marketing para pequenas empresas

Marketing para Pequenas Empresas: Como se Destacar?

Marketing pra Pequenas Empresas: Como se destacar?

O ponto de saída de qualquer estratégia de marketing, sempre, sempre deve ser um objetivo. É impossível traçar uma estratégia sem saber aonde você quer chegar, especialmente considerando a pluralidade do marketing; existem mil e umas ações de marketing para empresas nas quais você pode investir. Como escolher a melhor para o seu negócio?

Bom, depende do seu objetivo. Você gostaria de fortalecer sua marca? Atrair mais clientes? Firmar uma parceria mais profunda com os clientes que já tem? Quando se trata de pequenas empresas, um objetivo muito comum é o de aumentar as vendas, e assim gerar receita para o crescimento do negócio. Aqui está a cruz da questão; a importância do marketing digital para pequenas empresas.

Por estarem apenas começando, ou em período de crescimento, pequenas empresas tem dificuldade de separar uma verba fixa para marketing. Embora tenham conhecimento pleno da importância do marketing, se perguntam: como se destacar em um mar de competidores? Isso é possível, quanto os competidores são empresas maiores, com maior verba de marketing?

Aí entra o marketing digital para pequenas empresas.

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Público Focado

Através do marketing digital, é possível ter um alcance mais incisivo. Talvez você não possa alcançar tantas pessoas quanto uma empresa grande; mas pode alcançar as pessoas certas.

Esse é o princípio da segmentação de mercado. Em vez de tentar expor sua marca indiscriminadamente ao maior número possível de pessoas, você tem um foco concentrado naquelas que são mesmo clientes em potencial. Isso já é feito em marketing tradicional, é claro, com o conceito de público-alvo.

Mas o marketing digital pode tornar o foco ainda mais fino. Uma vez que é possível ter acesso a muita informação através das plataformas virtuais, podemos filtrar cada vez mais o público. Enquanto interagimos com ele, podemos coletar informações, para entender melhor seus desejos e necessidades. Qualidade, em vez de quantidade.

Presença Online

Empresas grandes têm nomes conhecidos. E também tem a verba para tornar esse nome ainda mais conhecido. Mas a internet é um local mais democrático; embora obviamente existam custos associados, o que determina que contas um usuário vai seguir não é a verba de empresa, mas sim o relacionamento com o cliente.

No marketing para pequenas empresas, construir uma presença online depende muito de conquistar a confiança do público. Ele será responsável por apresentar seu negócio aos amigos ou seguidores. Sendo assim, você pode ter um alcance muito maior com menos investimento – desde que faça valer a confiança dos divulgadores.

Confiança

Confiança é, inclusive, uma palavra chave. Uma das grandes tarefas do marketing para pequenas empresas é provar para o público que seu negócio é confiável, competente. Sem o apoio de anos de experiência, as plataformas digitais são uma boa solução. Através, por exemplo, de blogs corporativos, você pode demonstrar o conhecimento do seu negócio sobre o assunto. Assim, cria credibilidade. Inclusive, esse é um grande princípio do marketing de conteúdo.

Economia

Um grande benefício do marketing digital para pequenas empresas é o custo. Através dos meios digitais, é possível usar ferramentas e estratégias de custo reduzido, mas de retorno excelente quando bem utilizadas. Por exemplo; se você não tem fundos para bancar um influencer conhecidíssimo, pode investir em micro-influencers. Não se trata de bater de frente com as empresas grandes, mas sim de utilizar as estratégias de marketing mais acertadas para o seu negócio.

Fidelidade

Por último, o marketing digital é ideal para criar vínculos duradouros com seu cliente. Técnica importantes do pós-venda, como e-mails com descontos, podem criar uma relação forte que ajuda a fortalecer sua base de clientes. Além disso, clientes fiéis são exatamente aqueles que vão ajudar a expor o seu negócio; que indicaram para os amigos, ou farão posts em seus perfis de mídia social.

Como a internet permite uma comunicação rápida e fácil, esse é o momento de interagir com seu público. Quanto mais ele se sentir ouvido, melhor sua relação com a marca.

Dicas para se Destacar com Marketing Digital

Soluções

O marketing tradicional procurar oferecer produtos ou serviços ao clientes. Só que hoje em dia, essa oferta é fora de série; todo cliente recebe um grande número de ofertas todos os dias. A chave é não oferecer seu produto, mas sim soluções.

Isso envolve, em primeiro lugar, identificar o problema a ser resolvido. Com um produto de qualidade, você deve saber qual problema pode resolver, e assim pode não só apresentar este para o público, mas demonstrar de que modo você tem a solução. Está respondendo uma pergunta chave: “E porque eu deveria comprar o que você está vendendo?”

Parcerias

Marketing digital também é super colaborativo. Desde parcerias com influencers, até trocas de conteúdo e links com parceiros, é impossível realizar marketing digital sozinho. A conexão com outros serviços ou pessoas torna seu negócio mais credível, e aumenta sua exposição.

Agências

Por último, pode ser que seja o momento de contratar uma agência de marketing digital para pequenas empresas. Empresas especializadas já contam com pacotes mais em conta, voltados para pequenos negócios. Seu conhecimento profundo de marketing digital (que afinal é muito extenso e variado) é uma grande vantagem, e vale a pena o investimento.

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