Como conseguir seguidores (reais) nas mídias sociais em 2019

Como conseguir seguidores (reais) nas mídias sociais em 2019

Como conseguir seguidores nas Mídias Sociais

Um dos assuntos mais falados do marketing nas mídias sociais é como conseguir mais seguidores.

E não apenas seguidores: seguidores reais, não robôs. As marcas querem aumentar seu número de seguidores de forma autêntica, adicionando pessoas reais que realmente gostem delas e estejam inclinadas a se engajarem. Isso não é uma tarefa fácil em 2019!

Por isso, foi realizada uma pesquisa com as últimas tendências e como novas marcas estão crescendo do zero até 10.000 seguidores – e como marcas já conhecidas estão crescendo além destes dez mil seguidores.

Vamos ver os insights desta análise?

Primeiro de tudo: o quão importante é a quantidade de seguidores?

Uma percepção comum é que a quantidade de seguidores é uma métrica de vaidade, ou seja, não teriam efeito nenhum além de um número grande para exibir. Muitas vezes entende-se que a quantidade não tem relação com o engajamento de um post ou com o CTR (click thru rate) de um conteúdo. Como diversas outras métricas de vaidade, você pode medir seguidores, mas pode ser difícil perceber como eles importam.

Mas, cada vez mais, a contagem de seguidores é importante para contar a história de uma marca.

Seguidores importam.

Seguidores significam confiança.

Uma contagem saudável de seguidores gera provas sociais positivas para sua marca. As pessoas estão mais inclinadas a seguir contas que possuem uma grande quantidade de seguidores. Até as próprias redes o recompensam por sua quantidade de seguidores: o Instagram, por exemplo, permite que você coloque links de “deslize para cima” em suas stories quando atingir 10.000 seguidores.

Portanto, essas contagens de seguidores não apenas influenciam o comportamento e os recursos de acompanhamento, como também afetam a maneira como sua presença na mídia social é percebida.

A quantidade de seguidores importa. Eles são importantes para os profissionais de marketing, para os indivíduos e para as marcas.

Então, vamos discutir algumas formas de como conseguir mais seguidores.

Ganhar seguidores - 5 dicqs

Como conseguir seguidores: 5 estratégias

Vejamos a seguir estratégias comprovadas para conseguir mais seguidores:

1.     Promova seu perfil em todos os seus canais “próprios”

Seus canais “próprios” são aqueles que você tem total controle – por exemplo, seu próprio website, seu blog, seus e-mails. Promover seu perfil nestes canais são ótimas formas de ganhar seguidores.

Vamos ver em detalhes suas fontes de canais “próprios”:

Primeiramente, você pode promover seu perfil no seu blog.

Além dos links nos rodapés – que são a forma mais comum de promover suas redes sociais quando pensamos em como conseguir seguidores -, você pode colocar botões tipo call-to-action nas postagens para que o leitor siga a rede social para continuar se informando daquele assunto. Inserir botões assim é bastante fácil, especialmente se seu blog for desenvolvido em WordPress: basta procurar por plugins que façam esta tarefa, instalar e utilizá-lo sempre que possível.

Após, promova seu perfil no seu website.

Dependendo da sua área de atuação, talvez seu website seja seu canal com mais visibilidade. Assim como no blog, é bastante comum encontrar links para as redes sociais da empresa no rodapé do site – então siga o padrão e garanta a divulgação dos seus perfis neste local. Você também pode dar destaque a alguma rede social em específico – aquela que deseja promover – em algum lugar no menu ou em um pop-up.

E, finalmente, promova seu perfil nos e-mails que envia.

Você com certeza já viu isso: no e-mail que recebeu de alguém, em sua assinatura há links para websites ou redes sociais. Então por que não fazer a mesma coisa? Há também a possibilidade de colocar links para suas redes sociais no rodapé dos e-mails – tanto para e-mail marketing e newsletters como para e-mails transacionais, como recibos e avisos de status de pedidos. Você pode utilizar texto para promover suas redes sociais ou simplesmente inserir imagens representando as redes sociais.

E isso nos leva ao próximo tópico sobre como conseguir seguidores.

2.     Preencha todos os dados do seu perfil – e deixe-o atraente

As pessoas costumam estar mais inclinadas a seguir perfis que:

  1. Parecem reais. Isso inclui a foto de perfil (que não seja simplesmente uma imagem padrão) e uma imagem de topo customizada;
  2. Tenham uma descrição interessante e útil, que os conte quem você é e do que o perfil se trata;
  3. Tenham um design atrativo de seu feed de conteúdo. Pode ser uma série de fotos no Instagram ou uma variedade de tweets, por exemplo.

E isso também é importante na hora de utilizar a técnica de “seguir de volta”: quando você segue uma pessoa esperando que ela lhe siga de volta, ela tende a avaliar todos esses fatores – além, claro, da quantidade de seguidores que você já possui.

Em sua maioria, marcas e negócios já estabelecidos já possuem estratégias que incluem estes elementos. Se o seu negócio está começando nas redes sociais – ou mesmo uma pessoa querendo mais destaque – certifique-se de garantir que estes itens que citamos estão completos e atrativos antes de pensar em como conseguir mais seguidores.

