KPI para e-commerce: como acompanhar as métricas essenciais

KPI Para E-commerce: Como Acompanhar As Métricas Essenciais

Ter um acompanhamento eficaz e preciso em relação às métricas de venda da sua loja virtual é um dos pontos determinantes para o sucesso. Diante disso, para facilitar e ter um trabalho assertivo, o KPI para e-commerce se mostra extremamente essencial.

Com o crescimento e propagação do meio digital, diversas empresas têm aderido ao e-commerce, buscando justamente se destacar e conseguir cada vez mais ter uma relevância e impacto diante do público.

Para se ter ideia, a propagação e relevância dos e-commerces é tão grande que se encontra dentre essas lojas virtuais, desde vans para eventos a acessórios voltados à decoração, sendo de fato o futuro ao se tratar das vendas e de um sucesso no meio digital.

Assim, tem se tornado comum as empresas desenvolverem diferentes estratégias de marketing, vendas, gestão e atendimento. Entretanto, de nada adianta se a sua empresa não acompanha o desempenho e o retorno estabelecido através de cada uma delas.

Dessa forma, ao considerar esse acompanhamento, o KPI para e-commerce é fundamental, deixando claro para a empresa se ela está diante do caminho certo para atingir os objetivos e tendo até mesmo um papel essencial ao se tratar da tomada de decisões.

Por isso, para que sua empresa se mostre em um caminho assertivo, realizando investimentos cada vez mais precisos, o KPI para e-commerce é primordial e deve ser aplicado o quanto antes.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o KPI para e-commerce, evidenciando a sua significação, as vantagens de acompanhar essas métricas, os principais KPIs e como defini-los em seu e-commerce. Confira!

O que são os KPIs para ecommerce?

O KPI é a sigla de Key Performance Indicators, que ao ser traduzida significa Indicadores-chaves de performance, sendo uma estratégia conhecida e extremamente essencial ao se tratar do sucesso do seu e-commerce.

Através da sua aplicação, os KPIs são uma espécie de ponto de partida para que estratégias e ações assertivas possam ser criadas, visando manter em sua empresa um cenário de evolução e crescimento constante.

Assim, ao aplicar os KPIs, por exemplo, em uma empresa de consultoria empresarial, se indica o desempenho de diversas esferas e investimentos de um negócio, evidenciando as campanhas, vendas, marketing e até mesmo o atendimento ao cliente.

Com isso, esses pontos se mostram essenciais para o desenvolvimento da sua marca, permitindo com que através do KPI se tenha uma análise do momento em que a empresa está vivendo, entender seus acertos e questões que possam ser melhoradas.

Dessa forma, ao considerar totalmente o e-commerce, o KPI tem um papel crucial, entendendo como está o desempenho da sua loja virtual e fazendo com que se tenha à disposição dados que mostram como está a saúde e os investimentos dentre o seu e-commerce.

Por isso, para que se caminhe rumo ao sucesso e cada vez mais se tenha um reparo de erros em seu e-commerce, a aplicação do KPI se mostra importantíssima, criando um ambiente de total assertividade e evolução.

Vantagens do KPI para e-commerce

Como está sendo visto, o KPI é parte fundamental para o sucesso do seu e-commerce, por isso acompanhar essa métrica é necessário para que se estabeleça em sua loja virtual um crescimento e assertividade.

Como boa parte do público sabe, o meio digital e os e-commerces têm estabelecido cada vez mais concorrência, além de contar com diversos produtos, tendo desde de câmeras de segurança para empresas a materiais esportivos.

Assim, fica claro que não se tem mais espaço para erros. Para que sua empresa se destaque e se diferencie das demais, realizar investimentos e ações assertivas se tornou algo totalmente necessário.

Por isso, acompanhar os resultados dos investimentos e estar atento ao KPI é algo que deve ser preservado sempre em sua loja virtual. Dessa forma, para que fique ainda mais claro essa questão, confira as vantagens de acompanhar e estar atento a essas métricas.

  • Informações precisas sobre o seu negócio e clientes;
  • Tomada de decisões mais consciente e assertiva;
  • Estratégias mais convictas e certeiras;
  • Base analítica para o andamento do negócio.

Dessa forma, para que seu e-commerce comece a deixar o instinto de lado e trabalhe com dados e informações precisas, a aplicação do KPI se mostra algo totalmente essencial, garantindo uma precisão e impacto único.

Além disso, o KPI tende a analisar até mesmo o serviço de entrega de encomendas em sua empresa, evidenciando o que pode ser melhorado e fazendo com que se caminhe rumo ao sucesso e evolução.

