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Qual a importância das métricas no Instagram?

Qual a importância das métricas no Instagram? Entendendo as mudanças do Instagram

Qual importância das métricas no Instagram? Nos últimos anos, o Instagram não é somente uma plataforma de rede social em que você posta fotos num final de semana ou fotos de paisagens para seus amigos. O Instagram mudou muito, temos quatro estruturas em um ( o feed, stories, IGTV e o Reels) e que desta forma pode ser explorada diversas vezes com conteúdos atraentes que gera tráfego e engajamento.

O Que Mudou em 2020

2020 foi um ano atípico e de grandes decisões e mudanças de hábitos para as pessoas de todo o mundo e havendo um despertar das marcas. As empresas tiveram a necessidade de criar uma estratégia de conteúdo com multiformatos: ora mais profundos através das lives ora  mais rápidos pelos stories); ser mais natural, ” tiktonização”  através do Reels e os filtros , ser mais  práticos, interligar conteúdos nas diversas redes e muito mais.

 O que é Instagram Insight?

O Instagram Insight é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma que gera informações de dados em tempo real de publicações, stories e seguidores para acompanhar, monitorar e analisar os conteúdos publicados.

Através destas informações você pode fazer um planejamento para tornar seus conteúdos mais atrativos acompanhando seus usuários e obtendo um maior resultado.

A importância das métricas do Instagram

Qual a importância das métricas no instragram

Métricas são dados coletados diariamente por meio de estatísticas para mensurar as informações. Especificamente no Instagram, é feito uma análise da performance das publicações, dos stories e tudo que está relacionado ao perfil. Estas métricas somente estão disponíveis para perfis comerciais. Mas qual a importância das métricas no Instragram?

1.Visitas ao perfil

 Métrica fácil e fica bem visível para você acompanhar constantemente. Ele aponta a quantidade de pessoas que visualizaram seu perfil dentro de um determinado período. Você pode comparar com períodos anteriores e avaliar novas estratégias para alcançar seus objetivos.

2. Alcance

O Alcance mostra o número de visitantes únicos que viram suas postagens dentro do período que você estipulou. È uma ferramenta interessante, pois consegue identificar  o crescimento do seu perfil e o que pode melhorar nos números.

3. Impressões

As impressões são ferramentas utilizadas para o desempenho das publicações. São o número de vezes que seus posts foram vistos na rede, isto significa que um usuário pode visualizar mais de uma vez aumentando o número de alcance.

Um parentes aqui, sobre a diferença entre alcance, impressão e visualização

O alcance e a impressão são métricas parecidas, porém tem suas particularidades, no primeiro é indicado a quantidade de usuários únicos que viram seu post, já o segundo um usuário pode visualizar várias vezes.

As visualizações são exclusivas para os vídeos e stories e mostram a quantidades de vezes que os conteúdos foram visto pelos usuários. O Instagram considera uma visualização se o vídeo postado no feed for visto por pelo menos 3 segundos. Nos stories não há a consideração de tempo.

4. Compartilhamentos

O compartilhamento geralmente é um post que o usuário gostou muito do conteúdo a ponto de dividir a informação com outras pessoas. Para monitorar os compartilhamentos você pode entrar na parte de “informações” e verificar qual o número mostrado no ícone do “aviãozinho de papel”.

5. Interações

Nas interações você saberá avaliar o engajamento do seu perfil. É interessante considerar a quantidade de comentários, curtidas e o salvamento das publicações.

6. Salvos

É uma ferramenta bem valiosa, pois mostra que os seguidores gostaram tanto do seu conteúdo que poderão salvar para consultar posteriormente tanto para referência quanto para encontrar algo com facilidade.

7. Cliques no site

Esta métrica permite que você analise a quantidade de cliques no link que está na sua bio, fazendo novas estratégias para gerar tráfego ao seu site.

8. Cliques no email

É o número de cliques para enviar um e-mail para sua empresa.

9. Horários de maior atividade

Você gerencia  mais de perto os horários que seus seguidores estão mais ativos. Na aba “público” dentro do insights, na seção “seguidores”, há um gráfico que disponibiliza os números.

10. Comentários

Em cada publicação é a quantidade de comentários que você recebe, mostrando o grau de interesse e engajamento que os usuários tem, e visualizar os depoimentos, elogios, críticas, dúvidas. Através do engajamento você percebe como está a sua efetividade na comunicação.

11. Likes

São os números de seguidores únicos que curtiram sua publicação. Geralmentes, as curtidas são a primeira interação que suas publicações recebem.

12. Seguimentos

Mostra quais são as publicações que mais trazem novos seguidores ao seu perfil

13. Impressões de Hashtag

As Hashtagas são um termômetro para verificar se fazem ou não  sentido ser utilizado em suas publicações.

14. Seguidores

São a quantidade de usuários que seguem seu perfil.

