Como Aumentar O Engajamento Do Instagram De Forma Orgânica

Dentro do ambiente virtual, muita gente deseja aumentar o engajamento orgânico no Instagram, entretanto, essa não é uma situação fácil. No começo é difícil ter dinheiro suficiente para promover um post e a inexperiência pode pesar nessas horas.  

 

Pensando em todos os pontos tratados, para ter bons resultados é necessário entender como funciona a dinâmica dessa rede social e como fazer com que o algoritmo atue a seu favor. Quer entender mais? Então siga a leitura!

O que é engajamento orgânico?

Engajamento orgânico nada mais é do que as interações geradas sem impulsionamento ou criação de anúncios. Contam para o engajamento as mais variadas formas com que os seguidores reagem aos conteúdos, seja através do feed ou dos stories.

 

O principal é gerar relacionamento, ou seja, é uma estratégia que traz resultados em médio prazo. Dependendo da produção de conteúdo relevante para o seu nicho e de atenção da marca, para responder e fomentar cada comentário ou direct.

 

Com o engajamento, você consegue seguidores mais qualificados e pessoas com um interesse real em seguir o que você posta. A consequência positiva de ter esse tipo de seguidores é o alcance, que se reflete em benefícios para o dono do perfil.

 

Inclusive, para facilitar, veja alguns exemplos de engajamento:

 

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Salvamento de posts;
  • Envio de mensagem no direct;
  • Compartilhamento de post;
  • Resposta às enquetes;
  • Visualizações de vídeo;
  • Dentre outras ações do tipo.

 

Em resumo, o engajamento orgânico ocorre de maneira natural e voluntária por parte dos seguidores. O dono do perfil não precisa investir em posts patrocinados para aumentar o número de seguidores e nem para pagar pela interação nas publicações.

Conheça técnicas para aumentar o engajamento

Entretanto, não basta só saber dicas para aumentar o seu engajamento no Instagram para conseguir o sonhado engajamento, assim como não basta apenas postar conteúdo e esperar pela reação das pessoas. É preciso agir com algumas técnicas. 

 

Confira algumas delas abaixo:

1 – Não deixe de usar hashtags

As hashtags são utilizadas por usuários que buscam um conteúdo específico, por exemplo, sobre brindes de aniversário. Desse modo, a sua empresa de brinde pode utilizar algumas hashtags do nicho, como ‘#brindes”, ‘#brindesdeaniversário’, entre muitas outras.

 

Como visto, use hashtags que façam sentido com o seu nicho, assim elas ajudarão você a conseguir visitantes para o perfil. O cuidado é necessário, pois quando você alcança um público que não engaja, o Instagram entende que seu conteúdo não é relevante.

2 – Tenha uma interação com o seu público

As redes sociais são uma ótima forma de interação entre perfil e usuário. Quando há um contato estreito entre esses dois lados, a relação se torna mais assertiva e vantajosa para ambos.

 

Converse com o seu público, tire dúvidas, faça enquetes, responda aos comentários e estimule o compartilhamento. Assim você fideliza os seus fãs e pode conseguir captar clientes e marcas para lhe patrocinar.

3 – Poste um conteúdo relevante para o seu público

Não fale apenas do seu produto. Mesmo que você tenha uma loja de decoração de natal para cidades, não queira apenas vender e ficar falando sobre os produtos, o que não vai fazer com que seu público reaja ao conteúdo. 

O ideal é  envolver o consumidor. Por isso, seguindo o exemplo anterior, afirme como decorações desse tipo podem mudar o clima de um ambiente todo, principalmente trazendo leveza e alegria para muitas pessoas.

Essas ideias transmitirão uma sensação de algo benéfico, não sendo apenas um simples item que será comprado. Entende a diferença? Pense no seguinte: vamos supor que na sua loja de decoração você tenha um espaço em que acontecem apresentações natalinas.

Desse modo, você instala um leitora de ticket que também emite alguns sons. Se isso for interessante para o seu consumidor, certamente ele vai buscar mais informações nas suas redes sociais, como o Instagram.

4 – Imagem é tudo, não as despreze

O carro-chefe do Instagram é a imagem, por isso, capriche na escolha delas. Prefira aquelas mais nítidas e que passem uma mensagem bacana para os seus consumidores, principalmente voltada à sua empresa.

 

Entretanto, não se esqueça de fazer com que o seguidor se sinta satisfeito e fique curioso para saber quais serão suas próximas postagens. E também aposte em sorteios. Se tiver uma empresa de turismo, uma boa pedida é sortear uma mala de viagem personalizada para empresas.

5 – Não deixe sua página fria

Não deixe sua página “mofando”, sempre poste conteúdo e esteja presente no feed. Porém, não entupa seu seguidor com fotos aleatórias só para mostrar que postou. Prefira o equilíbrio e use também os stories, realize um planejamento e cumpra-o.

