seu site não aparece no Google

Por que o seu site não aparece no Google?

Vivendo na era da informática, o acesso a informação não é mais o maior empecilho – e sim a seleção de informações! Com tantos milhões de recursos sendo acrescentados a internet a cada segundo, como selecionar as fontes mais confiáveis? Os conteúdos mais relevantes? As informações mais atualizadas?

Pois é essa mesma a tarefa do Google; selecionar, dentre sua database gigantesca, os melhores resultados pra cada busca que você faz. Então, se você quiser que o seu conteúdo —seu blog corporativo, talvez, ou o website do seu produto— apareça nas primeiras páginas do Google, seu trabalho é convencer esse sistema de busca que o seu conteúdo é o melhor possível.

E como fazer isso? Como fazer um site aparecer no Google?

Ninguém sabe com toda certeza absoluta, porque o Google não libera o código dos seus sistemas. Mas com a experiência de milhões de pessoas no mundo todo, temos alguns marcos por onde nos guiar. Não só para o Google, como para ajudar o seu site a aparecer em buscadores em geral.

Alguns exemplos dos parâmetros que o Google utiliza são:

Quantidade de Conteúdo. Se você tem um site sobre esportes com quarenta páginas, e a Globo Esportes tem milhões de páginas, a quem o mecanismo vai privilegiar?  Claro que ao site da Globo!

Tempo de Existência. Sites mais antigos, que já foram avaliados pelo mecanismo muitas vezes, vão ser priorizados em relação a sites novos. Quer dizer, o Google também escuta “a voz da experiência.”

Importância da Marca. Em resumo, quanto mais conhecida e respeitada é sua empresa, mais o Google a privilegia nos resultados de busca.

Agora, sabendo que você participa de uma competição pela primeira pagina, o que você pode fazer para ajudar seu site a aparecer no Google?

Search Engine Optimization (SEO)

Em Português, “Otimização para Mecanismos de Busca” é a melhor estratégia para ajudar otimizar seu site sem precisar recorrer a recursos pagos, como por exemplo o Google AdWords. Ele diz respeito principalmente ao uso de “palavras-chaves” que devem apareceu no seu conteúdo, para sinalizar ao mecanismo que você tem o que o internauta está procurando.

Por exemplo, se você vende produtos para animais de estimação, você pode usar palavras chave como “filhotes de cachorro” ou “acessórios para gatos”. Procure formular suas frases de modo a valorizar suas palavras chave. E pense sempre; como o seu público vai procurar pelo seu conteúdo em um buscador? Como formularia a frase? Se você vende carros, por exemplo, seu público vai procurar por “carros baratos” ou “carros confiáveis” ou “carros região leste”?

O SEO é uma estratégia crucial quando se trata de mecanismos de busca. Vale a pena se informar.

Link Building

Relacionado ao SEO, Link Building, ou simplesmente Construção de Links funciona desse jeito; se várias pessoas diferentes indicam o mesmo restaurante, essa é uma boa pista que esse é um restaurante de qualidade, certo? O mesmo vale pare o seu site; se vários outros sites direcionarem ao seu conteúdo, essa é uma boa pista de que seu conteúdo é de qualidade.

Mas não basta sair criando links desregradamente. Alguns aspectos importantes para se atentar:

Qualidade dos Links. Mesmo se dezenas de sites diferentes encaminharem para o seu site, isso não ajuda nada se esses sites não são bem vindos pelo Google pra começo de conversa. Nesse caso, o tiro pode até sair pela culatra; você pode ser qualificado como um site de tão má qualidade quanto são os sites que encaminharam a você! Aqui vale a máxima, “Diga-me com quem andas e te direi quem és.” Preze sempre pela qualidade dos links que levam a você, e não só a quantidade.

Otimização Interna. Um quesito bem básico, mas crucial; o seu site está bem organizado? As URL estão consistentes em todas as páginas? As palavras chaves que você está utilizando aparecem no corpo do texto (para ajudar os mecanismos de busca a detectá-las)? Elas aparecem na sua meta descrição, nas tags? Seus textos estão bem estruturados, com listas bem formatadas, títulos, subtítulos, etc.?

Experiência de Usuário. Quando se trata dos links encontrados no seu website, eles sãos fáceis de encontrar? Link building pode ser um momento excelente de firmar parcerias com outros negócios; por isso é importante ser capaz de oferecer links de qualidade. Quanto mais facilmente navegável seu site for, e quanto melhor a apresentação do seu conteúdo, mais fácil vai ser de incluir links de qualidade.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem por objetivo atrair novos clientes para o seu site através de, como diz o nome, conteúdo de qualidade. Ele funciona em três etapas:

  1. Atrair novos visitantes com conteúdo interessante que capture sua atenção.
  2. Transformar esses visitantes em clientes. Para isso, o conteúdo deve “fisgar” esses visitantes, com informações relevantes e de qualidade.
  3. Gerar lucro com os cliques desses novos clientes, transformando visitas em vendas.

Além do foco na geração de conteúdo, existe também um importante aspecto analítico. Ao monitorar o movimento no seu site, e de que modo seus clientes em potencial estão se relacionando com seu conteúdo, você pode refinar suas estratégias cada vez mais.

Essas três categorias são a base de uma estratégia para ajudar seu site a aparecer no Google. 

Leave a Comment