shopper marketing

Saiba O Que É Shopper Marketing E Sua Influência

O conceito de shopper marketing tem crescido muito nos últimos tempos, e isso está diretamente ligado à evolução das estratégias de marketing e ao aprimoramento dos estudos voltados para o comportamento do usuário.

Este conceito ainda é pouco conhecido dentro do universo dos negócios e chega até a confundir algumas pessoas, mas quando se entende tudo sobre ele e a importância de sua aplicação, não há quem viva sem.

É normal que uma rede de empresas fabricantes de painéis elétricos, por exemplo, se preocupe com o número de clientes que estão sendo atraídos para o seu negócio e como funciona a jornada de compra deles.

Também é de extrema importância conhecer bem o perfil dos seus clientes para saber quais estratégias utilizar visando a fidelização dele, afinal de contas, sabemos a importância de um cliente fidelizado à marca.

Entretanto, muitos ainda pensam que o consumidor é aquele que conhece o produto ou serviço, avalia as características, realiza a compra e usufrui dos benefícios daquilo que adquiriu. Se você pensa assim, sinto informar que está completamente errado.

O conceito de shopper marketing surge justamente para mostrar que existe uma grande diferença entre a pessoa que avalia o produto ou o serviço e a que realmente usufrui dos benefícios dele no fim das contas.

Por exemplo, uma pessoa que busca os melhores preços e marcas para adquirir uma bolsa térmica fitness não é a mesma que irá usufruir dos benefícios desse produto após a compra.

Justamente por isso, o shopper marketing está auxiliando os mais diversos tipos de negócios a entenderem sobre esse processo e como trabalhar de maneira assertiva e personalizada para garantir o sucesso de seus resultados.

Neste texto você irá entender um pouco mais sobre esse novo conceito e como ele pode ajudar a mudar a definição de estratégias no seu negócio e a chegada de clientes mais qualificados.

Shopper marketing: conceito e funcionamento

O shopper marketing nada mais é do que a união entre o conceito a ação de contato direto com o cliente, definição de estratégias e os conhecimentos sobre o comportamento do cliente dentro dos pontos de vendas da marca.

Para compreender essa estratégia, é preciso entender bem que o shopper e o consumidor final não são a mesma pessoa. Iremos nos aprofundar esse tópico mais para a frente, entretanto, já é importante manter isso em mente.

Imagine que você está à procura de uma rede de distribuidora de calçados de segurança para adquirir equipamentos para a casa de seu filho. Nesse caso, você é a pessoa que procura pelo produto, mas não é a mesma que o usará, entende?

Muitas vezes não nos damos conta dessas pequenas diferenças na rotina, mas faz toda a diferença na hora de uma marca contatar esse cliente ou traçar estratégias para ele, é preciso saber se quem está a procura do serviço ou produto será a mesma que o usará.

Diferentemente do marketing tradicional, o shopper marketing está interessado nas atitudes do cliente e na descoberta das melhores formas de aumentar a eficiência da comunicação entre ambas as partes.

Tudo isso, é claro, considerando as particularidades do ponto de venda de cada negócio e os princípios da marca, como relacionamento humano, branding, posicionamento, atendimento, promoção e muitos outros.

O fato é que o shopper marketing, ao ser aplicado em uma empresa de instalação de sistema de câmeras de segurança, por exemplo, funciona através do estudo do comportamento de cada pessoa que possui contato com a marca.

Nesse caso, desde a que procura pelo produto ou serviço, até mesmo o consumidor final, que será a pessoa que irá usufruir o produto ou serviço e realmente usá-lo ao máximo.

Benefícios do shopper marketing

O shopper marketing traz diversos benefícios para as empresas que resolvem aderir a essa estratégia, por isso selecionamos algumas das mais vistas para te provar como esse conceito pode ajudar muito o seu negócio. Confira:

  • Maior posicionamento da marca;
  • CRM estratégico;
  • Melhor definição de clientes;
  • Leads mais qualificados;
  • Vendas direcionadas;
  • Melhor experiência de compra e venda;
  • Decisão de compra assertiva. 

 

Seja em uma empresa de instalação elétrica industrial ou até mesmo em um salão de beleza, o shopper marketing consegue mudar por completo todo o processo de venda do seu negócio.

Isso porque ele é focado em entender cada processo e passo realizado pelo cliente desde o momento em que ele conhece a sua marca até a decisão de comprar definitivamente o seu produto ou serviço.

Sendo assim, entender a influência e principais estratégias para aplicar esse conceito em seu negócio é um benefício tanto para você quanto para o seu cliente, pois ambos terão um caminho traçado e informações de qualidade para absorver.

