Escrever sua Biografia no Instagram

Como Escrever sua Biografia para o Instagram

Como escreve sua Biografia para o Instagram

Um dos primeiros passos de qualquer estratégia no Instagram é preencher completamente o seu perfil. Isso inclui criar uma biografia para Instagram.

Ao contrário de outras plataformas, em que os usuários não prestam muita atenção na biografia, no Instagram ela tem lugar de honra. Pode ser a primeira coisa que usuários visualizem antes de decidir seguir ou não seguir. Isso é especialmente importante caso você esteja usando sua conta para negócios, como digital influencer, ou como conta comercial. Afinal, a bio é o local mais prático para apresentar seu negócio aos seguidores.

Mas é um textinho tão pequeno!, você pode estar pensando. Será que é mesmo possível fazer algo interessante? Ter uma biografia criativa no Instagram? Além daquela descrição super básica?

Pois a plataforma tem vários recursos interessantes para a biografia. Vamos entender um pouco melhor.

O Formato da Biografia para o Instagram

Existem alguns campos a ser preenchidos na sua biografia, além da bio propriamente dita. Eles são:

Foto do Perfil

Essencial, é claro, em uma plataforma que se destaca por ser extremamente visual. Pode parecer uma escolha simples — é só colocar o logo do seu negócio, certo? Mas mesmo aqui existem métodos pra otimizar sua biografia.

Quando o perfil for individual, é mais interessante apostar em uma foto do seu rosto. Afinal, seus seguidores sentem conexão com você. Para um perfil comercial, não necessariamente você precisa usar seu logo — o que mais o público associa com você? O que os faz pensar em sua companhia na hora?

Nome & Nome de Usuário

Que são duas coisas diferentes! O nome é o seu nome, em específico —uma dica importante caso você seja um digital influencer, ou esteja criando sua biografia para loja no Instagram— e o nome de usuário é o nome da sua conta. Os dois não necessariamente devem ser iguais.

 Mesmo se você estiver criando uma conta para negócio (e portanto, não tem nenhuma nome pessoal a acrescentar, já que a conta representa a empresa), pode se aproveitar deste recurso. Isso porque, especialmente em pesquisa, o Nome de Usuário aparece primeiro, e em negrito. Já o nome aparece embaixo, em cinza mais claro, um pouco mais discreto.

A dica é ter um Nome de Usuário curto e direto ao ponto, que já anuncie o que você quer fazer — “Loja da Lú”, ou o nome da sua empresa. Lembre-se também que o nome de usuário é o link do seu perfil. Você quer que seja simples suficiente pra ser relembrado. E então, o nome embaixo pode ser simplesmente seu nome, ou um slogan, ou seu nome de usuário novamente, mas em formato que chame mais atenção. Você pode acrescentar emojis para que ele fique mais atraente. Enfim, aqui é o momento de ser um pouco mais chamativo.

Categoria

Disponível para os perfis comerciais. Não deixe de preencher, porque isso te poupa espaço mais tarde no momento de escrever sua biografia. Ajuda seu público a perceber na hora do que se trata sua companhia. Existem doze categorias totais (empresas e organizações; esportes; filmes; livros e revistas; marcas e produtos; música; negócios locais; origens de eventos; outra; pessoas; sites e blogs; televisão) com suas próprias subcategorias; escolha apenas aquela que melhor te representa.

Biografia

Essa é propriamente a biografia para Instagram. Você tem 150 caracteres para apresentar seu perfil, o que está fazendo no Instagram, e porque outros usuários deveriam te seguir. Parece uma tarefa e tanto, não é?

A chave, como tudo mais no Instagram, é ser visual. Sua biografia deve não só ter um texto de qualidade, como ter um visual atraente.

Então, uma coisa de cada vez. Primeiro: conteúdo. O que deve estar incluso na sua biografia? Mais uma vez, depende um pouco do propósito do seu perfil.

Perfis Particulares: se você não for muito conhecido, ou mesmo se for, mas seu perfil é privado, deve responder a seguinte pergunta: quem é você? O que você faz? É especialista em estilo de vida saudável, ou agente publicitário de dia e chefe de macarons de noite? Esse é o momento de se apresentar. Inclua sua localização (sua cidade, por exemplo), o que faz, o que vende, e termine com um CTA.

Perfis Comerciais: uma técnica útil para biografia de empresas no Instagram é “O quê, para quê?” Quer dizer, o que você oferece, e para quem? Assim você apresenta seu negócio claramente. Outro aspecto importantíssimo é incluir o seu diferencial; quer dizer, o que faz do seu perfil diferente de todos os outros parecidos? Por que vale a pena te seguir? E aqui também, inclua sua localização e um CTA.

Por último, mas absolutamente essencial, é o visual da sua biografia.

O Instagram tem vários recursos para tornar sua bio mais interessante visualmente. A prioridade é sempre apresentar as informações de modo que seja fácil de ler (então, sem grandes blocos de texto!) Para isso, você pode utilizar emojis, formatação de letras, quebras de linha — que quebram também o texto, então preste atenção aonde uma frase, ou pensamento termina, e outro começa.

E não só pode, mas deve, utilizar hashtags. Além de serem clássicas do Instagram, são uma maneira rápida e divertida de comunicar aos usuários do que se trata seu perfil. Por isso, neste momento não é bom prezar por aquelas hashtags populares no momento. Mas sim naquelas que melhor definem quem você é.

E pronto! Agora é só soltar a criatividade, e criar uma biografia para Instagram que reflita a sua conta.

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