10 tendências do marketing digital para 2022

10 tendências do marketing digital para 2022

Quem trabalha com marketing precisa estar atento às tendências do marketing digital para 2022.

Esta é uma das áreas que sofre constantes mudanças ao longo dos anos, pois acompanham os hábitos dos consumidores, mercado e a tecnologia. 

São diversas e dinâmicas as novas tendências para o marketing digital. Todos os dias as redes sociais podem viralizar, novas tecnologias surgem e novos memes se destacam em campanhas.

Estar à frente das tendências é um grande diferencial para qualquer analista de marketing, que pode, a partir delas, sistematizar as estratégias que vai utilizar ao longo deste ano.

Houve uma grande mudança no comportamento do consumidor, proveniente das situações trazidas pela pandemia, e esses novos hábitos precisam ser incorporados nas estratégias de marketing digital.

Após esse cenário de pandemia, serviços que possibilitam manter os novos hábitos de distanciamento social, como um curso de capacitação online, ganharam o centro das atenções.

Por isso, chegou o momento de se preparar para esse ano que se inicia, pois ele será repleto de acontecimentos que influenciam os consumidores, como a Copa do Mundo e as Eleições.

Estes são eventos que irão movimentar as redes sociais, trazendo novas tendências e situações.

Visando preparar você para o que virá neste ano, trouxemos neste artigo 10 tendências do marketing digital. Continue lendo para conferir. 

  1. Experiências híbridas

Em uma grande expectativa de superar a pandemia em 2022, mas ainda sujeito às suas consequências em um cenário instável, se destacam as experiências híbridas.

Estas são aquelas que mesclam as atividades remotas e as presenciais, boas opções para ajudar as pessoas a enfrentarem a realidade.

Cerca de 75% dos executivos globais, de acordo com um levantamento feito pela Deloitte, pretendem investir nas experiências híbridas. 

Esse tipo de experiência proporciona uma série de oportunidades como:

  • Inovação;
  • Personalização;
  • Inclusão;
  • Conexão com o cliente.

Com isso, é muito provável que essas experiências venham a se tornar algo duradouro, mesmo após a superação da pandemia.

Entre as experiências híbridas, podemos citar o modelo de trabalho adotado nas empresas, como uma companhia de comunicação visual para empresas, em que os trabalhadores mesclam dias de trabalho presencial e em home office.

Os eventos híbridos são outra grande tendência, referindo àqueles sendo realizados presencialmente e transmitidos online. 

As operações omnichannel são outra grande tendência. Nesse caso, você tem a possibilidade de escolher e comprar um determinado produto como uma mala de viagem personalizada para empresas em um e-commerce e retirar na loja física rapidamente.

  1. Conteúdo baseado em dados

Cada vez mais as discussões sobre o uso de dados ganham espaço, o que não significa que a inteligência de negócios deixará de usar a grande infinidade de dados disponíveis sobre consumidores e usuários.

O ano de 2022 traz o grande desafio do marketing de conteúdo: incorporar à produção de conteúdo, dados mais informativos e mais relevantes.

Dessa forma, o que vai se destacar é aquele material produzido de forma bem embasada, de maneira que exemplifica a realidade.

O que ocorre aqui é a diminuição da produção frenética de postagens e livros eletrônicos, focando em sua qualidade.

Segundo uma pesquisa feita pelo Content Marketing Institute (CMI), 74% dos entrevistados, todas empresas do setor B2B, como aquelas que oferecem soluções audiovisuais, atribuem sucesso às suas estratégias de acordo com o valor gerado.

Diante disso, lembre-se que tanto os usuários quanto os mecanismos buscadores, como o Google, buscam por conteúdos confiáveis, com informações confiáveis e corretas.

Isso traz um destaque para a etapa de pesquisa e de planejamento dos conteúdos, que passam a ser mais criteriosas e detalhadas. 

  1. Evolução do social commerce

As redes sociais estão ativamente presentes na vida dos usuários e cada vez mais as pessoas estão dispostas a comprar através delas.

As novas gerações usam cada vez mais as redes sociais se comparado ao uso de mecanismos de busca, segundo os dados da Hootsuite e do We Are Social.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 82% dos usuários seguem ao menos uma marca no Instagram, e 52% dos usuários já compraram algum serviço ou produto, como balões para aniversário, descobertos na rede social.

Dessa forma, as empresas estão aprimorando seu social commerce. O Instagram, por exemplo, tem a expectativa de que seja globalmente disponibilizado o Instagram Checkout.

Essa ferramenta torna possível a finalização de compras dentro da própria loja, sem a necessidade de sair do aplicativo.

Outra plataforma que se destaca nesse sentido é o Tik Tok, no qual diversos influenciadores divulgam produtos através da divulgação de vídeos curtos.

Desde o ano passado, a plataforma iniciou uma parceria com o Shopify, o que permite que os criadores de conteúdo tenham uma aba de compras em seu perfil.

