Uso do Hashtag

Como Usar Hashtags nas Redes Sociais

Como usar Hashtags nas Redes Sociais

“Hashtag” é apenas uma dentre as muitas palavras de mídia social que o Português adotou do Inglês. Apesar de já estar bem popularizada —virou até meme!—  muita gente ainda tem dificuldade de entender o que é uma hashtag. Daí a entender seu uso no marketing digital é ainda outro pulo. Vamos lá, então. O que é uma hashtag, e como utilizá-las em mídia social?

O Que é uma Hashtag?

“Hashtag” vem das palavras “hash”, o símbolo do “jogo da velha” (#), e “tag”, “etiqueta”. Originária do Twitter, ela logo se popularizou por todas as mídias sociais, e sua função é muito simplesmente a de categorizar conteúdos. A um tuíte, um post no blog da empresa, ou uma foto no Instagram, você adiciona uma hashtag como uma pequena etiqueta de organização. É um jeito rápido de dizer “esse conteúdo esta falando de X, Y, ou Z”, mais ou menos como colocar um livro em uma seção específica da biblioteca. A partir daí, os mecanismos de busca podem usar essas hashtags pra filtrar pesquisas. Se você quer ver fotos de filhotes, é só procurar todos os postes com uma hashtag “cachorrinhos” ou “filhotes.”

Por isso hashtags são uma ferramenta muito prática pra localizar conteúdo, tornando mais fácil descobrir o que as pessoas estão falando sobre qualquer assunto. Talvez você já tenha ouvido falar que uma hashtag está “trending” ou “viralizou” no Twitter — isso porque muitas vezes, hashtags específicas são utilizadas por pessoas que estão conversando sobre um tópico qualquer. Assim, fica muito mais fácil de achar outros usuários com quem discutir o assunto.

Como Usar Hashtags?

Então como melhor utilizar hashtags nas suas mídias sociais? Se hashtags existem pra facilitar pesquisas, seu objetivo é utilizar as etiquetas certas, que ajudem seu público a te encontrar quando realizarem essas pesquisas.

Parece fácil, mas não é tão preto no branco. Por exemplo, se você está postando sobre seus produtos pra animais de estimação, qual hashtag utilizar? “Cachorrinhos”, “cachorros”, “filhotes”, “petshop”? Será que vale a pena usar todas essas hashtags, só por precaução? Quais hashtags usar para ganhar seguidores? Quantas utilizar por vez?

Existe um certo refinamento necessário. Algumas regras básicas do uso de hashtags são:

Curto, Simples, Relevante

Sempre tenha em mente a pessoa realizando a pesquisa. Quais palavras ela vai utilizar? Em que tópicos de pesquisa você quer que seu conteúdo apareça?

Por exemplo, se você criar conteúdo sobre diferentes tipos de ração. Em vez de uma hashtag #QualSuaRaçãoPreferida, muito mais eficiente é utilizar #Ração e hashtags com os nomes das marcas relevantes. Isso porque ninguém vai pesquisar #QualSuaRaçãoPreferida, enquanto que qualquer pessoa remotamente interessada em marcas de ração vai procurar, simplesmente, por “ração”.

“#Qual #Sua #Ração #Preferida” também não vai funcionar. Cada hashtag deve ser vista como unidade separada; com certeza você vai chegar aquelas pessoas procurando por #Ração, mas quem vai te encontrar procurando por #Qual?

O outro extremo do espectro também não vale a pena. Se você sabe que muitas pessoas estão procurando por uma hashtag em específico (por exemplo #RaçãoNatural), não adianta colocá-la no seu post, a não ser que você realmente esteja falando sobre esse assunto.

E não se esqueça sempre de verificar a ortografia!

Faça Você Mesmo

Além de utilizar hashtags já existentes, e termos simples pra ajudar seu público a encontrar seu conteúdo, você pode criar suas próprias hashtags.

Você pode criar uma hashtag personalizada para o seu negócio, como o famoso slogan da Nike, “Just Do It”, e fixá-la a todo seu conteúdo. Ou você pode criar hashtags especiais para eventos, promoções, e outras ocasiões especiais. Uma boa estratégia é utilizar uma hashtag personalizada em concursos através das redes sociais, onde seus seguidores podem participar postando conteúdo com a sua hashtag.

Todas essas estratégias têm o mesmo objetivo: engajamento. Criando uma hashtag bem atrelada ao seu negócio, você expande a conversa. Seu público interage com a marca e a empresa, cria visibilidade em seus próprios posts, e conversa sobre o seu negócio entre si. Assim, você atrai novos clientes.

Afinal, seria simplesmente impossível criar tanto conteúdo, e disseminá-lo tão amplamente, quanto o conteúdo criado por diversas pessoas utilizando uma mesma hashtag.

Diferencia as Redes Sociais

Como foi dito anteriormente, as hashtags são originarias do Twitter, mas agora estão por todas as redes sociais. O princípio é o mesmo em todas elas, mas vale a pena prestar atenção em algumas particularidades.

Não falamos mais cedo das hashtags “viralizadas”? Pois então; cada plataforma tem suas hashtags mais e menos populares. Do mesmo modo, hashtags em si mesmas são mais e menos populares dependendo da rede social.

Uma das plataformas onde elas são mais utilizadas é, sem dúvida, o Instagram. Posts no Instagram costumam ter em média 4 hashtags. O Twitter, em comparação, tem uma média de 2. Na verdade, quando você digita o símbolo da hashtag, #, o Instagram imediatamente sugere as hashtags mais populares.

Existem ainda mais diferenças quanto ao tipo de hashtag utilizada, os mecanismos de cada plataforma social… vale a pena explorar mais a fundo.

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