Aprenda a montar um plano estratégico de Google Ads

Aprenda A Montar Um Plano Estratégico De Google Ads

Provavelmente, você já pesquisou sobre um assunto de grande interesse ou dúvida na internet, como saber “a importância de restaurar pisos” ou mesmo “qual a tendência de moda da próxima estação”. Esse é um hábito cada vez mais comum e muito importante para usuários e marcas, sendo otimizado por meio de um plano estratégico de Google Ads.

 

Contudo, ainda neste contexto de busca, não é incomum que ao buscar sobre serviços para borda de piscina, com a chegada de informações e notificações de redes sociais, as pessoas esqueçam da pesquisa e entrem nas mídias e mudem de plataforma para ver um vídeo no Youtube, por exemplo.

 

Durante o processo, no entanto, aparece um anúncio de borda de piscina, assim como outras sugestões que são do interesse, como restauração de pisos ou uma loja de roupa, temas esses já pesquisados. 

 

Neste momento você pode estar se perguntando como é que a internet adivinhou o que você queria, ou mesmo conseguiu te lembrar de algo que “pensou” em verificar/comprar.

 

Isso ocorre porque houve um plano estratégico de Google Ads, que fez com que o anúncio aparecesse a partir do interesse do cliente, neste caso visando o remarketing

 

A internet é um local onde muitas empresas estão concentradas diariamente e, com isso, é necessário desenvolver mecanismos de obter um diferencial diante da concorrência e atrair o olhar dos usuários, principalmente para recuperar o contato e levá-lo a concluir uma compra. 

 

É aí que entra a importância de conhecer mais sobre o Ads, principalmente se você é uma marca que está buscando se destacar no ambiente digital.

 

Uma das formas de alcançar tal objetivo é por meio de ações estratégicas de conteúdo, em redes de busca, sociais e em plataformas de adsense, como o Google Ads.

 

Esta última plataforma mencionada ajuda a direcionar seu anúncio, fazendo com que mais empresas conheçam o seu negócio e tenham interesse por seus produtos. 

 

Afinal, se antes era necessário ir até o órgão responsável para resolver aspectos burocráticos, como contratar empresa de engenharia civil em sp, atualmente basta entrar em um site autorizado na internet para dar entrada no pedido.

 

Isso significa que muitas atividades, empresas e serviços migraram e/ou também estão no meio digital, por conta do avanço tecnológico. 

 

Diante disso, torna-se necessário que as empresas busquem se adaptar e uma boa forma de fazer isso é ir para os meios digitais e utilizar as estratégias do Google Ads. 

 

Diante da importância desse tema para o seu negócio, neste artigo falaremos sobre como ter o seu plano no Google Ads. 

O que é o Google Ads?

O Google é uma das ferramentas de busca mais conhecidas e utilizadas no mundo. Por meio da plataforma é possível fazer diversas pesquisas e buscas de sites, empresas, negócios, serviços e produtos. 

 

Diariamente, estima-se que 4 milhões de pessoas acessem o Google para pesquisar sobre diversos temas, desde selante para radiador preço até como comprar seu imóvel. 

 

Diante desse número considerável de acessos, o Google Ads surge como uma ferramenta de anúncio que faz com que sites das empresas apareçam com melhor ranqueamento nas buscas. 

 

A grande disputa é estar na primeira página, principalmente nas primeiras posições dessa página, pois isso chamará mais a atenção das pessoas, aumentando as chances de ocorrer um clique. 

 

Mas, como fazer para que meu anúncio esteja entre os primeiros? Para isso, existem uma série de fatores que o Google leva em conta, como:

 

  • A qualidade do seu site;
  • A relevância do conteúdo publicado;
  • A escolha das palavras-chaves;
  • A credibilidade do conteúdo e do site;
  • O orçamento escolhido por dia;
  • A duração do anúncio;
  • A resposta dos usuários à publicidade e ao site;
  • Uma “comparação” com a concorrência. 

 

O Google verifica também como as pessoas têm pesquisado determinado conteúdo e com que frequência, para saber a relevância e que palavras-chaves sugerir. 

 

Por exemplo, o cliente pode digitar desde “pisante de concreto preço”até “conservação e limpeza de casas”, ou “revestimento garagem”. 

 

Com isso, o Google faz uma análise por meio de técnicas de marketing de conteúdo e SEO para verificar quais as melhores opções de palavras para serem aplicadas na propaganda dentro daquele segmento de atuação.

 

Como essa ação envolve um detalhe mais técnico, é importante contar com uma equipe ou profissional de marketing para lhe auxiliar. 

Como ele funciona?

Os seus anúncios podem aparecer em alguns locais, que serão definidos no momento em que a empresa criar a campanha no Google Ads. 

 

A primeira forma é por meio do anúncio da rede de pesquisa, que é a forma mais tradicional. 

 

Se sua empresa trabalha, por exemplo, com distribuição de gás e o cliente pesquisa “comprar gás r22”, sua empresa pode aparecer como uma das primeiras se tiver o anúncio do Google. 

 

Nesse caso, a empresa só paga quando uma pessoa clicar no link, ou seja, no resultado sinalizado como anúncio. 

 

Outra forma de anúncio é por meio da Rede de Display, que funciona da seguinte forma: seu anúncio aparece em outro site por meio de um banner, de uma foto, frase chamativa ou até mesmo, por meio de aplicativo. 

