Vendas pela internet: Como tornar suas redes sociais em seu próprio negócio para 2021

Saber como atrair clientes e realizar vendas pela Internet é o objetivo de muitas pessoas. Ainda mais após a surpreendente chegada de uma pandemia, causada pelo novo coronavírus. Com todos em casa, muitos profissionais foram em busca de novas maneiras de conseguir uma renda extra ou até mesmo uma outra profissão.

Nesse cenário, as vendas pela Internet através das redes sociais se apresentaram como um excelente negócio, sobretudo no Brasil. O país está entre os que mais usam essas plataformas. Hoje, para as empresas, elas são um mar de oportunidades.

Por outro lado, quem deseja ser um empreendedor também pode tirar proveito delas. O baixo custo é o primeiro atrativo. Afinal, montar uma um negócio como uma loja demanda alta burocracia e altos custos. Em contrapartida, montar uma loja virtual nas redes sociais e retirar um certificado de MEI (Microempreendedor Individual) leva poucas horas.

Isso permite que qualquer pessoa tenha a chance de montar o seu próprio empreendimento sem sair de casa. As opções são infinitas. Afinal, as redes sociais servem para quem faz bolos, oferece aulas de violão, serviços de marcenaria, entre milhares de segmentos. 

Basta que a pessoa ofereça um conteúdo relevante e um atendimento de qualidade para seus clientes. Dessa forma, com o tempo, o número de seguidores cresce, e você tem mais chances de aumentar suas vendas pela Internet.

Como captar clientes pelas redes sociais?

Para quem acabou de criar um perfil nas redes sociais, uma boa solução pode ser investir em um sistema CRM. Esse software consegue reunir em apenas uma plataforma todas as informações sobre os clientes. Com isso, o setor de marketing e vendas tem dados suficientes para preparar as melhores estratégias. 

O CRM também é muito eficaz para atrair clientes em potencial, os chamados leads. Primeiro, é preciso que você realize a integração do seu perfil nas redes sociais com o software.

Dessa forma, sempre que uma pessoa enviar uma mensagem para o seu Facebook, Instagram ou WhatsApp, o sistema cadastra automaticamente essa pessoa no banco de dados.

Por meio desse cartão de lead, é possível preencher dados como:

  • Telefone, 
  • E-mail,
  • Cargo na empresa,
  • Entre outros dados. 

Além disso, toda a conversa entre você e o cliente permanece gravada no sistema, e pode ser acessada a qualquer momento.

Caso as suas redes sociais recebam muitas mensagens, o CRM oferece outra vantagem. Todas as mensagens enviadas pelos clientes são encaminhadas para uma caixa de entrada única. 

Com isso, independentemente se o cliente iniciar a conversa pelo Facebook Messenger ou WhatsApp, você tem a oportunidade de respondê-lo diretamente do CRM. Sem a necessidade de pular de um aplicativo para outro. Um atendimento rápido e muito mais eficiente, do que jeito que os clientes desejam.

O que é social selling e como usar?

Ao investir nas vendas pela Internet, o empreendedor precisa realizar um novo tipo de abordagem. Ter uma estratégia muito agressiva pode não funcionar muito bem. Entretanto, promover o relacionamento com esses clientes e oferecer o melhor conteúdo para eles é bem mais eficaz. 

Esse novo processo de vendas é também conhecido pelo nome de social selling. Nesses casos, o objetivo do empreendimento é estar ainda mais próximo do cliente. Em vez de apenas postar ofertas, o objetivo é levar um conteúdo que seja relevante para essas pessoas, e, com isso, posicionar a empresa como autoridade no assunto.

Além disso, é importante responder aos comentários e estar sempre disponível para ajudar os clientes que pedem ajuda por meio dos aplicativos de mensagens. Essa, sem dúvida, é uma das principais formas de melhorar suas vendas pela Internet.

Escolha a rede social que seja mais próxima do seu público

Ao vender pela Internet, não adianta tentar trabalhar em todas as redes sociais. Com tantas plataformas, isso pode exigir muito tempo e altos custos. Por isso, baseado nas informações do CRM, escolha primeiro a rede social mais popular entre o seu público-alvo.

Se o seu foco são outras empresas, o Linkedin pode ser uma excelente opção. Afinal, essa é uma rede conhecida por atrair clientes do segmento B2B. Por outro lado, caso os seus clientes sejam jovens, divulgar a sua marca no Instagram ou Tik Tok apresenta-se como a melhor escolha.

Portanto, tornar as suas redes sociais em seu próprio negócio e começar suas vendas pela Internet é simples. Agora, o que você precisa é ter foco e dedicação no dia a dia. Como o mercado está aquecido, é possível alcançar excelentes resultados em pouco tempo.

 

Guest post desenvolvido pela AMOCRM.

Menu