KPIs de SEO: Veja O Que É Importante Aprender

Os KPIs de SEO se tornaram extremamente importantes nos últimos tempos devido a forma única como ajuda os empreendedores a terem mais controle sobre os seus resultados dentro do universo digital.

A sigla KPI significa Key Performance Indicator, que podemos entender como Indicadores Chaves de Performance e servem para ajudar profissionais a verem como suas marcas estão tendo um bom ou péssimo desempenho dentro da internet.

Já a sigla SEO significa Search Engine Optimization, que podemos entender como Otimização dos Mecanismos de Busca, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam ajudar marcas a crescerem dentro da internet e dos buscadores.

Dentro deste cenário, podemos entender que os KPIs servem como um guia que ajudam os profissionais de SEO a verem se as suas estratégias estão entregando o resultado esperado e se é preciso ou não mudar alguma coisa nelas.

Vale a pena dizer que todos os tipos de negócios podem aplicar as estratégias de SEO, seja uma empresa de planejamento tributário preventivo ou até mesmo uma marca de cosméticos, pois ele se tornou um dos principais geradores de resultados para as marcas.

Todo e qualquer tipo de estratégia precisa ser bem avaliada para que o empreendedor saiba se ela está fazendo com que os resultados esperados realmente sejam gerados, afinal de contas esse é o objetivo principal delas.

Tendo isso em vista e entendendo como os KPIs surgiram no mercado para ajudar justamente neste quesito, hoje iremos entender mais sobre eles e conhecer alguns dos principais que podem ajudar no seu negócio.

Melhores ferramentas de monitoramento de KPIs

Antes de qualquer coisa, é importante entendermos que os KPIs não surgem ou são avaliados apenas por pessoas, mas existem diversas ferramentas digitais e gratuitas que realizam esse processo e ajudam na avaliação de cada um.

Assim como uma equipe que trabalha com infraestrutura de rede conta com as melhores ferramentas para entregar o melhor resultado em seu serviço, também contamos com grandes ferramentas que ajudam na análise dos KPIs.

Existem diversas no mercado que podem ajudar nesse processo, mas selecionamos uma lista com as que mais são usadas e consideradas eficientes dentro do mercado, todas possuem suas versões gratuitas que vale a pena conhecer. Confira:

  • Google Search Console;
  • Ahrefs;
  • Google Analytics;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest.

Cada uma dessas ferramentas traz uma diferente visão e forma de cuidar dos KPIs de SEO do seu negócio, fazendo toda a diferença na forma como você cuida de seus resultados e deixando esse processo bem mais otimizado.

Saiba como definir os KPIs de SEO da sua empresa

Mesmo contando com KPIs que já são definidos e que são versáteis para todos os tipos de negócios, existem pessoas que desejam definir os seus e construir alguns personalizados para a sua empresa. Se esse for o seu caso, veja abaixo como fazer isso:

Separe as métricas de vaidade

O primeiro passo é saber separar as métricas de qualidade e as de vaidade, pois as de qualidade são as que realmente trazem bons resultados para a marca, como o contato de um potencial cliente em busca do seu serviço de montagem de quadro elétrico trifásico.

Já as de vaidade são aquelas que só existem para que os números sejam mostrados, mas que nem sempre trazem mais clientes e vendas para o seu negócio, como as curtidas, os comentários e os compartilhamentos.

Use a fórmula do objetivo SMART

Outra dica muito válida é estudar e aplicar o método SMART, onde cada letra da sigla significa uma característica que deve ser adotada pela empresa: “S” de específica, “M” de mensurável, “A” de atingível/alcançável, “R” de relevante e “T” de baseada em tempo.

Cada um desses fatores são cruciais para que você consiga, de fato, desenvolver um KPI que seja condizentes com a realidade do seu negócio e que entregue para você o exato resultado que procura.

Tenha KPIs de SEO claros para as equipes 

Por fim, os seus KPIs precisam ser claros, assim como é o processo de produção de uma CNH para estrangeiros, pois quando o processo de criação e a aplicação deles é claro para as equipes, tudo flui de forma natural.

Sendo assim, desenvolver as suas próprias KPIs está longe de ser um bicho de sete cabeças quando você sabe quais são os seus objetivos e traça métricas claras, que serão bem recebidas pela sua equipe. 