 

Essa é uma forma bastante interessante de atrair pessoas, dentro de uma segmentação e área de interesse. 

 

Por exemplo, um escritório está pesquisando sobre desentupidora lapa  em um site, de dedetização de baratas e, de repente, aparece um anúncio de outros serviços no mesmo segmento, que podem ser do interesse. 

 

Essa é uma das formas mais assertivas de atrair o cliente e expandir a visibilidade de sua marca. 

 

Outra forma interessante é fazer anúncios por meio do Youtube, levando em conta que cada vez mais os vídeos são acessados, assim como em outros aplicativos por meio de parceria. 

 

Clínicas de estética, por exemplo, podem contar com um anúncio de procedimentos específicos, como o valor da sessão de microagulhamento

 

Com todas essas técnicas o seu negócio ganha visibilidade e a chance de ter conversões é muito maior. 

 

Por isso, vale a pena criar uma conta no Google, por meio do Gmail, vinculando seu site ou redes sociais e fazer o anúncio no Google Ads. 

 

É possível começar com um baixo investimento no início e ir monitorando os resultados. Em qualquer momento, sua campanha pode ser pausada também, caso a empresa deseje. 

 

Com isso, sua empresa não fica “presa” a contratos e nem a burocracias, anunciando de forma rápida, eficiente e apostando no futuro que é a Era Digital. 

Seu plano no Google Ads

Agora que você já sabe sobre o que é o Google Ads, seus benefícios e como ele funciona, vamos conferir como criar um plano para empresas de vários segmentos, como o ramo têxtil, alimentício, despachante, bem como outras áreas nesta ferramenta? 

 

Primeiro, é importante que a empresa estabeleça qual é o objetivo de sua campanha. Isso ajuda no direcionamento de toda a campanha. 

 

Mas, o que quer dizer saber o objetivo da campanha? Basicamente, consiste na ação de criar metas para as publicidades. Por exemplo, seu site precisa aumentar o número de visitas? Sua empresa quer mais visualizações nas redes sociais? E assim definir quais tipos de publicidade criar.

 

Os seus objetivos bem definidos conseguem direcionar sua campanha para:

 

  • Atrair novos clientes;
  • Fazer remarketing, fazendo um novo anúncio;
  • Oferecer conteúdo via email marketing;
  • Criar uma landing page que seja atraente;
  • Anunciar em uma rede display, atingindo outros sites;
  • Aumentar sua conversão. 

 

A partir dessa meta, é possível criar um plano mais assertivo. Outra questão importante diz respeito ao seu público-alvo. 

 

Para isso, é importante que você se atente a pontos geográficos, demográficos, assim como interesse da audiência.

 

Por exemplo, um cliente que busca sobre scanner profissional para digitalização de documentos, provavelmente é um condomínio, loja ou empresa que precisa fazer a gestão de muitos papéis importantes por dia e precisa de equipamentos para isso.

 

Esse tipo de público é diferente de uma loja para roupas infantis. Com isso, a empresa consegue direcionar o conteúdo, assim como sua linguagem. 

 

Ainda sobre o público, os pontos geográficos trazem uma percepção de escolha de onde seu público está. 

 

Se sua loja é em Manaus, por exemplo, é mais interessante que pessoas da sua localidade tenham acesso à empresa do que uma pessoa que mora em Porto Alegre, no Sul do país. 

 

Nesta parte geográfica, é possível segmentar ainda mais, apostando no envio de conteúdo para um determinado bairro ou municípios de um estado. 

 

Na escolha das suas personas, que são os personagens que representam o seu público, verifique o sexo, a escolaridade, o emprego, o tipo de renda e, até mesmo, o estado civil. Outra dica importante é conhecer sobre os interesses do seu cliente. 

Otimização de campanhas e jornada do cliente

Para completar o seu plano no Google ainda existem outros passos a serem seguidos. Nesse sentido, é importante que você conheça um pouco sobre a jornada de compra do seu cliente. 

 

Isso porque o consumidor pode passar por várias etapas dentro do que é conhecido como “funil de vendas”, que representa momentos e etapas do interesse do cliente, até o processo de finalização da compra. 

 

Por isso, conhecendo essa jornada é possível fazer um conteúdo mais direcionado tanto aos interesses do cliente, como em aspectos que o motivem a conhecer mais sobre o seu negócio. 

 

É importante também que a empresa tenha uma noção de mercado, conhecendo sua concorrência, assim como seus pontos fracos e fortes no mercado. 

 

Após essas definições, é importante que a empresa trace uma estratégia da delimitação de seu orçamento, ou seja, o valor que será investido na campanha e quantos dias a campanha estará ativa. 

 

Para isso, o Google Ads traz uma estimativa de qual é o valor médio por dia, considerando o tempo que o anúncio será veiculado e quantas pessoas se visa atingir, por sua concorrência e o cliente tem a opção de escolher como quer que esse clique seja pago. 

 

Além disso, para que sua campanha tenha mais eficiência, o Google Ads apresenta sugestões de palavras-chaves e traz dicas sobre como montar seu anúncio, como controlar sua campanha, além de trazer uma tabela com todos os dados mensurados sobre sua campanha. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Menu