agencia de marketing Digital

Como Escolher a Agência de Marketing Digital para seu Negócio

Como Escolher a Agência de Marketing Digital para o seu Negócio

As oportunidades em marketing digital só continuam a crescer. Ele se torna cada vez mais relevante em um mercado onde a procura por todo tipo de serviço e produto está migrando para a internet. Por esta razão, torna-se importante avaliar como escolher uma agência de marketing digital e como ela poderia impulsionar sua empresa. Com uma consultoria especializada, torna-se mais fácil desfrutar das muitas vantagens de investir na internet, como por exemplo:

  • Alcançar os consumidores onde eles gastam seu tempo e dinheiro: 22% da população mundial está no Facebook, e 76% utiliza a plataforma todo dia. Não só o tempo investido em mídia social só vem aumentando, é através dessas mídias que muitos consumidores fazem suas escolhas de consumo.
  • Personalizar com estatísticas super precisas: uma das vantagens de marketing digital é que permite dissecar grupos demográficos grandes em grupos menores muito mais focados em um perfil específico.

E mais: marketing digital é acessível para pequenas e médias empresas, adaptável, fácil de reduzir ou intensificar. Se você está lidando com uma ordem grande e precisa reduzir sua propaganda, isso é fácil de fazer; ou se quiser mudar uma campanha no meio do caminho, isso também é possível online.

Se você reconhece a importância do marketing digital, você pode estar se perguntando: tá certo, e agora? Eu coloco meu pessoal pra trabalhar com marketing digital? Eu contrato uma agência? Mas qual agência vai ser melhor pro meu negócio?

Vamos lá, uma questão por vez.

Vantagens de contratar uma agência de marketing digital

Internalizar ou terceirizar seu marketing digital depende de dois fatores: disponibilidade e profundidade – disponibilidade do seu pessoal, e a profundidade do trabalho do marketing.

Dentro da sua empresa, você tem quem possa se dedicar ao marketing? Exclusivamente ao marketing? Tem uma equipe que pode se revezar eficientemente pra seguir um planejamento? Mais ainda: não dá pra esquecer o foco do seu negócio. Quanto tempo você pode dedicar a atividades, como marketing, que estão fora daquelas atividades mais essenciais, que formam o cerne do seu negócio?

E quanto a profundidade? O marketing digital tem muitas facetas — e muitas facetas complexas, que não se pode aprender em poucos meses ou aprender enquanto faz.

Por isso, as vantagens de contratar uma agência de marketing digital são principalmente duas: ter uma equipe cujo foco exclusivo é o marketing, liberando seu time pra se dedicar ao essencial do seu negócio e contar com o know-how de profissionais especializados.

De quais serviços de marketing digital você precisa?

Então você decidiu contratar uma agência para cuidar do seu marketing digital: como escolher aquela que é certa pra você?

Primeiro é preciso delimitar as suas necessidades. Por quais serviços você gostaria que a agência fosse responsável? Marketing digital é um conjunto que tem um grande leque de serviços. Por conta disso, muitas agências vão ser especializadas, por exemplo em:

  • Vendas. Se o seu negócio é focado na construção, criação, ou desenvolvimento de um produto, você pode precisar de ajuda para levar esse produto aos consumidores. As chamadas “agências sales” atuam principalmente com vendas pelo telefone, e-mail, e outros meios digitais.
  • Design. Não só a aparência das suas plataformas digitais e materiais de promoção. Um design de fácil usabilidade é essencial; quer dizer, um website que seja fácil de navegar, infográficos de leitura rápida, etc.
  • Criação de conteúdo. Muito demandado para blogs, mídias sociais e outros meios em que os textos são essenciais. Existem até agências especializadas apenas na otimização de conteúdo para buscadores (SEO), para garantir que as palavras certas estejam presentes no seu conteúdo.
  • Gerenciamento de mídias sociais. O Facebook por exemplo é a plataforma mais fértil para o marketing digital, mas não é de longe a única. O gerenciamento de mídias sociais inclui planejar o estilo da empresa, sua imagem a ser projetada para os consumidores, qual tipo de conteúdo vai ser desenvolvido em cada plataforma e, é claro, a interação com os clientes.

Uma agência especializada em design não necessariamente vai poder lidar com gerenciamento de mídia; e uma agência de criação de conteúdo pode não ter a experiência necessária em design pra apresentar esse conteúdo de forma acessível. Por isso, antes de se decidir por uma agência, o primeiro passo é decidir quais serviços você quer contratar.

Serviços de agência de marketing digital

E quais as qualidades da agência de marketing digital?

Uma vez que você tenha decidido quais serviços de marketing digital são mais importantes pra sua empresa, você pode olhar pras qualidades das agências que os oferecem. Por exemplo:

Você precisa de uma agência fisicamente próxima? Ou você pode contratar uma agência a longa distância? Chamadas por Skype e comunicação online são de praxe no seu negócio, ou vocês privilegiam a interação ao vivo?

Uma agência grande ou pequena? Muitas agências de marketing digital são especializadas em prestar serviços a empresas de pequeno e médio porte. Uma agência maior pode ter mais recursos, mas uma agência menor com menos clientes tem mais exclusividade.

Qual o histórico dessa agência? Quais foram os resultados de seus clientes anteriores? E os atuais? Ela pode apresentar um caso de sucesso?

Quais são seus prazos e preços? O marketing digital é um investimento, e por isso é importante saber quanto você está disposto a investir pelos serviços que busca. Não só dinheiro, como também tempo; você procura uma ação de tempo limitado, para um evento? Ou a montagem de uma estratégia de longo prazo?

Quais são seus parcerias e certificações? Certificações e parcerias com outras empresas —talvez de especializações diferentes, mas complementares— são uma marca de distinção para uma agência de marketing digital.

Tendo em mente tanto as suas necessidades de marketing, quanto a qualidade das agências, você pode fazer uma decisão informada e se beneficiar dos inúmeros benefícios desse setor em crescimento.

Quer saber mais sobre serviços de agência de marketing digital? Visite o site da Green Digital para mais informações e solicite um orçamento!


Menu