Conheça os principais KPIs de SEO

Agora que você já conhece bastante sobre os KPIs e sabe até mesmo como criar os seus, chegou o momento de conhecer alguns que já existem no mercado e que podem ser usados para ajudar o seu negócio a ter mais controle de resultados. Confira:

Usuários orgânicos

Um dos principais é a chegada dos usuários orgânicos, ou seja, a chegada de novas pessoas ao seu site de forma gratuita, sem que seja preciso investir dinheiro em campanhas para que eles conheçam a sua marca.

Uma simples pessoa que busca por um exaustor preço acessível e encontra o seu site é um usuário orgânico que pode vir a se tornar um fiel cliente sem que você precisasse gastar para isso, sendo assim, é um KPI que vale a pena manter por perto.

Sessão

Já a sessão diz respeito ao conjunto de ações que determinado usuário faz dentro do seu site e durante o tempo no qual ele fica presente lá. Essa métrica se preocupa em manter o controle de cada ação dele.

Seja a colocação de um produto no carrinho, a ação de marcar um produto como favorito ou até mesmo clicar em diversos links durante a navegação, cada uma dessas ações podem ser cruciais para a sua decisão de compra e precisam ser bem monitoradas.

Taxa de rejeição

Outra métrica muito importante para se manter atento é a taxa de rejeição, ou seja, o número de pessoas que entram no seu site, mas que saem dele na mesma página e não passeiam para encontrar produtos ou serviços que possam ser de seu interesse.

Para empresas que já trabalham com tecnologia, como o caso de uma que oferece um serviço de backup em nuvem, lidar com isso já é comum, mas para quem não entende sobre o assunto, é necessário manter esse KPI sempre por perto.

Tempo de permanência na página

Além da taxa de rejeição, existe um outro KPI que pode parecer negativo, mas que serve justamente para que você melhore os seus processos, e ele é justamente o tempo de permanência na página, que o próprio nome já diz por si só.

Essa métrica visa entender o tempo que cada usuário gasta em todo o seu site e até mesmo em determinadas páginas, pois assim será possível entender mais sobre o comportamento dele e como você pode ajudá-lo a comprar de você.

Autoridade do domínio

E é claro que não poderíamos deixar de mencionar sobre a autoridade do seu domínio, ou seja, em como o nome do seu site é visto no mercado, no mundo digital e dentro do seu segmento perante seus concorrentes.

Hoje, sabemos bem que a melhor empresa de alteração contratual consolidada no mercado só chegou a este nível porque se preocupou com a construção de uma autoridade de seu domínio, e esse é um KPI que você deve analisar com frequência.

Número de palavras indexadas

O processo de indexação funciona como uma forma de fazer com que os algoritmos enxerguem o seu site e vejam relevância nele para que o ajudem a crescer, e isso é feito através das palavras-chave, termo comum para quem já conhece sobre o mundo do SEO.

Sendo assim, se atentar a como as palavras-chave do seu negócio estão sendo indexadas na internet é essencial para que seu site tenha uma melhor performance dentro dos buscadores e consiga alcançar grandes e bons resultados.

Velocidade de página

Por fim, mas longe de ser menos importante, a velocidade das páginas de seu site também é um importante KPI, pois ninguém gosta de entrar e navegar em um site onde as páginas demoram para carregar, não é mesmo?

Hoje, se você entra no site de uma empresa de chopeira elétrica residencial, vê que as páginas carregam em uma velocidade rápida, o que melhora a experiência de navegação do usuário e faz com que ele se encante pela marca.

Esses são os principais KPIs que existem no mercado atualmente e que podem ser usados por todo e qualquer tipo de empresa que entende a importância de acompanhar tais métricas para a garantia de bons resultados.

A importância de monitorar sempre os KPIs de SEO

E por falar na importância dessas métricas, é claro que não poderíamos ter deixado tal assunto de lado. Os KPIs servem como uma amostra de como está sendo o desempenho do seu site, mas para que eles de fato funcionem, você precisa monitorá-los.

Isso significa que, muito mais do que apenas criar ou escolher os melhores KPIs para a sua empresa, o que você jamais deve deixar de lado é a ação de monitoramento de tais métricas, que precisam ser bem analisadas com frequência.

Sendo assim, agora você sabe sobre a importância dos KPIs para o seu negócio e que eles são muito mais do que apenas métricas, mas aliados que te ajudam a entender mais sobre o seu negócio e descobrir qual o melhor caminho para chegar onde deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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