas, confira conosco um pouco mais sobre o assunto 😉 

Se o conteúdo de um vídeo está de acordo com as regras para monetização de vídeo, o dono do canal pode ativa-lo para receber anúncios pelo YouTube Analytics, que consistem em vários formatos de propaganda, como banners laterais, banners de sobreposição, anúncios em vídeo puláveis ou não. Dessa forma o Youtube recompensa o produtor do conteúdo pelo impacto gerado pelas publicidades ativas no canal. Este cálculo é feito de acordo com muitas variáveis, como o numero de inscritos no canal e a quantidade de visualizações em determinado vídeo. Alguns formatos dependem ainda da quantidade de cliques gerados no banner, ou do tempo que o espectador assiste ao anuncio.

Como ganhar dinheiro no Youtube e gerar outras receitas 

Ainda sobre como ganhar dinheiro no Youtube e a monetização através das produções do site, é importante observar que a receita gerada pelos vídeos não é a maior fonte da renda dos Youtubers. A maioria deles se beneficia da exposição para vender sua imagem ou espaço em seus canais. O chamado Merchan acontece com frequência, mas o Youtube precisa ser notificado. Caso algum anunciante tenha pago para o criador de conteúdo produzir um material promovendo, usando, avaliando, ou testando algum produto ou serviço é necessário reportar ao site, principalmente se o vídeo estiver com a opção de monetização do youtube ativada. Esta medida visa evitar que haja a veiculação de materiais de outras marcas que possam conflitar com o Merchan apresentado no vídeo.

como ganhar dinheiro com youtube
Youtuber Karol Queiroz

Além dos merchans e do dinheiro recebido do próprio Youtube, os criators ainda tem a possibilidade de explorar sua notoriedade na internet assinando colaborações com diversas marcas. Com é o caso da Youtuber Karol Queiroz, dona de um canal com 118mil seguidores, que lançou recentemente uma linha de batons em conjunto com a marca de cosméticos Evie Dee, ou então a Youtuber e blogueira Lia Camargo, dona do canal Just Lia com 246mil inscritos, que assinou uma linha inteira de cosméticos com a marca T.Blog Shop e também uma coleção de estampas para camiseta com a marca Chico Rei.

como ganhar dinheiro no youtube
Blogueira Lia Camargo

Como ganhar dinheiro no Youtube é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque. Este novo meio de fazer publicidade já está sendo incorporado ao planejamento de marketing de diversas marcas. Ainda no começo do deste ano, no evento Brandcast promovido pelo próprio Youtube, a CEO da empresa, Susan Wojcicki, anunciou que o site não só é mais relevante entre pessoas de 18 e 49 anos que todas as emissoras de TV dos Estados Unidos, como também a Interpublic Group, uma das maiores agências de publicidade do mundo, planeja migrar seu investimento de US$ 250 milhões das tradicionais campanhas publicitárias de TV para o YouTube ao longo do próximo ano.

O Youtube criou todo um novo mercado dentro e fora da internet. E todo esse dinheiro girando gerou novas oportunidades pra quem tem conhecimento do meio digital. Como é o caso da produtora Coletive, uma produtora de vídeos e conteúdos digitais focada, exclusivamente, em atender youtubers. A renda da empresa vem 100% desse nicho, com contratos variando entre pagamentos fixos por parte do criador de conteúdo, ou porcentagens na rentabilidade mensal do canal. A Coletive mantém uma estrutura de até 30 funcionários. Responsável por administrar canais enormes, como é o caso do canal da youtuber Kefera, o Cinco Minutos, que bateu 8milhões e meio de inscritos em junho desse ano.

Menu