Ter um site responsivo

Por que ter um Site Responsivo?

Com certeza você já ouviu falar que o uso de smartphones continua a crescer; cada vez mais as pessoas utilizam celulares em vez de computadores para acessar a internet. Por isso, é extremamente importante garantir que seu conteúdo digital seja amigável a essa plataforma. Afinal, 79% das pessoas concorda que é mais provável que retornem ou utilizem um site se ele for fácil de usar no smartphone.

Mas como construir um site assim?

Site Responsivo e Site Mobile

Um site responsivo ou um site mobile é a solução; se tratam de duas coisas diferentes, embora similares.

Um site responsivo é um site que pode alterar o tamanho de suas páginas (quer dizer, alterar seu layout) de acordo com o tamanho do dispositivo no qual está sendo visualizado. Quer dizer, o site aparece diferente se estiver em uma tela grande de computador, em um celular pequeno, ou em outros equipamentos móveis como tablets. O tamanho das imagens muda e é possível dar zoom em certos elementos. Ele é feito partindo do modelo usado para desktop, e só adaptar o código que já existia para otimizar a exibição.

Um site mobile, por outro lado, é projetado especificamente para aparelhos mobile. Como um site responsivo, seu objetivo é garantir a melhor exibição possível. O site vai reconhecer qual dispositivo mobile o usuário está usando, e direcioná-lo para uma versão especialmente adaptada para este. Por isso, esse tipo de site não é visualizado do desktop.

Podemos ver que ambos têm o mesmo objetivo: adaptar o site para mobile. Então, qual a diferença? Por acaso um é melhor do que o outro?

Depende um pouco da sua situação. Sites mobile são mais especializados, mas justamente por isso, necessitam de um código próprio. Quer dizer, se você já tem um site para desktop, e precisa adaptá-lo para mobile, vale a pena; assim não precisa mexer no código todo pronto do site original.

Mas se estiver planejando um site do zero, e quiser torná-lo acessível em todas as plataformas, um site responsivo é uma opção prática. Você utiliza o mesmo código e as mesmas imagens para todas as versões, o que economiza tempo e esforço.

Por que Vale a Pena?

Certo, você pode estar pensando. Sites responsivos são úteis para usuários de mobile, mas porque esse esforço vale a pena?

Experiência do Usuário

Experiência do usuário é o começo, meio e fim. E a experiência pelo celular lentamente se transforma em norma em vez de exceção; de acordo com o relatório Digital, Social & Mobile 2015, 39% da população brasileira já tinha acesso a internet via celular e dispositivos móveis. Quatro anos mais tarde, essa porcentagem continua a crescer. E esses usuários em grande parte concordam: se não conseguem navegar o seu site, se a visualização está toda troncha, é muito provável que abandonem o lugar e procurem outras fontes.

Ou seja; sites mal adaptados para mobile aumentam a taxa de rejeição. Os usuários não interagem com ele, e saem sem realizar qualquer ação, o que não é bom para as vendas, nem para o engajamento, e por último, também é péssimo para:

SEO

Essencial para todo e qualquer site é estar nas boas graças dos mecanismos de busca, especialmente o Google. É impossível gerar tráfego se você não aparece nos resultados. Pois o Google favorece sites responsivos, especialmente em buscas pelo mobile — afinal, a plataforma está preocupadíssima com, de novo, a experiência do usuário. Essa tendência também vem desde 2015, no chamado Mobilegeddon. E taxas de rejeição altas também são uma desvantagem para o seu ranking no algoritmo do Google.

Além disso, como sua URL é a mesma para todas as versões do site, acessos de qualquer dispositivo contam para sua visibilidade.

Mais Vendas, Leads e Compartilhamentos

Por último, um site responsivo pode te dar um retorno excelente nas vendas, leads, e compartilhamentos em redes sociais.

Especialmente se redes sociais forem parte da sua estratégia de marketing (e muito provavelmente devem ser), um site responsivo é essencial. Cada vez mais o público descobre novos produtos e realiza decisões de compras através dessas mídias. Um site responsivo é fácil de ser compartilhado. Você pode apresentá-lo você mesmo nos seus perfis, e facilitar para que clientes fiéis compartilhem com os amigos.

Uma vez compartilhados, um número crescente de pessoas realiza comprar pelo mobile. É importante que o site possa acompanhar o cliente por todo o processo de venda sem força-lo a sair do mobile e procurar um desktop, realizar o login de novo, encontrar o produto desejado… e possivelmente perder um cliente ao longo do caminho.

Em resumo, se trata de prover a experiência mais conveniente possível para o usuário. Essa experiência vai te ajudar em todas as áreas, desde engajamento até vendas até visibilidade. E um site responsivo é uma solução prática e eficiente para levar seu site a todos os usuários mobile.

Leave a Comment