Influência e estratégias do shopper marketing

Como mencionamos acima, é importante entender bem sobre a influência e as estratégias do shopper marketing para garantir uma ótima experiência de compra e venda tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente.

Existem algumas medidas que podem ser realizadas pela sua empresa prestadora de serviços de segurança do trabalho, por exemplo, e que podem orientar o caminho de compra do seu shopper, influenciando-o a fazer a escolha certa pela sua marca.

Para que você entenda melhor sobre o que são esses recursos capazes de orientar a compra e escolha por determinada marca de produto, conheça algumas das estratégias do shopper marketing que podem fazer toda a diferença na decisão final deste cliente:

Exponha o que você deseja vender

O aumento da exposição de determinado serviço ou produto é um fator crucial para garantir o aumento das vendas, especialmente quando falamos de um shopper. O motivo dessa premissa ser verdadeira é que o shopper não quer ter trabalho.

Se imagine na posição de uma pessoa que está à procura de uma empresa de gestão de obras para cuidar da construção e do acabamento da nova casa do seu filho que irá se casar nos próximos meses, por exemplo.

Ao entrar no site de produtos para obras, a chance dessa pessoa comprar qualquer item relacionado a esse tema e que esteja bastante visível na homepage do site em questão é gigantesca.

Isso porque a exigência dele sobre qual produto comprar tende a ser mais baixa, pois não será ele que irá usar o produto, por isso o custo-benefício pela facilidade na escolha do produto é bastante alta para ele naquele momento.

Surpreenda o seu shopper

Podemos estabelecer que o fator surpresa envolvido na decisão de compra também é um item muito importante para ser observado por quem quer agregar valor à sua loja por meio dessa estratégia.

Oferecer alguns mimos como descontos especiais ou promoções por um tempo limitado, mas que ainda assim não seja aquele que irá esgotar em 24 horas, podem influenciar positivamente na decisão da compra de um shopper.

Afinal, é claro que para qualquer cliente a economia é um fator muito importante, e mais uma vez a relação custo-benefício envolvido nessa compra também é alta para o shopper.

Interaja e ajude o shopper na decisão de compra

Assim como já entendemos, o shopper quer evitar ao máximo qualquer trabalho ao adquirir um produto ou serviço. Ele não o consumirá efetivamente e a atenção dele quanto às qualidades e aos diferenciais envolvidos no que é oferecido é bem limitada.

Então, para garantir que o shopper realize a compra do serviço de comunicação visual em acrílico da sua empresa, por exemplo, é bom contar com a ajuda de pessoas especializadas no seu serviço e atentos ao processo de influência sobre esse tipo de consumidor.

Isso dará aquele famoso empurrão final na decisão de compra, garantindo que a sua marca seja a escolhida para aquela dada ocasião, isso tanto no oferecimento de produtos ou serviços, quanto no atendimento personalizado na internet ou em pontos de venda físicos.

Essas são apenas algumas das estratégias que podem mudar por completo a realidade do seu negócio e ajudá-lo a vender ainda mais e com qualidade na venda.

Diferença entre shopper e consumidor final

Como prometido no início do texto, iremos explicar a diferença entre shopper e consumidor final, talvez você já tenha entendido um pouco sobre essa divergência ao longo do texto, mas mesmo assim iremos explicar.

O shopper é aquela pessoa que realiza a pesquisa do produto ou serviço, equilibra todos os pontos essenciais para uma compra, como a marca, o preço, o custo-benefício, a qualidade, o suporte, o tempo de entrega e muitos outros.

Essa é a pessoa focada no processo de procura e comparação, é a que irá passear pelo seu site ou pela sua loja a procura do que melhor atende as necessidades que o consumidor final precisa.

Já o consumidor final é aquele que receberá o produto ou serviço e fará uso dele, ou seja, é quem realmente terá contato com o que a sua marca oferece, e que, por mais incrível que pareça, nem sempre é o shopper.

Um bom exemplo para entender bem isso é quando vamos comprar um presente para alguém. Nesse cenário, nós somos o shopper, ou seja, aquele que busca pelo produto, e a pessoa que iremos presentear será o consumidor final, aquele que fará uso do objeto.

Entendendo isso, é possível traçar estratégias para esses dois perfis de pessoas que possuem contato com a sua marca e são decisivos no momento da compra para aumentar os seus resultados.

Sendo assim, você consegue manter uma boa relação tanto com o shopper quanto com o consumidor final, se esforçando para entregar qualidade do início ao fim do processo de compra, fidelizando os dois à sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Menu