SEO x SEM: O Que É E Qual O Melhor Para Meu Negócio?

SEO x SEM: o que é e qual o melhor para o meu negócio?

Com o advento da tecnologia, as estratégias de marketing digital se tornaram fundamentais para ajudar as empresas a alcançarem novos clientes e estabelecer relações mais próximas com o seu público. O SEO e SEM fazem parte dessas estratégias.

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em português Otimização de Mecanismos de Busca, que é um conjunto de estratégias capazes de realizar a otimização de um site, blog ou uma página da web.

Já o SEM é a sigla para Search Engine Marketing, que pode ser traduzido como Marketing de Motores de Busca, e é uma técnica que visa atrair mais visitantes para o seu site através da exposição dos motores de busca.

Por conta disso, as estratégias como o SEO e o SEM estão ganhando cada vez mais espaço, ainda mais por serem capazes de aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca e por sua otimização com um sistema crm, por exemplo.

Para entender melhor como cada uma dessas estratégias funcionam, e como elas podem ser aplicadas dentro da sua empresa de forma benéfica, confira a seguir as características de cada uma delas.

As principais características de cada estratégia

Adquirir novos conhecimentos é uma poderosa ferramenta para qualquer profissional, seja sobre crm operacional ou sobre marketing digital. Isso porque esse tipo de ferramenta pode contribuir para que a empresa tome decisões mais assertivas.

O SEO e o SEM também são ótimas estratégias e que trazem bons benefícios para um negócio, pois oferecem meios eficientes para alcançar bons resultados no meio digital. Confira a seguir as principais características de cada um deles.

SEO

O SEO é um método que pode ser amplamente explorado pelas instituições que buscam melhorar o posicionamento das suas páginas nos mecanismos de busca. Esse tipo de recurso pode ser trabalhado dentro e fora das páginas da empresa.

Entretanto, primeiro é preciso entender que tipo de conteúdo o público da sua empresa espera, e como eles são indexados pelos robôs dos buscadores. Os resultados com maior potencial para os clientes devem ser priorizados.

Para isso, é preciso trabalhar com elementos como:

  • URL amigável;
  • Imagens otimizadas;
  • Plataforma responsiva;
  • Conteúdos de qualidade;
  • Botões de compartilhamento.

Os elementos que são associados com a parte interna da página são chamados de on page, já os elementos externos de offpage, sendo o último de grande importância para construir a autoridade da marca na internet. 

Diante disso, é muito importante que essas estratégias sejam trabalhadas de forma eficiente, isso porque conseguir um bom posicionamento, principalmente na primeira página, é o que dita a quantidade de tráfego orgânico e de oportunidades de vendas.

SEM

O SEM também é uma estratégia de marketing voltada para os buscadores. Assim, se uma empresa pretende comercializar um serviço ou produto na internet através de uma promoção, o uso de um software crm gratuito e o SEM podem ser uma boa escolha.

As estratégias de SEO integram as estratégias de SEM, mas no caso do último, os links patrocinados são aplicados. Essa é uma distinção entre essas duas técnicas, e também indica a importância de trabalhá-las em conjunto.

O SEO envolve estratégias para alcançar um melhor posicionamento de forma orgânica, já com os links patrocinados existe a aquisição de espaço dentro das plataformas. Nos mecanismos de busca, esses links aparecem antes dos outros, e é indicado como link patrocinado.

O papel do CRM dentro das estratégias

As ferramentas de otimização como o crm gratuito, sigla para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente em português, oferecem apoio no gerenciamento de dados dos clientes, automatizando os processos.

Essa ferramenta inovadora deve ser utilizada pelas organizações a fim de melhorar a organização e entender melhor aquilo que os clientes esperam e precisam de uma empresa, o que pode ajudar na produção de conteúdos para as estratégias de SEO e SEM.

A transformação digital mudou a forma de consumir, principalmente por conta da popularização das lojas online, o que estreitou os laços entre consumidores e empresas, transformando a experiência do cliente em algo muito importante.

Por conta disso, as empresas que apostam no uso de um crm software para melhorar a performance de suas estratégias de marketing acabam saindo na frente, pois estão munidas de informações relevantes para oferecer o melhor para o seu público.

Agora que você já sabe como funcionam esses métodos, basta estudar o atual cenário da sua companhia para saber qual delas irá se encaixar melhor para atender os objetivos traçados, lembrando que uma pode complementar a outra.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Menu