Aproveitar o recurso IGTV

IGTV: Como aproveitar este Recurso

Em Junho de 2018, o Instagram estava comemorando um grande marco: 1 Bilhão de Usuários ao redor do mundo. E foi nesse momento de comemoração, em um evento em San Francisco, que o co-fundador e CEO do Instagram, Kevin Systrom, anunciou o “novo recurso mais auspicioso até hoje, o IGTV.”

O que é IGTV? A sigla vem de “Instagram TV”, e se refere ao aplicativo para vídeos verticais do Instagram. Ele pode ser aberto a partir da própria plataforma, ou de aplicativo separado, e foi feito com os usuários antigos em mente. Quer dizer, um recurso a mais para o pessoal que já utilizava o Instagram.

Mas nem por isso deixou de ser atrativo para novos usuários. As novidades no compartilhamento de vídeo estão mais relevantes que nunca, conforme o modo como absorvemos conteúdo audiovisual vai se transformando, e ninguém pode prever qual vai ser a próxima sensação.

Como Funciona IGTV?

Como dissemos, o IGTV é seu próprio aplicativo, que pode ser baixado e utilizado como qualquer outro, em Android ou iPhone. Mas apesar da independência, ele vem totalmente integrado com o Instagram. Pode ser acessado pelo ícone de televisão na interface do Instagram, e foi construído com uma paleta de cores e usabilidade semelhante. Quer dizer, a experiência de usar um dos aplicativos deve ser bem similar a do outro.

Inclusive, a conta usada para realizar login é a mesma nas duas plataformas. Todas as pessoas que você segue no Instagram vão aparecer imediatamente no IGTV, e você recebe notificações de novos vídeos do IGTV na interface do Instagram.

Após criar um canal no IGTV, o aplicativo é bem simples de utilizar. Basta enviar os vídeos do seu celular ou computador, muito similar ao YouTube, mas com algumas especificações:

  • Os vídeos têm duração máxima de 1 hora, mas apenas se forem enviados de um computador, e caso sua conta seja verificada. Contas não verificadas tem um limite máximo de 10 minutos. É um aumento razoável do limite anterior do Instagram, de apenas 1 minuto.
  • Vídeos apenas verticais. As stories do Instagram, assim como vídeos verticais em muitas outras plataformas, estão cada vez mais populares. O IGTV dá continuidade a essa tendência permitindo apenas vídeos verticais, bem compatíveis com a visualização no celular – que é exatamente onde a grande maioria vai visualizar.
  • Vídeos automáticos. Acessando o aplicativo IGTV, os vídeos começam a rodar automaticamente. A ideia é diminuir o tempo de pesquisa, para que os melhores vídeos estejam disponíveis logo de cara. O algoritmo leva em conta principalmente: sugestões de vídeos dos seus perfis favoritos, e os vídeos populares que mais tem a ver com você (baseados nos perfis com os quais você mais interage).

IGTV para Empresas

O IGTV é uma plataforma relativamente nova, mas os usuários não perderam tempo de explorá-la. Assim como o cinema se inspirou no teatro, muitos dos primeiros conteúdos foram criados para o Facebook ou YouTube, e simplesmente adaptados ao Instagram. Mas esses canais novos tiveram a ideia certa; para empresas, vale a pena começar a investir desde já no IGTV, mesmo nesse momento inicial de descobrimento.

Isso porque o IGTV é uma novidade, mas uma novidade conhecida. Por ter o Instagram como apoio —com sua base de 1 bilhão de usuários— ela já vem com público embutido, que se entende rapidamente com a interface. Além disso, por conta de seu formato semelhante a TV (com vídeos que rodam automaticamente), ele une uma tecnologia conhecida, porém cada vez menos utilizadas, a uma novidade interessante.

Por isso, é importante garantir seu canal no IGTV, especialmente se sua estratégia de marketing digital já inclui o Instagram. Seus seguidores já estarão lá, gerando uma oportunidade excelente de conseguir alcance orgânico. A dica também é investir em vídeos com maior qualidade de produção do que as stories do Instagram; isso porque o IGTV aposta nessa qualidade, permitindo melhor som e definição de imagem, e encorajando os usuários a capricharem na produção.

Conteúdo para IGTV

Portanto, vamos supor que você está pronto para popular seu canal no IGTV. Investiu em vídeos de qualidade, na vertical como exigido, e talvez tenha realizado alguns testes para decidir a duração média desses vídeos. Entre o limite mínimo e máximo existe bastante flexibilidade, e a duração certa vai depender bastante do seu público.

Mas com tudo isso decidido, sobre o quê os vídeos vão ser? Algumas dicas de conteúdo para IGTV são:

Entrevistas: graças ao espaço maior do IGTV, é possível realizar entrevistas curtas. A plataforma conta ainda com seção de comentários, um espaço excelente para interação com o público.

Tutoriais: especialmente empresas cujos produtos são utilizados na prática, essa é uma boa oportunidade para embarcar no DYI, e postar tutoriais, produtos novos, dicas, etc. Mesmo negócios que vendem o produto pronto, como roupas ou acessórios esportivos, pode gerar conteúdo relacionado.

Demonstração do Produto: o IGTV também pode ser um espaço excelente pra falar um pouquinho mais do seu produto, apresentar o seu diferencial, e tirar dúvidas do público. Esse pode ser um momento muito bom de investir nas parcerias com digital influencers.

Webinars: pequenos seminários em cima de tópicos úteis, eles se prestam perfeitamente ao formato da plataforma.

Em resumo, garanta seu espaço na plataforma o quanto antes. Sem dúvida, sua popularidade só vai crescer.

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