Social Selling: conheça essa estratégia para aumentar suas vendas

Social Selling é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo melhorar consistentemente a relação da empresa com seu público-alvo. É um método utilizado no mundo todo por diferentes empresas que querem melhorar a experiência do usuário.

O principal objetivo do social selling, assim como de qualquer estratégia de marketing, é aumentar o número de vendas. Contudo, aqui estaremos realizando uma tarefa um pouco diferente, pois a comunicação é direta com os leads e consumidores.

Pense só, você já deve ter tido alguma experiência negativa com alguma empresa que não fazia um bom atendimento. Então, o Social Selling quer impedir que esse tipo de situação ocorra, bem como que a empresa saiba como reagir diante disso.

O interessante é que qualquer empresa que aplica marketing digital pode realizar essa estratégia. Pois bem, no artigo de hoje, falaremos sobre o Social Selling e como essa estratégia pode aumentar as vendas de um climatizador para fábricas ou outro item.

Os 4 pilares do Social Selling

Entender o social selling é saber quais são os 4 pilares que sustentam essa estratégia. Então, antes de abordamos as características de cada um, é possível citar que eles se resumem da seguinte forma:

  1. Estabeleça e desenvolva sua marca;
  2. Conecte-se com as pessoas certas;
  3. Crie engajamento com ideias e conteúdos relevantes;
  4. Construa relações de confiança.

O 1º é estabelecer a marca dentro do seu segmento. Basicamente é desenvolver métodos que façam o seu negócio se destacar no mercado que atua.

O 2º pilar envolve a conexão do negócio com pessoas certas. O objetivo deste pilar é fazer com que os consumidores divulguem a reconheçam seu negócio, desse modo mais pessoas terão acesso aos conteúdos disponibilizados pela estratégia.

 O 3º pilar é o engajamento das ideias de conteúdo com a imagem que a marca quer passar. Esse pilar demonstra a necessidade de todos estarem falando a mesma língua na criação das ações de marketing.

Podemos dizer que o objetivo é reforçar a imagem da marca, como quando uma obra realiza a locação de caminhão pipa para ajudar no momento de escassez ou necessidade de utilizar muita água de uma só vez.

Por fim, o 4º pilar é conseguir, através de todas essas ações e algumas outras, construir de fato uma relação de confiança entre seu negócio e o consumidor. Chegar a esse nível significa ter o consumidor como aliado, defensor e divulgador da empresa.

Conheça os objetivos do Social Selling

Independentemente se você administra uma empresa de limpeza comercial, uma papelaria digital ou qualquer outro tipo de negócio, o social selling ocorre para cumprir determinados objetivos que falaremos a seguir. 

Durante a  aplicação e manutenção da sua estratégia, esteja ciente da necessidade de construí-la de forma adequada e coerente com os objetivos propostos. Pois bem, os principais pontos são:

01 – Aliar uma forte presença online

O primeiro grande objetivo é construir uma forte presença online aliada com a imagem que você quer construir com a sua marca. Veja que grandes empresas parecem sempre adotar o mesmo tipo de comunicação independentemente de suas redes. 

Em outras palavras, mesmo que o foco da empresa seja vender uma câmera térmica, os vendedores precisam aparecer e mostrar aos clientes que eles não estão lidando com outros computadores, ou seja, com máquinas, mas sim, com pessoas.

Construir de maneira concisa exigirá da empresa a escolha de uma boa linha de frente de vendedores capazes de agregar a imagem da empresa à qualidade de atendimento. Seja um por chat, telefone ou aplicativo de mensagens

Cabe também à empresa identificar quando será necessário dar um incentivo para esses colaboradores. Momentos sazonais como natal e ano novo são épocas interessantes para oferecer bônus em troca de um maior número de vendas.

Uma forte presença online, levará sua empresa também a alinhar as equipes de marketing e vendas e, por consequência, te levará a construir um bom monitoramento remoto de câmeras, se este for o seu segmento, é claro. 

02 – Crie conteúdo que agregue valor

A internet é um campo de navegação, dessa maneira, é possível dizer que o consumidor é o navegador e os conteúdos são os vastos mares que compõem a rede.  

Com isso em mente, o Social Selling nada mais é do que um selo de autoridade e conhecimento sobre o assunto, sobre a credibilidade que a sua organização tem frente a determinados assuntos e produtos. 