Aqui estão algumas dicas mais avançadas:

  • Os highlights (destaques) das stories no seu perfil do Instagram recebem um posicionamento premium acima do seu feed. Você pode destacar seus principais momentos de stories e até mesmo atribuir miniaturas personalizadas a cada coleção.
  • No Pinterest, seus últimos Pins criam um mosaico para suas fotos de capa. Certifique-se de ter uma atividade recente de imagens vibrantes e atraentes.
  • O Facebook tem uma das seções “Sobre” mais robustas de qualquer rede social. Especialmente se você é um negócio, vale a pena investir em informações nesta área.
Hashtag em redes sociais

3.     Use #hashtags sempre que possível

Para aproveitar ao máximo esta dica, escolha algumas das hashtags mais utilizadas. Existem algumas ferramentas como Keyhole ou Hashtagify que podem ajudar na tarefa de descobrir as hashtags mais populares em cada plataforma, como Instagram ou Twitter.

Você pode adotar a estratégia de utilizar hashtags de alto volume ou, estrategicamente, escolher hashtags com menor volume – porém mais focadas em seu nicho. No Instagram você pode utilizar até 30 hashtags em suas postagens e até 10 em seus stories. Muitas marcas optam por inserir suas hashtags no primeiro comentário de seus posts no Instagram para manter a legenda da imagem mais enxuta.

4.     Aproveite ao máximo o Instagram Stories

Hashtags, como vimos, podem ajudar bastante a aumentar a sua visibilidade. E os Stories também.

Os Stories do Instagram aparecem na aba “Explorar” (ou “Explore”) do Instagram – o que significa que usuários muito além do seu grupo de seguidores podem encontrar você por lá. Você pode utilizar hashtags, geo-localização e mencionar @-usuários para destacar seus Stories.  Hashtags e geo-localização poderão fazer com que seus Stories apareçam nos resultados de buscar por aquelas hashtags e locais. E mencionar usuários através de seus @ envia notificações para eles, de forma que o perfil mencionado pode re-postar seu conteúdo em seu próprio Instagram Stories.

5.     Quer saber como conseguir seguidores? Seja autêntico!

Em tempos de automação, uma boa estratégia é simplesmente fugir dela e mostrar ao seu público que você não é um robô.

O segredo de uma estratégia de engajamento de sucesso é interagir de forma autêntica com um público nas mídias sociais. Faz sentido, não é mesmo? Esta é realmente uma das maneiras mais rápidas de aumentar seus seguidores – mas também é um processo que leva tempo e pode facilmente cair no esquecimento quando o tempo fica apertado.

Uma estratégia interessante do famoso especialista em marketing Gary Vaynerchuk é a seguinte:

  • Primeiro passo: Encontre as 10 hashtags mais relevantes em seu nicho e siga-as.
  • Segundo passo: comente os nove principais posts em cada uma das 10 hashtags.
  • Terceiro passo: Continue curtindo e comentando as postagens todos os dias.

Parece simples, não? E é. Basta manter o foco e ser autêntico. Existem algumas variações destas estratégias: algumas pessoas gostam de seguir perfis similares e ativar as notificações para ser avisado quando estas contas postam – assim, será um dos primeiros a interagir.

E, como podemos ver, a chave para todas estas estratégias é a autenticidade. Sem ela, nenhuma estratégia irá funcionar…

Seguidores no instagram

Mais dicas sobre como conseguir seguidores em 2019

Promova seu perfil com anúncios

Os anúncios em redes sociais poderão aumentar a visibilidade do seu conteúdo e do seu perfil. Por exemplo, os anúncios TrueView do YouTube colocarão seu conteúdo de frente para o público. E você pode até executar campanhas de seguidores especificamente, em plataformas como o Twitter e o Facebook.

Crie promoções cruzadas com perfis semelhantes

Trabalhar com perfis semelhantes ao seu não apenas ajudará a aumentar seu número de seguires como também lhe dará um conteúdo extra para utilizar. Uma boa ideia é abordar marcas ou pessoas e checar se elas estão interessadas em parcerias.

Promova-se em outras redes sociais

Claro, você também pode usar seus outros canais sociais para se promover. Se você deseja desenvolver um perfil social específico, pode mencioná-lo na descrição de seus outros perfis. Por exemplo, se você está buscando mais seguidores para o seu Twitter, adicione um link para seu Twitter em sua biografia do Instagram.

Use o analytics do Instagram para ver o que está funcionando.

Uma boa estratégia de mídia social é guiada por dados. Não importa qual das dicas de seguidor você tente, certifique-se de dar uma olhada nos seus números. Descubra o que está funcionando e saiba o que manter, o que parar e o que começar. Você pode encontrar esta informação no próprio menu do Instagram. Fique de olho!

Com estas dicas, você conseguirá aumentar sua quantidade de seguidores – reais, claro. Como vimos, a chave para uma boa estratégia para ganhar destaque, seguidores e engajamento, é ser autêntico e consistente. Por isso, invista nestas dicas e comece agora mesmo a investir em seus perfis de redes sociais – e nunca, jamais, compre seguidores!

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