6 – Conheça o seu público e fale com ele

Antes de tudo, pense na identificação deles com a sua marca. Você vai postar conteúdos e espera que eles gostem e sejam influenciados, por isso, saber o público que deseja o seu serviço é fundamental para que você faça postagens assertivas. 

 

Não adianta falar sobre futebol com quem não gosta de esportes. Por isso, se for vender camisas de clubes, é melhor mirar em um público que goste do esporte e se sinta motivado a acompanhar conteúdos sobre o assunto.

 

Um outro caso que podemos pensar: se você é uma empresa que faz a gestão condominial, fala sobre a boa convivência com condomínios, ações importantes dentro desses locais, entre outras frentes.

 

Por isso, entenda primeiramente quem é o público que deseja atrair, o que ele está buscando e qual a melhor forma de se comunicar. Isso ajudará a criar uma linhas editoriais, tom de comunicação, estilo de imagens, regularidade e horários das postagens.

 

Com esse perfil, haverá condições reais de criar conteúdos melhores, que entreguem valor e geram reconhecimento de marca. Mas não ache que o resultado virá imediatamente. É preciso tempo para atrair quem já te segue e novos seguidores. 

 

Bons conteúdos são comentados, compartilhados e recebem menções. Conteúdo é rei, ou seja, cuide dele e seja assertivo.

7 – Comentário humaniza relação

Não queira só que as pessoas te sigam. Siga quem pode ser seu potencial cliente, ademais, veja quais são os seguidores mais engajados com as hashtags que você usa – assim como os seguidores mais engajados dos seus concorrentes, entre outros consumidores.

 

Mas não queira só seguir. Interaja, curta e comente as publicações delas. Pois um comentário mostra que você se importou com o que a outra pessoa disse e isso fideliza sua interação com ela. 

 

Outra ideia boa é postar fotos mais informais e não muito profissionais, o que pode causar mais empatia, porque assim você mostra o seu lado mais humano e as pessoas se identificam com isso. E,  ainda, ajuda a levar o conceito para a realidade do seguidor.

8 – Faça parcerias estratégicas com  influenciadores 

Os influenciadores no Instagram podem te ajudar a crescer organicamente. E você não precisa pagar pela ajuda, mas tem que procurar por micro influenciadores do seu nicho. 

 

Para começo de um relacionamento, faça uma  interação com essas pessoas de forma natural, sem assustar. Envie produtos, converse e proponha parcerias não pagas. Não espere retorno após enviar uma remessa de produtos.

 

Entre em contato com esses pequenos influenciadores e pense em ações conjuntas. Ofereça produtos promocionais personalizados, convide-os para uma live, indique-os em seu canal, faça uma parceria com produtos/serviços, convide-os para serem embaixadores.

 

Além de todos os pontos já citados, pense em como eles podem lhe ajudar e que você pode fazer que também os ajude. Ademais, foque em ter parcerias que casem com o seu nicho, para que tudo fique ainda melhor.

 

Pensando nisso, os influenciadores de papelaria podem abordar sobre, por exemplo, uma etiqueta para automação comercial nova da sua loja. Ou seja, saiba falar com quem pode te oferecer algo positivo.

9 – Divulgue “seu peixe” em outros canais

O Instagram pode ser o seu principal canal, mas você precisa saber vender o seu peixe. Se você já tem outros canais ativos, por exemplo, sites, e-mail e outras redes sociais, utilize-os também para divulgar seu perfil no Instagram.

 

Insira botões de compartilhamento nas redes sociais em seu blog, faça com que os seus leitos vão até a sua página do Instagram em sua newsletter e compartilhe seus Stories do Instagram no Facebook. Essas estratégias ajudam a captar seguidores.

10 – Faça o gerenciamento de sua redes social

Mantenha a regularidade das postagens, saiba quais são os melhores dias e horários para postar, opte por melhores formatos dos posts, entre outras ações, pois tudo isso ajuda a otimizar sua performance.

 

Esses cuidados contribuem para a relevância da sua página, geram reconhecimento de marca e profissionalizam sua atuação.

 

Para ajudar a sua gestão de Instagram, procure ferramentas que te ajudem com agendamento de posts e stories, monitore os seus concorrentes diretos e faça uma análise de desempenho.

 

Pois assim você consegue ver com números como anda a sua interação, o que precisa melhorar e como atrair mais gente. Também facilita que as mensagens diretas cheguem até você. Às vezes, pode-se perder uma grande oportunidade se houver o impedimento do recebimento de directs. 

 

Inclusive, o seu seguidor pode se sentir desprestigiado e, assim, não querer mais te seguir. E, por fim, o software de gestão financeira pode lhe ajudar a conferir o fluxo de dinheiro investido e o retorno que você tem com a página.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Menu