Como fazer um email marketing perfeito

Como fazer um e-mail marketing perfeito: 10 detalhes para verificar antes de enviar

Imagine a cena: você se esforçou em fazer o melhor conteúdo para o seu email marketing, pensou no design detalhadamente, acertou o público alvo e, finalmente, após reler tudo, enviou para a sua lista. E aí percebeu que faltou o link daquele botão de call-to-action…

Um grande desperdício de tempo. Mas pode acontecer, se não tivemos um bom checklist para sabermos como fazer um email marketing perfeito.

Então, como você pode impedir que esses erros básicos aconteçam em suas campanhas de e-mail? Bem, a forma mais fácil e garantida é utilizando a ferramenta de testar e-mail – que toda boa ferramenta de envio de e-mails marketing possui. Esta ferramenta permite enviar um e-mail de teste para revisão antes de enviar o e-mail real para sua lista de contatos oficial. Portanto, se você não estiver aproveitando esses envios de teste para comprovar suas mensagens de e-mail antes que elas saiam, você está apenas aguardando para que a cena detalhada acima aconteça com você…

Para evitar o constrangimento, vamos aqui dar mais detalhes do que conferir antes de clicar em “enviar” se você está buscando saber como fazer um email marketing perfeito. Uma dica é favoritar este checklist e consultar sempre que for fazer um envio.

Checklist: como fazer um e-mail marketing perfeito

Vamos lá:

Links quebrados

Este é, provavelmente, um dos maiores pesadelos dos profissionais de marketing, principalmente quando a geração de leads é o objetivo de um envio de email. É por isso que enfatizamos a importância de verificar se os links estão funcionando como o primeiro item desta lista de verificação. Como? Apenas clique neles. Em cada um. A página é carregada? Você recebe um erro 404? Desobstrua qualquer link quebrado que encontrar.

Links esquecidos

Um segundo próximo do temido link quebrado é o esquecido. A instância mais comum (e lamentável) do link esquecido é quando você está usando uma imagem para servir como um botão de call to action (CTA). Verifique novamente para garantir que tudo o que deveria estar vinculado esteja realmente vinculado. Isso inclui texto âncora, CTAs, ícones de compartilhamento / acompanhamento de mídia social e imagens.

Email marketing

Erros ortográficos / gramaticais

Ortografia e gramática são importantes no marketing, esteja você criando um e-book, escrevendo uma postagem no blog ou redigindo sua próxima mensagem de marketing por email. Envie seu email de teste para o maior geek de gramática que você tem em sua equipe para alertá-lo sobre eventuais falhas, e sempre verifique a ortografia!

Imagens distorcidas

Se você está buscando entender como fazer um email marketing perfeito, precisamos ir muito além dos links e ortografia: como são as suas imagens? Eles são esticadas ou esmagadas? Pixelizadas? Extremamente grandes? Verifique se as imagens estão sendo exibidas da maneira que você deseja e, se não, ajuste de acordo.

Formatação estranha

Ao visualizar o email em uma caixa de entrada, verifique se a formatação está da maneira que você deseja. Existe uma linha invadindo a próxima porque você esqueceu de adicionar um espaço extra? Se você usou marcadores, eles estão sendo exibidos corretamente? Se as coisas parecerem estranhas, corrija esses problemas de formatação antes de enviar o email para sua lista.

Problemas de cores

A cor da fonte que você está usando é clara e fácil de ler, ou você precisa forçar os olhos porque é um tom estranho? Os blocos de cor de fundo estão dificultando a leitura do texto que você colocou na parte superior? Lembre-se de que, embora os blocos de cores possam adicionar um elemento de design bonito ao seu email, você deve ter cuidado com o seguinte cenário: Digamos que você decidiu criar todo o email – ou apenas uma seção – com um fundo cinza escuro. Para tornar o texto legível, você selecionou branco como cor da fonte. Agora, o que acontece quando o cliente de email do destinatário não exibe essa cor de plano de fundo (sim, isso pode acontecer)? Texto invisível! Lição: a visibilidade do seu email nunca deve depender da cor de segundo plano do seu email.

Linha do assunto / nome do remetente

Parece que seu email foi enviado por um humano, não um robô? Em outras palavras, qual nome você está usando para o nome do remetente – o nome da sua empresa (robô) ou o nome de alguém da sua empresa (humano). Um email com nomes de pessoas têm mais probabilidade de ser clicado em emails enviados apenas de um nome de empresa. Outra coisa a observar é o comprimento da sua linha de assunto. Será cortado? Mantenha suas linhas de assunto o mais breve possível – uma boa regra geral é de 50 caracteres ou menos. Afinal, você deseja que o máximo possível seja exibido no painel de email (especialmente em dispositivos móveis).

Opção para exibir na web

Opção para exibir na web

O seu email inclui um link para sua versão na web? Muitas plataformas de email marketing permitirão que você crie uma versão do seu email para ser visualizada no navegador web. Inclua este link no seu email enviado. Dessa forma, se as imagens ou qualquer outra coisa não estiverem sendo renderizadas corretamente para seus destinatários, elas poderão clicar com facilidade na versão baseada na Web e ver exatamente o que você deseja – sendo, então, mais um ponto essencial de como fazer um email marketing perfeito que realmente seja possível de visualizar, mesmo que a caixa de entrada do remetente não o exiba perfeitamente.

Formatação de texto puro

Como é a versão em texto sem formatação do seu email? Seu cliente de email deve permitir que você visualize o email de teste nos formatos HTML e texto sem formatação. E sim, a otimização para HTML e texto sem formatação é absolutamente importante – pois alguns servidores de email podem não aceitar o seu HTML e exibirem somente o texto. Portanto, veja esta versão e analise se ela faz sentido.

Acessibilidade em dispositivos, navegadores e clientes de email

A melhor maneira de entender como diferentes navegadores, clientes de e-mail e dispositivos (móveis ou computadores) interpretam seu e-mail é ver por si mesmo! Para economizar o trabalho de testar todos os envios de e-mail para todas as opções, teste algumas opções nos dispositivos, navegadores e clientes de e-mail mais populares e crie um modelo para usar em cada e-mail enviado usando a versão vencedora.

Conclusão sobre como criar um e-mail marketing perfeito

Email marketing é uma ferramenta muito efetiva – que pode ser ótima para diversas necessidades em marketing, desde branding awareness até foco direto em venda. Por isso, é extremamente importante garantir que sua mensagem vai ser entregue com sucesso à sua lista. Seguindo nosso checklist de como fazer um email marketing perfeito, temos certeza de que suas mensagens serão ainda mais efetivas.

Precisa de uma ajudinha com criação e envio de emails marketing para sua base? Contate a Green Digital.

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