Redes Sociais em 2020: 6 tendências para prestar atenção
Prever o futuro das redes sociais é sempre divertido: esta área do marketing digital muda praticamente todos os dias – com novas ferramentas e recursos sendo lançados, novas formas de nos conectarmos a outras pessoas, como acompanhar e como otimizar ao máximo a sua performance online. Pensando em todas estas variáveis do mundo digital, hoje vamos compartilhar seis tendências das redes sociais para 2020 para que você já possa se preparar para o ano que vem.
Confira abaixo as previsões para as redes sociais em 2020, baseado no que estamos presenciando este ano e podendo prever que novidades estão por vir.
1. Marketing de influência vai continuar crescendo
Uma pesquisa realizada pelo Influencer Marketing Hub este mês revelou que 59% dos profissionais de marketing planejam aumentar suas verbas de marketing de influência em 2020.
Sabemos que os consumidores estão cada vez mais cautelosos com os anúncios em seus feeds e, mais do que nunca, agora procuram opiniões de pessoas em quem confiam ao tomar decisões de compra. Essas pessoas podem ser amigas e familiares, mas o círculo de confiança agora cresceu para as pessoas que seguem nas mídias sociais, variando de celebridades a artistas de nicho e especialistas em áreas específicas.
As mídias sociais sempre foram ótimas para pequenas e médias empresas e startups, porque permitem que pequenas marcas com pouco ou nenhum orçamento concorram com marcas maiores no mesmo estágio. Muitas pequenas e médias empresas não têm orçamentos para buscar os influenciadores renomados ou famosos, portanto, vemos uma oportunidade maior para o crescimento de microinfluencers como uma tendência das redes sociais para 2020.
2. Compras nas redes sociais
Esta é uma tendência que começou este ano e mostra sinais de que continuará a crescer. Cada vez mais o usuário não precisa mais sair de um determinado site ou plataforma para fazer uma compra de algum produto ou serviço que encontrou.
Agora, com apenas alguns cliques, você pode ver algo que gosta enquanto rola no Instagram para compartilhar as informações do seu cartão de crédito e fazer uma compra naquele momento. Oferecer aos consumidores esse tipo de facilidade e velocidade pode reduzir o seu funil de vendas quase pela metade – ou seja, aumentar suas chances de converter.
A tendência é que vejamos mais marcas indo nessa direção e, embora atualmente seja usado principalmente por empresas maiores e bem estabelecidas, em 2020 provavelmente veremos este recurso sendo utilizado também por marcas menores e, até mesmo a startups.
3. Instagram Stories: ainda mais destaque
Por um tempo, o Stories foi exclusivo do Snapchat – mas o Instagram e o Facebook Stories foram lançados, e agora até o YouTube tem seu próprio formato de histórias.
Esses stories podem fornecer aos espectadores uma visão mais autêntica, pois os vídeos geralmente são criados no local ou, no mínimo, tem uma mensagem diferente daquele conteúdo que é publicado no feed. E há uma enorme variedade de oportunidades no formato Stories, o que nos leva a entender esta ferramenta como mais uma tendência das redes sociais para 2020.
Como o conteúdo do Stories desaparece rapidamente, esse é o momento perfeito para os profissionais de marketing aproveitarem o Fear of Missing Out (FOOM, ou medo de perder algo) e oferecer vendas e promoções rápidas que somente usuários leais poderão encontrar.
Isso pode atrair novos usuários que desejam tirar proveito de promoções “exclusivas”, que são uma maneira de pular a contratação de um anúncio de vendas, economizando dinheiro das marcas. Os Stories também podem dar às pessoas que as usam uma maneira de aumentar o envolvimento instantaneamente – você pode adicionar pesquisas aos seus Stories ou fazer perguntas que possam ser respondidas com um simples clique.
4. Realidade Aumentada se tornará popular
A tecnologia de realidade aumentada está evoluindo gradualmente, com maior aplicação para comércio eletrônico, descoberta de produtos, ofertas especiais e muito mais.
Um ótimo exemplo é a rede IKEA, que agora oferece aos consumidores a chance de ver como seus itens ficarão nas casas dos compradores por meio do aplicativo de realidade aumentada.
O potencial desta tecnologia é gigante – os corretores de imóveis, por exemplo, podem levar os proprietários em potencial a passeios virtuais pelas casas, durante os quais as cores da tinta podem ser alteradas, as paredes podem ser removidas ou movidas para um local diferente etc. Empresas de maquiagem pode permitir que clientes em potencial experimentem seus produtos durante o intervalo do almoço ou em qualquer lugar em que estejam segurando o telefone.
Existem várias maneiras em que a realidade aumentada pode ser utilizada e, embora até agora seu uso tenha sido limitado, devido a questões tecnológicas e/ou custo, as barreiras à entrada estão diminuindo. Por isso, espere que a RA seja uma das grandes tendências das redes sociais para 2020 e além.
5. Chatbots
Quando os chatbots surgiram em nosso dia a da, os clientes foram respondidos apenas com respostas pré-escritas para perguntas que as marcas consideravam comuns, usando palavras-chave para acionar o bot. Então, logo que surgiram, eles não eram 100% úteis para todos os casos.
Agora, no final de 2019, os algoritmos estão melhorando a eficácia dos chatbots ao “entender” o que os usuários estão escrevendo para eles. As marcas não precisam mais preparar os robôs com respostas prontas, pois os chatbots podem, de certa forma, navegar na web para encontrar as respostas que os consumidores estão procurando.
Os chatbots também podem conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, oferecendo algo que nossas equipes de atendimento ao cliente atuais não podem. A inteligência do Chatbot só continuará crescendo em 2020, o que provavelmente verá mais consumidores adotando-os e mais marcas seguindo essa tendência.
6. Atendimento ao cliente melhorado
Esta é, na verdade, uma segunda parte sobre os chatbots. Sabemos que, todos os dias, o tempo que um consumidor considera aceitável entre o contato com a marca e o momento em que espera uma resposta está diminuindo. Contar com uma equipe de atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, para todas as empresas, não é realista. A utilização da tecnologia chatbot, em combinação com sua equipe ao vivo, permite esse tipo de cobertura 24 horas.
Obviamente, os bots não podem responder a todas as perguntas, nem permitem a personalização de conversar com um ser humano real, mesmo com a tecnologia avançando – mas muito tempo pode ser economizado para os funcionários de atendimento ao cliente deixando perguntas comuns, alterações de endereços e senhas aos cuidados dos chatbots.
Os chatbots ainda não se destacaram muito, mas parecem se tornar mais proeminentes como uma das tendências das redes sociais para 2020 – com possíveis economias de custo e melhorias que podem levar a uma mudança maior.
Conclusão: tendências das redes sociais para 2020
Com as diversas tecnologias envolvendo mídias sociais e novidades praticamente diárias, existem ainda outras micro-tendências que poderíamos apontar para o próximo ano. Estas são, porém, as mais promissoras tendências das redes sociais para 2020, baseado no que pudemos observar em 2019.
E você, o que acha que será tendência em 2020? Comente!