investimento em marketing digital

Por que Investir em Marketing Digital e Como Planejar

Por que investir em Marketing Digital e Como Planejar

Marketing digital é um termo que abrange muitos conceitos. De SEO a mídias sociais, marketing de conteúdo, e métricas, ele se refere a todo o conjunto de estratégias de marketing realizadas digitalmente, com o mesmo objetivo de qualquer tipo de marketing: atrair, englobar e converter clientes.

Compreender um campo de conhecimento tão vasto pode ser um pouco intimidador. Certamente, com tantos recursos, oportunidade, e estratégias, fica difícil de saber até por onde começar. Será que vale mesmo a pena? Por que investir em marketing digital? E como investir em marketing digital?

Por que Investir em Marketing Digital

Existem cinco grandes benefícios de investir em marketing digital. Eles são:

Visibilidade

Vamos supor que um cliente entre na sua loja, procurando por um tênis esportivo. Talvez ele se dirija a um vendedor para pedir sua opinião sobre as melhores marcas, custo/benefício, e os modelos mais recentes. Mas tão provável quanto é que já tenha feito toda essa pesquisa online, e entre na sua loja sabendo exatamente o que quer. E ainda mais provável é que tenha feito toda essa pesquisa on-line, e realizado a compra por lá mesmo, depois de comparar preços e vendedores.

Se a sua loja não estiver online, apenas o primeiro tipo de cliente vai chegar até o seu produto.  Agora imagine que você tem uma forte presença online, de fácil acesso ao seu público-alvo, no momento que ele inicia sua busca. Seu alcance é multiplicado.

Credibilidade

Vamos supor que esse cliente hipotético encontrou o site do seu negócio durante sua pesquisa — esse é um passo inicial importante, porque um negócio sem presença online nenhuma nos dias de hoje já não parece muito confiável. Mas uma vez que ele chegou ao seu site, como ele vai saber se este é confiável?

O marketing digital também se foca em criar conteúdo, e valor, para seus clientes. Isso ajuda a estabelecer seu negócio como uma referência no mercado. Seus clientes em potencial podem testemunhar por si mesmos o seu conhecimento na sua área de atuação.

Definir seu Público

Estamos falando em clientes até agora — mas quem são esses clientes? O conceito de público-alvo já é bem conhecido. Você tem que saber pra quem você está vendendo seu produto. Mas “público-alvo” parte essencialmente de informações demográficas: idade, gênero, classe social. Não se refere a uma pessoa X, ou Y, mas sim a um grupo de pessoas que partilha dessas características.

Com marketing digital, você pode definir um cliente muito mais específico. Já que é muito mais fácil acompanhar as ações dos usuários online, e cruzar essas ações com informações pessoais, você pode desenvolver perfis muito mais segmentados e especializados. E assim direcionar suas ações com um alvo bem mais certeiro.

Visualizar seu Impacto

A facilidade de acompanhar o usuário online não se limita a definição de perfis. Na verdade, ela é uma das maiores vantagens do marketing digital!

Vamos supor que, naquela sua loja de sapatos, você acabou de receber um produto novo, e quer apresentá-lo ao seus clientes. Se você colocar um cartaz na loja, ou na rua, não vai ter a menor ideia de quantas pessoas o visualizaram; quantas dessas seguiram em frente sem se importar, e quantas entraram na loja pra saber mais, e quantas dessas compraram o produto.

Mas através de métricas digitais, você tem todas essas informações em tempo real. Não existe melhor recurso pra afiar suas estratégias de marketing.

Investir Eficientemente

Outro possível problema com esse cartaz: se por qualquer motivo ele não funcionar muito bem, você desperdiça o dinheiro utilizado na impressão, e agora vai ter uma nova despesa de planejar e imprimir um cartaz novo. Mas suponhamos que esse cartaz seja um post no Instagram. Não produziu resultados? Você pode substituí-lo sem gastar um centavo em tinta!

Em resumo, marketing digital é, muito simplesmente, mais barato do que marketing tradicional.

Como Investir em Marketing Digital

Muito bem, você está convencido de que marketing digital vale a pena. E agora? Por onde começar? Marketing digital é uma piscina bem funda para se mergulhar, mas algumas dicas podem te ajudar a começar seu planejamento:

Agências Digitais

Para embarcar no marketing digital, você com certeza pode tomar a iniciativa você mesmo. Talvez possa destacar alguém do seu time de marketing para se dedicar a isso. Mas essa não é sua única alternativa! Existem agências de marketing digitais especializadas em todo tipo de ação digital. É muito provável que você encontre uma agência que ofereça exatamente o que você procura.

Curto, Médio ou Longo Prazo?

Objetivos diferentes necessitam de estratégias diferentes. E nenhuma estratégia está bem direcionada se você não tem um objetivo claro e definido em mente. O marketing digital pode te ajudar de mil maneiras; mas não ao mesmo tempo, e não sem foco.

Por exemplo, se você procura uma ação de curto prazo, pra gerar tráfego, uma boa ideia é utilizar mídia paga, como o famoso Google Adwords, ou Facebook Ads. Agora, se você quer começar a montar uma estratégia de longo prazo, as estratégias de Inbound Marketing (essas bem mais complexas que simples mídia paga), vão oferecer o retorno mais robusto de investimentos.

Por isso, se você acredita nas vantagens do marketing digital, e está se perguntando: por onde eu começo? Agora você já sabe. Comece pelo fim, definindo o seu objetivo.

Menu