Com isso, para que seu e-commerce fique marcado por ter uma gestão consciente e o máximo de organização através de cada estratégia, os KPIs têm um papel extremamente relevante e merecem destaque.

Principais KPIs para e-commerce

Os KPIs são uma espécie de leitura que fornecem para os negócios formas de tornar suas estratégias e ações cada vez mais rentáveis, se destacando no universo digital e tendo um retorno totalmente considerável.

Assim, para que os objetivos e metas do seu e-commerce se mostrem cada vez mais próximos de serem alcançados, estabelecer os KPIs é algo que deve ser realizado o quanto antes, tendo um grande aliado através dessa busca.

Além disso, vale destacar que nenhuma empresa no mercado consegue se destacar só seguindo a sua intuição, por isso trabalhar com dados e análises precisas é algo que permite uma margem de erro mínima ao seu e-commerce.

Dessa forma, para que se tenha sucesso online desde uma instalação de película antivandalismo a um serviço de manutenção predial, estar atento às métricas e acompanhá-las é um recurso importante.

Pensando nisso, para te auxiliar nesse momento e fazer com que em seu e-commerce se estabeleça um ambiente repleto de estratégias assertivas, confira quais são os principais KPIs de e-commerce para acompanhar:

  • Acessos ao e-commerce;
  • Taxa de abandono de carrinho;
  • Taxa de rejeição;
  • Ticket médio;
  • Taxa de conversão;
  • Retorno sobre investimento.

Com isso, ao ter os principais KPIs à sua disposição, chegou a hora de estabelecer o que melhor se encaixa conforme ao momento em que seu e-commerce está, realizando uma análise precisa, por exemplo, desde a gestão de frotas até o atendimento ao cliente.

Como definir os KPIs para seu e-commerce?

Para estabelecer os KPIs em seu e-commerce, um dos primeiros passos é entender o momento em que sua loja virtual está, levando em consideração as métricas necessárias diante das metas impostas e pensando até mesmo onde sua marca pretende chegar.

Por exemplo, se o seu e-commerce de suporte em TI se encontra no início, um bom KPI a ser acompanhado é a taxa de conversão de leads, buscando de fato atrair e trazer o público para perto.

Já quando pensamos em um e-commerce consolidado e que já tem seu espaço no mercado, os dados associados à retenção são o caminho, analisando o abandono do carrinho de compra e tornando os processos cada vez mais eficazes.

Por isso, realizar essa análise em relação ao momento em que seu e-commerce está estabelecido é primordial, pois através desse ponto é que se entendem os esforços e ações que são necessárias.

Assim, sua empresa se mostra cada vez mais próxima para o sucesso, estabelecendo uma evolução e dando passos assertivos que permitem o seu crescimento e amadurecimento constante. Além disso, vale ter em mente que os KPIs em seu e-commerce devem ser:

Mensuráveis

Se um e-commerce ou até mesmo uma contabilidade especializada em TI quer aumentar sua capacidade de produção, precisa definir metas entendendo quanto será esse aumento e em quanto tempo ele deve ser atingido.

Dessa forma, os indicadores devem ser mensuráveis, deixando claro os valores, números e taxas, fazendo com que os colaboradores tenham em mente exatamente o que deve ser feito para estabelecer uma evolução.

Verificáveis

Esse ponto está associado a um histórico de dados para a apuração, pois os dados são uma espécie de norte para que os KPIs e suas métricas possam ser aplicadas, gerando um ambiente de assertividade.

Por isso, ter à disposição os dados que serão apurados é algo primordial, sendo de fato o fator-chave para que os KPIs possam ser aplicados e as métricas possam realizar seu funcionamento.

Periódicos

Essa questão evidencia que os KPIs e as suas métricas devem ter um acompanhamento frequente, pois os resultados serão vistos e evidenciados somente após um tempo de aplicação.

Por isso, eles devem ser acompanhados, semanalmente, mensalmente e anualmente, demonstrando os pontos de melhoria do seu e-commerce e como ele pode continuar evoluindo.

Além disso, para que um e-commerce tenha uma certa relevância, ele deve continuar evoluindo sempre, por isso essa questão deve ser evidenciada e sempre estar em mente ao se tratar dos KPIs e suas métricas.

Dessa forma, ao ter essas informações à disposição, chegou o momento de analisar o momento em que seu e-commerce está, estabelecendo os KPIs e indo ao encontro de um sucesso e evolução constante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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