Marketing de Escassez: aprenda como usar e aumentar as vendas

Marketing de Escassez: aprenda como usar e aumentar as vendas

Cada mercado exige um tipo de administração diferente, sendo preciso analisar a situação da sua área comercial, junto aos hábitos de consumo dos seus clientes. Como o marketing de escassez para um negócio de amplos produtos ou o de conteúdo para projetos digitais.

 

Existindo também a possibilidade de complementar essas diferentes estratégias, para que um empreendimento tenha acesso a ferramentas específicas, que possam ajudar no nível dos resultados a serem alcançados pelos respectivos projetos comerciais.

 

E para muitos negócios, existem alguns benefícios específicos que estão associados ao próprio modelo comercial desse empreendimento.

 

Pois enquanto alguns podem se beneficiar de uma relação mais paciente com seus clientes, para outros, a solução para se alcançar um maior número de vendas acaba sendo a venda rápida e eficaz dos seus produtos e serviços.

 

Garantindo assim uma maior fluidez nos ativos econômicos de um negócios, contando com a entrada espada de recurso juntos a esse empreendimento. Como em uma empresa de brindes personalizados, que recebe por quantidade de vendas.

 

Um exemplo de destaque por se assemelhar aos métodos de trabalho de variados tipos de negócio, que precisam ter um controle sobre o índice de vendas alcançadas de forma a  definir qual será o seu nível de produção, refletindo assim nos gastos com fornecedores.

 

E quanto mais rápido o seu estoque for reabastecido, melhor poderá ser o seu nível de produção, criando assim uma relação positiva com o seu público interno e externo. O que é importante para se garantir o sucesso de um empreendimento no mercado.

 

Existindo também alguns negócios que de fato precisam trabalhar com um modelo de vendas rápidas, para se assegurar um nível maior de benefícios, como uma loja que possui um estoque de camisetas promocionais para o Natal.

 

Nesse caso, é preciso vender esse conjunto de peças antes do feriado natalino. Ou então quem atua no mercado de alimentos frescos, não tendo muito tempo para armazenar os seus produtos, que perdem  qualidade a cada dia que passa.

 

Em ambos os casos é preciso trabalhar com conceitos a serem trabalhados por uma estratégia de marketing de escassez, que atua com a intenção de influenciar os clientes a consumirem algo de forma rápida, diante a possível falta deste produto no mercado.

Ao que se refere o marketing de escassez?

Essa estratégia de mercado trabalha principalmente com a forma com que os seus clientes irão visualizar os seus produtos e serviços, trabalhando com técnicas que ampliem a relação que um consumidor pode ter junto ao trabalho realizado por uma empresa.

 

Sendo uma prática que pode ser implementada nos mais diferentes tipos de negócio, podendo ser também uma estratégia sazonal, para empresas que precisam vender um número específico de produtos dentro de um período a ser definido.

 

Como uma loja de decoração para festas, que pretende encomendar novos formatos de balões para decoração de aniversário, mas que antes disso precisa comercializar todo o seu estoque atual de balões, de forma a abrir espaço para os novos produtos.

 

Algo bastante similar de ser encontrado nas mais diversas lojas em uma shopping no período que antecede o Natal, com alguns eventos comerciais, tais como a Black Friday, servindo também como uma estratégia para as lojas renovarem a sua linha de produtos.

 

Contudo, não basta somente colocar os seus produtos à mostra por um preço especial, por mais que seja uma estratégia interessante, como será visto mais à frente no texto, é preciso também estimular o consumo rápido e urgente por parte dos seus clientes.

 

Com o marketing de influência sendo uma estratégia capaz de garantir uma série de benefícios para o empreendimento que opta por essa tática.

Aumento nas vendas

Afinal, ao se trabalhar com o público a necessidade que o mesmo tem de consumir um produto, seja pela exclusividade do mesmo, ou pela qualidade que ele trará ao seu comprador, é possível operar também com um crescimento no número de vendas.

 

A partir da maior demanda que passa a ser feita em cima desses produtos ou serviços.

Agrega valor ao produto

Um ponto citado no tópico anterior importante para quem adota a estratégia de escassez é a questão da exclusividade. Como em um produto de tiragem limitada, como uma linha específica de squeezes personalizados, voltados a um evento musical.

 

Garantindo assim um valor diferenciado para esse produto. O que será percebido tanto pelo mercado como pelos consumidores que estão em busca de adquirir essa mercadoria limitada.