15. Descoberta

São usuários alcançados dentro de um período de uma semana. Esta análise é importante para comparar as semanas e se houve algum progresso.

16. Taxa de engajamento

Esta taxa de engajamento é necessária para você saber se no seu perfil está havendo um maior engajamento numa determinada época. Abaixo tem uma fórmula fácil que dá para fazer através dos números.

Existe uma fórmula básica para calcular sua taxa de engajamento, que envolve somar o número de curtidas e comentários em post.

Depois de pegar esse resultado, divida-o pelo seu número de seguidores atuais e multiplique o resultado por cem.

Taxa de Engajamento= Likes + Comentários / Seguidores x 100

Há alguns erros á considerar pois o número de vezes que um post foi salvo conta como engajamento, já é um indicativo como está a performance dos seus posts. O padrão para uma boa taxa de engajamento está entre 1% e 3%. Abaixo disso significa que os usuários não estão se interessando pelos seus posts.

E no Stories, qual a importância das metrícas?

Sim, e é legal você acompanhar o desempenho deles. Abaixo você verá a importância para estar bem integrada e fazer suas estratégias:

  • Visitas ao Perfil: o número de vezes que seu perfil foi visitado
  • Interações: conjunto de informações que mensura as ações que as pessoas executam quando interagem com o seu story.
  • Toques na Figurinha: o número de toques totais na localização, hashtag, menção ou figurinha de produtos em sua foto ou vídeo (story).
  • Cliques no Link: o número de vezes que o link na sua foto ou vídeo (story) foi clicado.
  • Descoberta: informações adicionais a partir de cada story
  • Alcance: contas únicas alcançadas a partir de cada story
  • Impressões: impressões geradas a partir de cada story
  • Seguiram: quantas perfis te seguiram a partir daquele story
  • Voltar: toques para voltar ao story anterior
  • Toques para alcançar: toques para seguir para o próximo story
  • Próximo Story: storys reproduzidos até o fim
  • Saídas: contas que saíram do seu story antes dele finalizar.
  • Toques para voltar ao story: análise o quanto seus usuários estão gostando do seu stories

E o IGTV? E o Reels?

Você consegue visualizar alguns dados dentro do próprio IGTV e Reels como comentários, números de visualizações, porcentagem média assistida do vídeo e o gráfico de retenção de público que é visto pelo administrador do perfil.

Aí você  me pergunta, mas onde fica tudo isso? Como fazer? No começo, sei que vai ser um desafio ver todas as métricas, analisar, planejar e aplicar, mas com o tempo vai ficando mais fácil e você verá que não é um bicho de sete cabeças.

Leia também:

Reel no Instagram: Como ser criativo e impulsionar sua marca

Dicas para você começar a valorizar melhor seu Instagram

  • Entre no ícone de conteúdos “Menu”, no canto superior á direita da tela dentro do seu perfil, selecione em ” informações “ ,nas informações você consegue encontrar todas as métricas do Instagram divididas em duas seções, um overview da conta  visualizando  o número de impressões do seu perfil como um todo, um panorama geral ou de cada conteúdo que a conta compartilhou no período, entre posts, do Feed, dos Storeis e do IGTV.
  • As impressões ficam dentro das “contas alcançadas” e mostram o número total de vezes que suas publicações foram vistas dentro de um período de tempo selecionado. Mais abaixo, há a atividade da conta e as publicações que foram mais relevantes e stories
  • Já nas” interações com o conteúdo” é possível ver as métricas detalhadas de cada post no feed storeie ou vídeo do IGTV, podendol visualizar quantas vezes cada publicação foi exibida;
  • Você pode ver também em cada post publicado as impressões de publicações, é só clicar no post, tocar no link “ver informações” localizado na parte inferior
  • As impressões de post dos storeis, você terá que selecionar o story desejado e arrastar para cima;
  • Hà também um relatório fácil de conseguir para verificar qual o melhor horário para postar e ter uma noção de como seu público se comporta além de crescimento e diminuição de seguidores;  entre nas informações conforme instruções na primeira dica e selecione a aba “público”, deslize para baixo o qual você visualizará a seção seguidores. Estes seguidores são os que estão mais ativos na rede e ficam mais tempo no instagram;
  • O instagram ainda não inseriu os dados dos Reels nesses relatórios, para ter acesso e visualizar seus dados é necessário ir até o guia do Reels no seu perfil e clicar em cada post para ver quem curtiu o vídeo  e o comentário, quantas vezes o vídeo foi produzido e se ele foi escolhido para ser mostrado em destaque no Reel

    Leia: Como conseguir Leads no Instagram: 7 estratégias

Mas ainda estou perdida o que fazer para ter sucesso nos meus posts?

Entre em contato com a Green, daremos todo o planejamento e estrutura para melhorar suas métricas no Instagram ou em qualquer rede social. Se interessou pelo conteúdo, clique nos comentários para dúvidas ou sugestões.

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Instagram Shopping: Como usar?

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