Anúncio no Instagram

Você sabe como anunciar no Instagram?

Vamos supor que você quer investir em publicidade nas redes sociais. Já estudou quais redes se encaixam melhor no perfil do seu negócio, e está produzindo conteúdo de qualidade para cada uma. E agora, quer se focar no Instagram. Será que vale a pena? E se você decidir investir nessa plataforma, como anunciar no Instagram?

Vale a Pena Anunciar no Instagram?

Em resumo: vale sim a pena. O Instagram é uma rede que cresce a passos largos, no Brasil e no mundo. Em Junho de 2018, atingiu 1 bilhão de usuários, e só pra colocar em perspectiva esse número gigantesco: 1 milhão de segundos equivale a menos de 12 dias, mas 1 bilhão de segundos é quase 32 anos.

Impressionante? Mas não para por aí. De acordo com uma pesquisa da OpinionBox, realizada pouco antes do Instagram bater nesse número, 50% dos usuários já compraram um produto ou serviço encontrado através da plataforma. Isso parece ser particularmente verdadeiro para o público mais jovem; 73,5% das pessoas entre 16 e 29 anos conferem o aplicativo várias vezes dentro de um dia.

Graças a sua base de usuários larga e muito ativa, e das iniciativas da própria plataforma para apoiar vendas, anunciar no Instagram vale a pena sim; e muito.

Quanto Custa Anunciar no Instagram?

Por ser uma plataforma tão promissora, será que ela também é cara? O investimento necessário seria enorme?

Na verdade, o Instagram pode ser uma das alternativas mais baratas!

Comparando com o FacebookAds, os preços totais são bem parecidos, mas o engajamento no Instagram é muito maior; podendo chegar até a 10x mais. Outra vantagem é que os preços são bem flexíveis, podendo se adaptar ao seu orçamento.

Na prática, você pode escolher entre um gasto máximo por dia, ou um gasto total ao longo de um período de tempo. Você também pode determinar a quantia máxima por semana, e se a cobrança vai ser feita por impressão ou CPC (custo por clique). Para ter uma ideia do dinheiro envolvido? O CPC do Instagram costuma ser de $1,28.

Como Anunciar no Instagram?

Antes de mais nada, é preciso vincular seu perfil de negócios no Instagram à sua página do Facebook (já que o InstagramAds funciona dentro do FacebookAds). Verifique se seu perfil já é de negócios. Em “Configurações”, é só escolher “Mudar para perfil comercial”. Em seguida, clique em “Contas Vinculadas”, selecione “Facebook” e insira as informações de login.

Você está pronto para começar a anunciar!

Entre na sua Fanpage, e clique em “Gerenciador de Negócios” — a melhor ferramenta para anunciar no Instagram. Clique então em “Páginas” e em “Gerenciador de Anúncios.”

Com tudo pronto à sua frente, vamos ver o passo-a-passo:

1.     Defina seu Objetivo

O ponto inicial de toda campanha de publicidade deve ser o destino final. Quer dizer, aonde você quer chegar? Quer aumentar o número de vendas, conseguir mais seguidores, ou mais visualizações?

O Gerenciador já oferece diversas possibilidades. Você só precisa clicar no objetivo escolhido, dentre as opções divididas em três categorias: “Reconhecimento”, “Consideração” e “Conversão”.

2.     Defina seu Público

Chegou a hora de segmentar sua campanha; quer dizer, definir, com maior precisão possível, qual público você quer alcançar. Para dar esse passo, é preciso ter feito a própria pesquisa antes. Quem é seu público? Para quem você está vendendo? Qual sua idade, gênero, classe social, etc.? Quanto mais específico você for, melhor os resultados, pois vai anunciar apenas para quem é verdadeiramente um cliente em potencial. Qualidade, não quantidade.

No Gerenciador, tendo as informações em mãos, você pode selecionar com cuidado a quem sua campanha vai ser direcionada. Uma dica é não esquecer de “Conexões” nas opções avançadas, pois aqui você pode selecionar públicos que já curtiram sua marca.

Com tudo selecionado, o programa ainda vai estimar o alcance potencial, alcance diário estimado, e outras informações úteis.

3.     Defina Onde vai seu Anúncio

Por partilhar uma plataforma com Facebook e Instagram, você pode escolher se seu anúncio vai ser divulgado em um, outro, ou nos dois. No caso do Instagram, você ainda pode escolher se o anúncio vai aparecer no feed, ou no Stories.

E não se esqueça da opção “Tipos de Dispositivos”, onde você pode escolher não só entre aparelhos móveis e fixos, como os tipos de sistema operacionais em que o anúncio será exibido. Vale a pena lembrar que o Instagram é muito utilizado pelo celular; seu conteúdo deve ser bem adaptado a este formato.

4.     Determine seu Orçamento

Dissemos lá em cima que é possível delimitar quanto dinheiro você quer investir para anunciar no Instagram. Esse é o momento dessa delimitação. Você define as datas e custos da sua campanha.

5.     Crie seu Anúncio

E agora é só criar o seu anúncio! Existem cinco formatos disponíveis no Instagram: fotos, vídeos, carrossel, histórias e coleções. Nesse momento, é importante ficar de olho nas especificações técnicas, como tamanho da imagem, formato, proporção, e tamanho do arquivo.

Dica: dentre essas opções, os vídeos são bastante populares na plataforma. Eles representam por volta de 66% dos anúncios do Instagram, e atingem a maior taxa de engajamento (38% a mais do que imagens, por exemplo).

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