O Que é Social Media Design e Sua Importância

A profissão de Social Media tem se tornado cada dia mais fundamental no mundo virtual. Quando pensamos em visitar um restaurante, por exemplo, a nossa primeira ação é procurar nas mídias sociais pelo nome do estabelecimento e verificar a qualidade das fotos, das artes e do cuidado com o trabalho digital desenvolvido pela empresa.

Isso ocorre porque a nossa mente acaba ligando a qualidade do trabalho no mundo virtual com a qualidade no mundo real. E não deixa de ser uma realidade! Pense bem, você com certeza já acessou a página de um restaurante no iFood e desistiu pelo simples fato de ter notado que as fotos utilizadas sequer são do restaurante ou estão fora do seu padrão de qualidade.

Quando falamos de mídias sociais, estamos falando da cara da empresa no mundo virtual, ou seja, é como se você estivesse de frente com a própria empresa ao acessar o Instagram, por exemplo. Agora me diga, se você acessa a rede social de uma empresa e encontra uma imagem mal feita ou uma foto com péssima qualidade, irá confiar no profissionalismo da mesma ou a julgará como amadora? Acredito que a segunda opção é o que você vai pensar.

E aí entra a importância do Social Media Design, em português Design para Mídia Sociais. Quando se trabalha com esse setor do design gráfico, você deve estar atento às tendências virtuais que são totalmente voláteis e estão em constante mudança.

Ao criar uma simples arte ao seu ver, você está criando a “cara” da empresa na rede social. Portanto, tem de levar em conta desde a linha de comunicação da empresa, a persona da empresa e o manual de identidade visual, que irá te guiar sobre a tipografia e cores a serem utilizadas na comunicação dela. 

Além destes fatores, que acabam sendo básicos dentro deste tipo de trabalho, há a necessidade de se inteirar sobre datas comemorativas ligadas àquele negócio. Fato é que a grande maioria dos designers de mídias sociais acabam se tornando Analistas de Mídias Sociais, mais conhecido como Social Media. Infelizmente essa ligação é muito comum e acaba sendo natural por parte dos empresários, que têm certa dificuldade em entender a diferença entre o profissional que desenvolve os materiais e o que faz a gestão dos perfis nas redes sociais.

Cada vez mais notamos profissionais de social media tendo que se desdobrar para criar artes mesmo sem ter muita proximidade com o design, apelando assim, à ferramentas que acabam “padronizando” as artes encontradas na internet. 

Cabe sim, ao social media, a função de explicar ao contratante que: a partir do momento que se contrata apenas o profissional de gestão de mídias sociais, há a possibilidade de o empresário encontrar materiais parecidos até com o de seus concorrentes na internet, isso porque estamos falando de sites que possuem, apesar de muitos, recursos limitados.

Seguimos na torcida para que as empresas um dia entendam que o profissional de criação é um e o gestor é outro. 

Dalmir Junior é UX/UI Designer, atua com Marketing Político, coordena o núcleo de publicidade da Prefeitura de Franco da Rocha – SP e administra o portal Designers Brasileiros, um dos maiores e mais antigos portais da categoria.

Menu