Permite vendas mais rápidas

As estratégias ligadas aos conceitos de escassez podem resultar também em uma venda mais ágil dos produtos disponíveis no acervo de uma loja, sendo uma tática importante para mercados que buscam zerar o seu estoque ou vender um produto de tiragem limitada.

Um melhor planejamento por parte do vendedor

Essa tática comercial garante ao vendedor um alcance mais rápido aos números previstos em relação a faixa de consumo dos seus clientes, permitindo assim com que esse empreendimento consiga fazer análises mais rápidas ou até mesmo alcançar certas metas.

 

Como um escritório de serviços de consultoria ambiental que pretende expandir nos próximos anos, podendo adiantar esse processo em alguns meses, ao alcançar o valor necessário para tal investimento nessa companhia.

 

Com esses citados benefícios, é fácil para um empreendedor se sentir motivado a adotar esse tipo de estratégia de escassez em seus investimentos, contudo, é preciso conhecer táticas específicas relacionadas a essa estratégia para melhor aproveitá-la.

Usando essa tática para aumentar suas vendas

O marketing de escassez trabalha com um melhor aproveitamento comercial dos produtos e serviços disponíveis em uma empresa, principalmente na forma com que o seu público se relaciona com tais tópicos, se sentindo motivado a concluir um processo de compra.

 

Ou seja, é uma estratégia que não trabalha com os conceitos relacionados ao produto em si, mas sim a forma com que os mesmos são avaliados pelo seu público, dando a eles um contexto diferente, podendo inclusive se tornarem mais interessantes para o público.

 

Uma relação que pode ser alcançada a partir dos seguintes procedimentos:

Coloque preços altos

Essa estratégia pode parecer estranha para uma empresa que busca justamente tornar seus produtos acessíveis ao público. Contudo, certas linhas podem se beneficiar de um valor comercial maior, dando a esses produtos um reconhecimento maior.

 

Contudo, é importante que essa mercadoria de preço diferenciado tenha qualidade exclusivas que justifiquem não só esse preço mais elevado, mas que façam também o consumidor se sentir motivado a gastar um pouco mais nesse produto.

Ofereça descontos limitados

Até mesmo esses produtos mais caros podem se tornar acessíveis ao público dentro de um período promocional. Com esse tipo de ação podendo fazer à procura por algo subir dentro desse tempo limitado, tornando-se em algo a ser comprado em tempo rápido.

 

Como curso de capacitação online que oferece um desconto de 40% nas parcelas do curso para os primeiros assinantes que acessarem sua plataforma a partir de uma data específica, podendo ser no aniversário desse empreendimento educacional.

Destaque as vendas instantâneas

O conceito de venda instantânea se adequa àquele tipo de transação comercial a ser feita de maneira rápida, seja por causa de uma promoção temporária ou pelo estoque limitado de certo produto.

 

Estimule essa venda rápida, baseada em uma situação onde a decisão de compra precisa ser tomada de maneira rápida, sem muito tempo para refletir sobre tal aquisição, pode trazer bons resultados para a companhia que adota essa tática do marketing de escassez.

Inclua uma contagem regressiva em seu site

Se o marketing de escassez trabalha muito com o conceito de urgência, é preciso destacar o mesmo em seu site de vendas. Como na plataforma de um curso de aviação comercial, que oferece um desconto apenas para os inscritos nas próximas 24h.

Mostre a quantidade em estoque

Outra forma de estimular essa compra ágil é informado o número de peças disponíveis em estoque, principalmente em produtos de tiragem  limitada, informando ao cliente que caso ele não faça a compra rápida, é possível que ele fique sem o produto.

 

Sendo essa, assim como muitas das dicas citadas, maneiras de estabelecer uma relação de urgência junto ao público, que vê na necessidade de fechar essa compra da maneira mais rápida possível, diante a necessidade que se forma em consumir algo de forma ágil.

 

Com o marketing de escassez operando em cima da bases como:

 

  • Exclusividade;
  • Rapidez;
  • Valores promocionais;
  • Valor agregado ao produto.

 

Sendo o mesmo tipo de situação que faz uma figurinha comemorativa ter um valor maior, por causa da sua escassez no mercado. Um conceito que também pode ser aplicado ao mercado, por meio de um sistema de automação comercial, por exemplo.

 

Capaz de tornar os serviços realizados por uma empresa em algo único no mercado, e por causa dessa exclusividade conectada aos seus serviços, passa a existir a possibilidade de se cobrar um valor diferenciado em cima dessa mercadoria em particular no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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