Estratégia marketing Youtube

YouTube como estratégia no seu Marketing Digital

Youtube como estratégia no seu Marketing Digital

Você está investindo em mídia para alcançar seu público, mas ainda não está encontrando o engajamento esperado? Talvez você esteja esquecendo de investir nas plataformas corretas!

O Youtube é considerado por muitos como apenas uma plataforma para estudos ou entretenimento diverso, ou seja, apenas um lugar para se ver vídeos, porém esquecem o quão essa plataforma é influenciável!

Várias pesquisas indicam o Youtube como o canal que mais ganha seguidores e visualizações por dia, sendo o segundo maior procurado pelas pessoas do mundo inteiro (em 1º está o Google com as pesquisas). Pois além de um mostrador de vídeos, ele também é um canal de buscas muito rico!

Mas qual a vantagem da minha marca ao investir no Youtube?

Essa pergunta é muito simples e tenho certeza que você vai adorar saber!

+ Autoridade – Quanto mais você fala sobre sua marca, seus produtos e serviços mais você tem autoridade, mais autonomia e mais seguidores.

+ Segmentação – A diversidade está ai para te ajudar encontrar o seu real público alvo, não é de hoje que os relatórios das plataformas nos ajudam, o Youtube está ai para ajudar ainda mais!

+Posicionamento – Segundo pesquisas o Youtube é a plataforma que mais recebe visitas e seguidores diariamente, um ótimo lugar para estar e fazer a vitrine da sua marca.

+Conteúdo – Sua estratégia de Marketing no Youtube pode estar atrelada a diversos assuntos, claro, que tenham a ver com a sua marca. Você pode variar seus estilos de vídeos, como por exemplo, fazer vídeos tutoriais, vídeo capanha, depoimentos, entrevistas, lives, vídeos educativos, ads etc.

marketing no youtube

Algumas dicas de como fazer Marketing no Youtube

Análise de mercado: você precisa avaliar qual é o seu nicho, quem é a sua real persona e buscar entendê-los, saber onde eles estão. Aproveite para avaliar seus concorrentes, principalmente aqueles que já estão enquadrados na plataforma e note quais são os comportamentos do seu público-alvo. Assim você vai ter uma ideia clara e geral da sua estratégia de marketing dentro do Youtube. Se seu concorrente não está fazendo isso, não deixe para depois e comece o quanto antes e tome vantagem no mercado!

Apresentação: Vai começar na plataforma? Já definiu sua estratégia de marketing? Vamos lá! Seus públicos de outras mídias sociais já te conhecem, mas virão novos seguidores e é isso que estamos almejando! Crie um vídeo apresentação, fale sobre você, sobre seu negócio e quais são seus valores! As pessoas estão cada vez mais buscando conexão, então se apresente de forma profissional, mas sem deixar de mostrar que a empresa reconhece os valores humanos! Se você já possui um canal ativo, mas ainda não fez sua apresentação, não deixe de fazer!

Frequência: Calma! Não precisa automatizar os processos e criar conteúdo todos os dias! Defina horário para fazer o roteiro, fazer as gravações, as edições e defina os dias ou dia da semana para programar seus vídeos. Não deixe para última hora, se planeje! Melhor um vídeo de ótima qualidade em conteúdo e imagem, do que cinco na semana sem relevância. Pense nisso!

Visual, thumbnails: Quem nunca clicou num vídeo apenas pela capa que jogue a primeira pedra! Ao pensar em fazer seus vídeos pense em todos os detalhes! O conteúdo é superimportante, mas não é só disso que se faz um bom marketing no Youtube. Uma capa com as cores da marca, um título e uma descrição bem planejada e bem feita fazem toda diferença na hora de postar seu vídeo. As pessoas vão pelo que elas acham mais atraentes, o conteúdo vai servir para prender e fazer elas te seguirem, porém não se esqueça de investir um pouco mais de tempo nos detalhes. Já ouviu dizer que comemos com os olhos? Então 🙂

CTA: Já ouviu falar em Call to Action ou Chamada para Ação? Você precisa engajar seu público a te seguir, te acompanhar, interagir com você e ainda, comprar o seu produto ou adquirir seu serviço! Você pode fazer essa chamada na sua descrição, no inicio ou final do vídeo e até fazendo convites durante a explicação do seu conteúdo. Convide-os para visitar o site da empresa, a seguir outras redes sociais e até ler conteúdo no seu blog!

Integração: Não deixe seu conteúdo apenas no YouTube, essa plataforma é apenas mais uma ferramenta para espalhar o valor da sua marca para mais pessoas! Insira hiperlinks dentro da descrição ou botões interativos em seu vídeo para que possam clicar. Lembrando que o conteúdo do link tem que ter relação ou complementar o conteúdo abordado no vídeo!

Otimização: Já falamos aqui no blog sobre algumas ferramentas de SEO que podem te ajudar com palavras-chave e engajamento dentro do Google, dentro do Youtube não é muito diferente. Você precisa estar de olho nas palavras-chave que fazem sentido dentro da sua marca e usá-las a seu favor! Pesquise e tenha um melhor engajamento aplicando técnicas de SEO.

Engajamento, divulgação, parcerias: Se sua empresa vende produtos, faça vídeos com eles, os apresente e faça parcerias ou até permutas dentro da plataforma, assim você ganha mais engajamento e divulgação! Presta serviços? Poste depoimentos de clientes, faça entrevistas (lives) com eles contando as experiências ou até mesmo entrevistando um especialista que é seu parceiro. Use sua criatividade e sabedoria e conquiste seu público! Mostrar conhecimento, mostrar que você não está sozinho é essencial para fortalecer seu público e seus futuros clientes!

Com essas dicas é só juntar seu time, elaborar uma estratégia em cima da sua marca e começar mais esse projeto!  Contate a gente! A Green agiliza esse processo para você! E fique de olho em mais conteúdos como esse!

Menu