Seu engajamento caiu_ Aprenda como reverter

Seu engajamento caiu? Aprenda como reverter

Você percebeu que a interação e audiência com o seu público nas redes sociais estão diminuindo? Se a resposta foi sim, provavelmente você está vivenciando um processo de queda no seu engajamento.

Antes de começarmos a entender os motivos que levam a essa queda e como revertê-la, vamos deixar claro o que é o engajamento.

No Marketing Digital, o engajamento acontece quando um usuário realiza ativamente uma ação com um conteúdo em uma rede social. Essa ação pode ser uma curtida, um compartilhamento, um comentário, entre outros.

O engajamento é mensurável. Ou seja, é possível quantificar as interações que acontecem com o conteúdo por meio de métricas. As diferentes plataformas e redes sociais oferecem números e gráficos que permitem às marcas e pessoas analisarem e mensurarem esses dados.

É muito comum que muitas pessoas e empresas percebam uma queda nesses dados. Se isso está acontecendo com você, não se desespere! É possível reverter essa situação com uma boa estratégia de marketing.

Por que o engajamento caiu?

Quando falamos em redes sociais, um dos motivos que podem levar à queda no engajamento é o aumento constante de usuários e conteúdo produzido diariamente. Com mais pessoas entrando nas redes e produzindo conteúdo, torna-se impossível entregar tudo de forma homogênea. Portanto, a plataforma seleciona aquilo que será entregue ao usuário de forma personalizada. Mas, quem faz essa seleção de conteúdo?

O algoritmo! Com certeza você já ouviu falar sobre ele. Tido com o grande culpado da queda do engajamento nas redes sociais, o algoritmo nada mais é do que uma automação que seleciona os conteúdos que serão visualizados por cada usuário. Para entender um pouco mais sobre essa automação, vamos analisar como funciona o algoritmo do Instagram.

Para fazer a seleção do que será entregue a cada usuário, o algoritmo leva em consideração alguns fatores, entre eles:

  • Interesse – se você curte, comenta e compartilha muitos posts sobre moda, por exemplo, ele entende que você tem interesse neste tema e vai passar a canalizar material do tipo para você.
  • Relacionamento – O Instagram analisa todas as suas ações na rede. Com quem você mais conversa por DM, quais posts você mais curte e compartilha, o que você pesquisa. Por meio desses dados, a plataforma cria um padrão em relação a quem e a o que você gosta na rede.
  • Perfis que você segue – quanto mais perfis você segue, menos conteúdo de cada um deles você verá. Quando você segue poucas contas, a probabilidade de ver todas as postagens é maior.
  • Usabilidade – O Instagram mede a frequência com que você usa a rede social. Se você usa muito a plataforma, terá sempre conteúdos novos e atualizados. Se você frequentar pouco esse ambiente virtual, verá que receberá conteúdos mais antigos — mas com maior relevância — pois foram selecionados a partir dos seus gostos.

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Como reverter a queda no engajamento?

Agora que você entendeu como é feita a distribuição de conteúdo na plataforma, deve estar se perguntando: será mesmo possível reverter a queda do engajamento?

A resposta é sim! Algumas estratégias podem te ajudar a driblar o algoritmo e gerar grandes resultados nas redes sociais.

Invista em boas imagens

Já que começamos usando o Instagram como exemplo, vamos seguir com ele. A plataforma é extremamente visual, portanto invista em boas imagens e vídeos. Poste fotos de ótima qualidade, com cores fortes e cenários marcantes. Tenha um feed organizado e esteticamente atraente.

Use hashtags

Muita gente não se importa, mas as hashtags têm grande importância em uma postagem.

É a partir delas que seu material se torna pesquisável e atinge públicos específicos que procuram aquele tipo de conteúdo. Uma pessoa interessada no tema tem mais condições de interagir qualitativamente com o conteúdo.

Conheça e entenda seu público

Saber para quem você está falando é fundamental. Você precisar conhecer o seu público – quais os seus hábitos, gostos, dores e necessidades – para conseguir se conectar verdadeiramente e oferecer soluções que façam sentido para eles.

Explore todas as ferramentas da plataforma

Continuando com o exemplo do Instagram, a plataforma oferece inúmeras opções de produção de conteúdo e interação e você deve explorar ao máximo todas elas!

Reels, lives, feed, story – as opções de criação são variadas e possibilitam atingir pessoas diferentes, em momentos diferentes. Quanto mais você estiver presente, maior a chance do seu conteúdo ser entregue para mais pessoas.

Seja constante

Quem não é visto, não é lembrado! Já ouviu essa frase?

Se você deseja aumentar seu engajamento e criar conexão com seus seguidores, não adianta postar a cada 15 dias. A constância é fundamental para que você alcance bons resultados.

Programe-se para criar conteúdo diário e em formatos variados, assim você estará sempre ativo na rede social.

Para ajudar nessa etapa, experimente criar um calendário mensal com os temas que pretende abordar. Defina os dias e horários das postagens, organize o conteúdo e agende os posts. Assim fica muito mais fácil manter a constância!

Se você quer interação, interaja!

Quer coisa pior do que um direct não respondido? Ou uma resposta atrasada nos comentários?

Se você espera que seu público interaja com as suas postagens, você precisa estar pronto para respondê-lo com agilidade, qualidade e cordialidade.

Não se esqueça também de curtir, comentar e interagir nos stories das pessoas que você segue ou daqueles clientes que estão sempre acompanhando o seu conteúdo.

O conteúdo é o rei!

 A dica final – e mais importante – é focar na criação de um conteúdo de qualidade. Não há algoritmo capaz de atrapalhar a entrega de um bom conteúdo.

Muitas pessoas se preocupam demasiadamente com métricas de vaidade (número de seguidores, likes) e se esquecem que as redes sociais são feitas de pessoas em busca de relacionamentos. Sim! Por mais que as plataformas sejam utilizadas para fazer negócios, elas são compostas por pessoas que se conectam com pessoas. Ignorar esse fato é um erro grave.

O engajamento, no final das contas, é uma resposta à sua produção de conteúdo. Experimente ficar viciado em ser um bom criador, em vez de focar em receber notificações, e veja seus resultados decolarem!

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