“Já pensou em anunciar em websites populares? Ou em promover sua empresa com imagens e vídeo? Você pode fazê-lo, com a Rede de Display do Google.”
Essa é a abertura do vídeo preparado pelo próprio Google para explicar a rede de display. Assim já entendemos rapidamente para que ela serve, e com certeza parece uma ideia muito interessante. Mas como exatamente isso funciona? Como seus anúncios vão parar em websites populares? Vamos descobrir.
O que é Rede de Display?
Para entender a rede de display, primeiro precisamos falar um pouco do Google Adwords.
O Google Adwords é um sistema de anúncios, criado pelo Google para aproveitar o tráfego imenso da plataforma. Ao anunciar seu negócio pelo Google Adwords, o link para o seu site aparece primeiro nos resultados de busca; e como ele aparece apenas para quem pesquisar por termo X ou palavra-chave Y, você garante uma segmentação do mercado, e assim atraí aqueles clientes em potencial realmente interessados no que você está oferecendo.
Dentro do Google Adwords, você ainda pode escolher uma série de opções de publicidade: e uma dessas opções são as campanhas na rede de display do Google.
Vamos supor que você criou um anúncio no formato de imagem ou vídeo. Muito bem, agora você tem que colocá-lo em lugares onde as pessoas vão ver. Mais ainda, onde as pessoas certas vão ver – não adianta anunciar luvas de inverno em um site que venda roupas de banho. Mas existem muitas possibilidades de onde o Google pode postar seu anúncio; eles anunciam em um grande número de sites afinal, muitos que não pertencem ao próprio Google.
Essa é a rede de display. Se trata de uma “coleção de mais de 1 milhão de websites, aplicativos para smartphone, vídeos, blogs, e outros destinos online que mostram anúncios do Adwords”. Ou seja, são todos os locais possíveis onde seu anúncio pode aparecer. E são muitos locais mesmo; mais de 80% dos usuários do mundo utiliza a rede de display do Google, que conta com sites parceiros e aqueles que integram o grupo.
Qual a Diferença entre Rede de Pesquisa e Rede de Display?
Você lembra quando falamos lá em cima que, através do Google Adwords, o link do seu negócio pode aparecer primeiro como resultado de pesquisas? Pois então: isso se trata da rede de pesquisa do Google, que como você pode ver, não tem a mesma utilidade da rede de display.
Como a rede de pesquisa mostra o seu anúncio apenas para quem está realizando pesquisa X ou Y, ela tem uma taxa de conversão alta. Quer dizer, está direcionada aquelas pessoas que já tem interesse pelo seu produto. A rede de display, por outro lado, costuma ter uma taxa de conversão mais baixa, já que pretende apresentar o seu negócio para pessoas que não estavam procurando diretamente por ele.
Como Usar a Rede de Display?
Planejar sua Campanha
Como toda ferramenta de marketing, é impossível aproveitar a rede do Google sem ter uma campanha bem definida antes. Isto é, definir seus objetivos, seu público-alvo (sempre importante, mas especialmente aqui, para escolher em quais locais da rede sua publicidade vai ser exibida), métricas, e etc. Com tudo bem planejadinho, os passos práticos são:
Criar sua Campanha
Você tem acesso a rede de display através da página inicial do Google Adwords. De lá, clique em “Campanhas”, na barra da esquerda, em seguida o botão de adição (+) e “Nova Campanha”. Você vai ver os tipos de campanhas disponíveis, dentre elas a Rede de Display (não a de pesquisa: lembre-se, isso é outra coisa).
Agora você pode configurar sua campanha de acordo com o que já tinha planejado, incluído metas, nomes, idioma… e muito, muito mais. Existe um grande número de personalizações possíveis pela plataforma para definir com parâmetros precisos como sua campanha vai operar. Dentre eles estão:
Orçamento: o valor máximo que você está disposto a pagar por dia pela sua campanha.
Público Alvo: onde você pode selecionar seu público alvo pelos seus interesses, suas pesquisas, suas interações anteriores com o seu negócio… e ainda um grande número de informações demográficas, como idade, renda, gênero, etc.
Conteúdo: aqui você vai selecionar alguns critérios para a escolha de quando, e onde, seus anúncios serão exibidos. Essa escolha pode ser feita através de palavras-chave, por temas ou tópicos relacionados ao seu negócio, ou por canais específicos, como um blog X ou um canal Y do YouTube.
Criar os Anúncios
E claro que, imprescindível no processo todo, é criar o anúncio que vai ser exibido. Isso inclui imagens, vídeos, mensagens e call-to-action. O Google disponibiliza alguns formatos de anúncios possíveis, deste textos estáticos, até gráficos responsivos. Eles até oferecem uma relação do tipo de anúncio mais apropriado para campanhas de rede de display ou de pesquisa.
E pronto! Sua campanha está pronta para ir ao ar. E com a ajuda da extensa rede do Google, é possível apresentar seu negócio para um grande número de usuários, otimizar suas taxas de conversão, e criar uma presença mais forte online.