Black Friday 2016 e o comportamento do consumidor

Black Friday 2016 e o comportamento do consumidor

A Black Friday 2016 promete ser um verdadeiro sucesso. Números e pesquisas apontam que as vendas continuam crescendo em datas especiais neste ano, mesmo com a crise, é o que aponta uma pesquisa encomendada pelo Google.

Sobre as edições anteriores da Black Friday

O curto período da Black Friday realizada no ano anterior foi o suficiente para alavancar as vendas no mercado, superando inclusive o período que antecede o dia das mães, conhecido como a segunda melhor data para o varejo. Em 2015, o faturamento foi de R$ 1,6 bilhão.

Além disso, no Brasil são quase 40 milhões de usuários que realizam compras online. Destes, 75% já participaram de alguma edição da Black Friday.

A expectativa para o Black Friday 2016

O mercado se mantém otimista para a Black Friday 2016. O consumo geral para esse ano está abaixo do esperado, entretanto, o crescimento das vendas em datas especiais se mantém em alta.

No dia das mães o aumento nas vendas foi registrado em 8%. Já no dia dos pais as vendas tiveram um crescimento de 12%, ficando atrás somente do dia dos namorados, com aumento de 16% nas vendas.

Pesquisa inédita sobre o consumidor na Black Friday

Encomendada pelo Google, a empresa Provokers realizou uma pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday. A pesquisa ouviu quase 800 pessoas, de 18 a 54 anos e pertencentes as classes A, B e C, das cinco regiões do Brasil durante o mês de agosto.

Um dos principais fatores apontados na pesquisa refere-se ao crescimento no número de participantes da Black Friday. Enquanto 2012 apresentou um número de 22% dos consumidores online que participaram da Black Friday, 2015 já registrou mais de 60%. Esse resultado reflete também nas buscas, onde três em cada quatro consumidores fizeram alguma pesquisa referente a Black Friday 2015.

Para a Black Friday 2016 a expectativa é ótima, já que 3 em cada 4 entrevistados se mostrou engajado ou animado com a aproximação da edição desse ano.

black friday 2016

Mas o que realmente influencia o consumidor? Na hora de decisão de compra, os principais fatores apontados foram:  preço (42%), possibilidade de cancelamento (21%) e o custo do frete (17%).

Além disso, 63% dos consumidores se mostraram mais aptos a preencher cadastro e informar seus dados pessoais somente após verificarem se o site é mesmo confiável.

O que e como os consumidores vão compras na Black Friday 2016

Sobre a forma de pagamento, o cartão de crédito ganha disparado. 61% dos consumidores pretendem utilizar a forma de pagamento parcelada e 33% a vista com o cartão de crédito. Dinheiro com 32% e boleto bancário com 26% vem na sequencia. Cartão de débito acumula 18% das intenções de compra e PayPal e similares 16%.

Os consumidores que pretendem comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos são o que mais pretendem esperar pela Black Friday 2016. Entretanto, smartphones, produtos e informática, TV, áudio e vídeo são os preferidos dos consumidores para esta edição.

Outra informação que deve ser bastante considerada é que diferente do Natal, a Black Friday se consolida como uma data para compra pessoal. Mais da metade dos entrevistados (53%) afirmou que pretende comprar apenas para si. 19% comprarão para presentear e outros 27% para ambos.

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