Esse recurso é uma novidade que ainda está em teste em países como o Reino Unido, o Canadá e os Estados Unidos, mas que promete se expandir para os demais países em breve.

  1. Diversidade e inclusão do marketing

O consumidor atual não quer apenas comprar, e sim estar conectado a empresas que defendam causas e assumam compromissos com a sociedade, gerando impactos positivos.

Isso já era posto pelo desenvolvedor do conceito de Marketing 3.0, Philip Kotler, e é uma grande tendência para este ano.

Por isso, é importante que sua empresa de etiquetas adesivas industriais assuma compromissos em suas campanhas.

Não com um foco somente nas campanhas, mas também é importante a inclusão na realidade da empresa, em sua gestão, desenvolvimento de produtos e quadro de funcionários.

É importante incluir em todo o contexto da empresa pessoas de diferentes origens, cores, religiões, etnias, orientações sexuais, gêneros, capacidades, entre outras diferenças.

Fazer apenas um marketing cosmético sobre diversidade e inclusão gera a perda da credibilidade, pois o consumidor procura algo que seja real.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 94% dos consumidores nascidos entre 1995 e 2010, componentes da geração Z, esperam um posicionamento sobre questões sociais das marcas que consomem.

Vise as necessidades das minorias, trazendo boas respostas para esse público, além de buscar sempre um diálogo horizontal e inclusivo em suas campanhas.

  1. Sofisticação dos testes de otimização de anúncios

Na hora de trabalhar com os anúncios de seu serviço ou produto, como etiqueta para automação comercial, é preciso conhecer todo o potencial deles em cada plataforma.

No Facebook, por exemplo, um anúncio pode aparecer em várias posições diferentes, como em vídeos, stories, no feed, entre outros.

É preciso conhecer seu público-alvo, sabendo quais são os locais mais acessados por seus potenciais consumidores, concentrando melhor sua verba nestes setores.

  1. Pesquisa por voz

O uso de assistentes virtuais cresceu 47% entre os usuários brasileiros, apenas durante a pandemia.

No marketing digital, a pesquisa por voz é um amplo campo a ser analisado e explorado, pois vem ganhando a adesão do público.

Nesta tendência, busque investir em estratégias direcionadas para aparelhos de assistentes virtuais, produzindo conteúdo no formato de áudio, como podcasts, audio posts ou  audiobooks.

O desafio aqui é produzir conteúdo de alta qualidade e relevância, que propiciem um fácil entendimento entre o vocabulário aplicado em sua estratégia e aquele utilizado pelo público.

  1. Big data

O uso de dados dá para as empresas uma grande oportunidade de segmentar, personalizar, priorizar e se adaptar às flutuações e mudanças de consumo.

Segundo um relatório da IDC (International Data Corporation), a previsão é que o investimento na coleta de dados cresça 50% neste próximo ano, com bons resultados para o marketing digital.

  1. Vídeo marketing

Usar vídeos nas estratégias de marketing digital nas ações publicitárias de sua empresa de estampa em camisa de algodão é outra grande tendência para esse ano de 2022.

Nas landing pages, os vídeos trazem um aumento nas taxas de conversão em até 80%. E em e-mail marketing, podem chegar a 300%.

Os conteúdos em vídeo trazem um alto poder de engajamento, ajudando a encantar o usuário e despertar seu interesse.

  1. Mobile marketing 

Em suas estratégias de marketing digital é sempre importante considerar o uso de dispositivos móveis, assim como a otimização para eles.

Cerca de 79% do tráfego de dados no Brasil é originado de notebooks, tablets e smartphones, e a tendência é que isso se torne ainda mais expressivo em 2022.

Dessa forma, sites que não contem com um design responsivo certamente serão prejudicados.

Utilize anúncios online também nas plataformas direcionadas para os dispositivos móveis. O uso de aplicativos é outro setor que só se valoriza. 

  1. Marketing de influência

O marketing de influência é a estratégia em que as marcas tem seus produtos e serviços promovidos por influenciadores que contam com milhões de seguidores.

Já bastante aplicado no marketing digital, essa tendência segue, mas agora focando no micro influenciadores, que contam com um público mais segmentado e menor, mas altamente engajados e que se envolvem com as publicações.

Considerações Finais

Como você pôde conferir neste artigo, são diversas as tendências do marketing digital para 2022, mas aqui segue um bônus.

O metaverso é uma das maiores tendências para os próximos anos e as empresas precisam estar atentas para não perder possíveis oportunidades. 

O metaverso é um universo virtual que engloba uma série de tecnologias, entre elas a inteligência artificial, a realidade aumentada, a realidade virtual e a internet.

Nesse universo, se destacam algumas das tendências que citamos, como o marketing de influência e o social commerce, que encontram aqui uma nova vertente para se desenvolverem.

Essa ideia compreende um momento em que o digital se torna mais importante que o mundo físico, e isso já vem acontecendo de forma prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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