Guia de Venda de produtos no Instagram

Como vender Produtos no Instagram: Guia Passo a Passo

Em termos de mídias sociais, o Instagram está mais popular a cada dia, crescendo não só em número de usuários, mas principalmente em engajamento com o público. Essa fama não veio de mão beijada. A plataforma se esforça continuamente para trazer novos recursos, muitos deles voltados a quem usa o Instagram de forma profissional.

É o caso, por exemplo, do recurso lançado em março de 2018, o Instagram Shopping. Ele facilita o processo de vendas dentro da plataforma de maneira orgânica, que não interrompe a experiência do usuário. Essa parece ser a regra das vendas realizadas por Instagram; uma experiência orgânica. Através de links práticos, propagandas sutis, e outros recursos úteis, é cada vez mais fácil vender e comprar através da plataforma.

Mas como vender no Instagram? O que vender no Instagram? Quais as possibilidades? Vamos dar uma olhada, passo a passo.

1. Crie uma Conta Profissional

Antes de mais nada, é preciso ter um perfil de comércio no Instagram. Ele tem recursos voltados exclusivamente a vendas, e permite acesso a várias ferramentas essenciais. É questão de segundos; basta clicar em Configurações no seu perfil, e escolher a opção “alternar para o perfil comercial”. Para concluir a transição, é preciso ligar o seu perfil do Instagram a uma fanpage do Facebook — isso porque alguns dos recursos oferecidos pelo Instagram são feitos dentro da plataforma do Facebook.

2. Crie um Perfil de Sucesso

Muito importante, especialmente caso você tenha acabado de criar sua conta, investir na qualidade do seu perfil. Como as vendas no Instagram são bastante ligadas a uma experiência orgânica, é importante ter um feed atraente que inclui seus produtos, e não se trate apenas destes.

Gerenciar um perfil do Instagram envolve bastante coisa. Desde criar um cronograma constante de postagens (nem demais, nem de menos), até estratégias para aumentar engajamento, como enquetes, concursos, e etc. Você pode aproveitar todos os recursos da plataforma, como as Stories. E é importante caprichar em especial nas fotos e vídeos postados, visto que o Instagram é extremamente visual.

3. Decida o que Vender

Talvez você ainda esteja se perguntando o que vender no Instagram. A plataforma ficou bem popularizada para produtos de beleza, moda e saúde, mas essas não são, de longe, as únicas possibilidades!

Na verdade, a venda de quase qualquer produto é possível, desde que você tenha seu nicho bem delimitado. Quer dizer, não vale vender peças de carros e bolos no mesmo perfil. Mas, tendo em mente quem é o seu público alvo, você pode vender serviços, cursos, produtos… o que quiser. Produtos que fotografem bem, ou seja, que tenham um apelo visual, podem ter certa vantagem graças a mecânica do Instagram. Mas com um pouco de originalidade, não existem restrições.

4. Utilize o Instagram Shopping

Para vender no Instagram, o Instagram Shopping é o recurso mais rico. Entretanto, ele não está disponível em todos os países, e exige a versão mais atualizada do aplicativo (além de um perfil comercial; que nós já habilitamos lá em cima). Felizmente, o Brasil está dentre esses países (juntamente com Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido).

O Instagram Shopping atua em posts orgânicos, ou seja, posts comuns como qualquer outro no feed do usuário. Através dele, você pode divulgar links para compra do seu produto totalmente de graça. Vem inclusos o preço, imagem e descrições de produto, que o usuário tem acesso com um simples toque na tela. Ele é em seguida redirecionado para o site onde pode realizar a compra.

Já que a ferramenta apenas redireciona o usuário para o local da compra, é importante ter um e-commerce próprio. O Instagram em si não é a plataforma de vendas, mas sim a “vitrine” da loja. Mas com esse requisito satisfeito, como habilitar o recurso de vendas do Instagram? Vamos lá:

Em Perfil, clique em Começar. Caso essa opção não apareça, clique em Produtos, depois em Começar. Selecione então o Catálogo de Mercadorias para vincular a sua conta, e clique em Concluir. Lembre-se, todas essas opções só vão aparecer se você já tiver um perfil comercial aprovado!

Com as vendas habilitadas, você pode enviar a imagem do produto a ser vendido. A foto pode incluir vários produtos, que você vai marcar individualmente. E quando seu público quiser passear pelo seu catálogo, é só clicar na seção “Loja” ou “Shop” do seu perfil, para visualizar apenas os posts com seus produtos.

5. Explore o Instagram

O Instagram Shopping é a estrela das vendas pelo Instagram, por ser fácil e acessível. Mas não é, nem de longe, a única possibilidade de venda pelo aplicativo.

Outra opção, por exemplo, é aproveitar os Stories para fazer a divulgação. Também é possível incluir links no seu Stories, direcionando o público facilmente para a plataforma de compra. E não podemos nos esquecer da influência enorme que as Hashtags exercem no Instagram. Você pode explorar novas opções de pagamento, linkadas com o WhatsApp e outras plataformas.

As possibilidades são muitas. Vale a pena investir tempo e recursos para otimizar suas vendas pelo Instagram.

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