A relação entre a Economia Colaborativa e o Marketing de Conteúdo

A relação entre a Economia Colaborativa e o Marketing de Conteúdo

É inegável que o mundo dos negócios vem tentando se adaptar a cultura crescente de uma economia colaborativa. Compartilhar habilidades, conhecimentos, experiências, espaços e objetos é uma tendência mundial que está mudando o foco das pessoas para o lado oposto à propriedade privada, modificando a maneira como os bens e serviços são inventados, produzidos e comercializados.

A economia colaborativa nos apresenta uma nova maneira de consumir oposta a base fundamental do capitalismo, que consiste na aquisição de produtos de forma impulsivamente acumulativa e nada sustentável, passando a fazer parte do cotidiano das pessoas.

Quando se fala em economia colaborativa, discute-se sobre as profundas mudanças que este novo paradigma causa na estrutura e no modus operandi das empresas, que veem-se frente a novos princípios competitivos baseados na inovação. A velocidade e o alcance das mudanças estão se intensificando e compelindo empresas a abandonarem velhas mentalidades baseadas no “planejar” e “empurrar”, adotando estratégias voltadas para a criação de valor conjunta e continua.

Compartilhar conhecimento através das barreiras organizacionais e trabalhar de forma auto-organizada propicia empresas mais competitivas com possibilidades de alavancar as capacidades internas e externas com maior eficácia.

O acesso crescente à tecnologia da informação coloca na palma das mãos das pessoas todas as ferramentas necessárias para criar valor e compartilhar. Esse cenário transforma os consumidores em produtores de informação e opinião, ao passo que exige organizações mais qualificadas e atentas as necessidades dos seus clientes.

Percebe-se que com tanta informação disponível de maneira rápida e disseminada as organizações precisam encontrar maneiras de permear a consciência das pessoas. Oferecer gratuitamente conteúdo e construir um elo de credibilidade, onde os seus consumidores podem estabelecer uma relação de dialogo, passou a fazer parte do arsenal estratégico na batalha pela atenção dos clientes. 

Mas afinal, por onde começar? 

O melhor caminho é começar a sacudir a poeira e participar da construção de uma empresa nova. Lembre-se que mudanças profundas favorecem novatos e que a hora de agir é agora. As empresas precisam entender que a mudança já está acontecendo e que uma nova e dura regra empresarial está surgindo: esteja conectado, seja relevante ou caia no esquecimento!

“Só os conectados sobreviverão” pode até soar como hipérbole, mas não se trata disso. Lembre-se que aqueles que não entenderem isso acabarão isolados, excluídos das redes dos que buscam adaptação e inovação.

Marketing de Conteúdo: informação útil e personalizada

Antes de buscar por produtos e serviços, os clientes buscam saciar sua necessidade de entretenimento e informação. Buscam conteúdo útil e personalizado. Quando a sua empresa compartilha informações relevantes e memoráveis cria-se uma relação de confiança e autoridade.

Adotar estratégias de Marketing de Conteúdo é uma solução inteligente e muito eficaz de atrair e cativar clientes conectados. É uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a se destacar no meio da multidão, através do engajamento do cliente com sua marca. Criar conteúdo valioso, útil e memorável não é tarefa fácil… mas a Green Digital conta com excelente equipe e está preparada pra te fazer chegar ao topo. Então renda-se ao Marketing de Conteúdo e seja lembrado!

 

Este conteúdo foi produzido por Samara Teles, diretora da unidade Green Digital em Juazeiro do Norte.

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