Estamos falando de uma estratégia que visa fazer sua empresa ser destaque de conteúdo de, por exemplo, análise de consumo de energia elétrica ou qualquer outro ramo. E isso deve ser feito constantemente com empenho e celeridade.

Isso significa que tal imagem deve ser construída com seu trabalho e esforço. Para isso, pelo menos cerca de 80% do conteúdo postado nas redes sociais deve ser sobre o que a sua empresa sabe fazer, mostrando ao mercado que ela está preparada.

Além disso, é necessário trabalhar com informações que agreguem valor aos clientes. Assim, é importante que você trabalhe na resolução de dúvidas, no fornecimento de assuntos relevantes, bem como em diversas outras pontas.

Isso também ajuda no entendimento de quem é o público, fazendo com que a organização tome decisões assertivas quando o assunto for seus produtos e clientes, independentemente de qual seja o ramo de atuação da empresa.

03 – Qualificar os leads de forma natural 

A aplicação adequada do Social Selling te levará a construir um conhecimento da sua  audiência profunda. Lembra do 4º pilar dessa estratégia que define a criação de uma relacionamentos entre pessoas envolvidas com o projeto?

Pois é, a ideia de construir um bom atendimento, falar a língua do seu consumidor e estar constantemente oferecendo conteúdos de qualidade fará o que chamamos de qualificação de leads, seja de uma empresa de marketing ou de outro segmento. 

O Social Selling, como mencionado algumas vezes ao longo do texto, destaca-se por conseguir criar esse relacionamento com os clientes – que é a melhor forma de fazer isso de maneira simples, natural e orgânica.

Esse é o primeiro processo para construir uma relação de empatia com o seu consumidor. Afinal de contas, você o tratou tão bem nos últimos tempos, que se algo de ruim acontecer, pode ser resolvido sem prejudicar a relação.

Veja as principais métricas

Agora que já sabemos o que é o Social Selling, quais são os pilares que sustentam a estratégia e os objetivos que a fundamentam. Chegou o momento de falar sobre algumas métricas que orientarão o seu projeto. Vejamos a seguir. 

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Essa métrica tem como objetivo definir qual o valor que sua empresa gasta para conseguir conquistar um cliente. Seu cálculo é feito pela soma dos investimentos dividido pelo número de clientes conquistados no período avaliado. 

É uma métrica muito utilizada para averiguar a saúde financeira de uma empresa, seja ela focada em vender máquina de gravação a laser em metal ou outro item. Assim, quando o valor do CAC estiver muito alto, pode significar que a empresa gasta mais do que deveria.

Taxa de retenção de clientes

Essa métrica acompanha o esforço que a empresa faz para manter o número de clientes ativos da empresa durante um determinado período. 

Seu cálculo é feito pela subtração do Total de Cliente no período pelo número de novos clientes no mesmo período, dividido pela quantidade de clientes que você já tinha no início desse período multiplicado por 100x. 

A equação fica da seguinte forma: Taxa de retenção = ((total de clientes no período – novos clientes no período) / clientes que você já tinha no início do período)) x 100

Lifetime Value (LTV)

Essa métrica tenta mensurar o valor vitalício do cliente, ou seja, estima o lucro líquido da vida de um cliente dentro da empresa. Por exemplo, as academias por assinatura precisam muito calcular essa métrica.

Entende-se que as pessoas malham muito mais no verão do que no inverno, então, tendem a cancelar as assinaturas em tempos mais gelados. Essa métrica define o valor que esses consumidores gastarão até pararem de consumir o produto da sua empresa. 

O cálculo do Lifetime Value é feito da seguinte forma: LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento

Número de vendas originadas nas redes sociais

Por último está a definição do número de vendas originadas nas redes sociais, que pode ser feita diretamente pelo banco de dados desses sites, ou por pesquisas internas que podem ser incluídas no momento da compra.

Essa métrica visa definir qual o valor que a empresa está arrecadando com os diversos conteúdos publicados nas diferentes redes da fábrica de caixa de papelão ondulado, ou de qualquer outro segmento de atuação.

Ou seja, com certeza ficou claro que o Social Selling é uma das estratégias mais utilizadas para aumentar suas vendas. Pensando nisso, aplique tudo o que falamos neste artigo e depois nos conte os resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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