Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais: Como fazer?
Marketing de conteúdo é chave na sua estratégia de marketing digital. Na verdade, conteúdo se torna cada vez mais e mais crucial; é a base sólida de gerência de redes sociais, essencial no engajamento com o público, parte de quase toda ação de marketing.
E por ser tão importante, planejamento de conteúdo é absolutamente imprescindível. Tentar lançar conteúdo sem planejamento é um desperdício de tempo e recursos; uma estratégia cuidadosa garante que você está direcionando sua energia nos aspectos mais relevantes do marketing, que tem um retorno maior, em vez de criar longos posts que não geram uma única venda.
Mas como começar? Quais são esses aspectos mais relevantes? Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo?
Primeiro Passo: Persona
Uma persona pode ser definida como seu público-alvo ideal.
Quando se identifica um público-alvo, geralmente o que se faz é o agrupamento de uma série de características demográficas, como faixa de idade e gênero. Uma persona é mais sofisticada. Se trata de uma pessoa fictícia com todos os traços do seu cliente ideal, em grande detalhe. Além de simples dados demográficos, você procura criar uma história pessoal para sua persona; suas motivações, desejos, dificuldades. Geralmente, isso se faz através de entrevistas com seus clientes (ou, se você ainda não tem clientes, pode se basear em um pouco de previsão e dados dos seus competidores).
A persona é o primeiro passo para planejamento de conteúdo. Ela é o norte da sua estratégia por que todo seu conteúdo tem que ser direcionado a ela. Portanto, completamente imprescindível.
Segundo Passo: Local
Agora que você sabe com quem está falando, deve decidir por quais meios vai falar com essa pessoal. Quer dizer, um passo essencial no planejamento de conteúdo para redes sociais é qual rede social? Por que canal você vai chegar a sua persona?
Cada plataforma de conteúdo tem suas vantagens e desvantagens, desde o Facebook até blogs próprios da empresa. Mais ainda, cada plataforma tem seu público e sua linguagem. Não vale a pena investir pesado em todo e qualquer meio de comunicação; primeiro é preciso pesquisar onde sua persona passa mais tempo, onde recolhe suas informações, qual plataforma se adequa melhor a linguagem da sua empresa, etc.
Terceiro Passo: Jornada de Compras
Idealmente, seu conteúdo vai acompanhar e guiar seus clientes ao longo da jornada de compras. Essa jornada é dividida em quatro etapas, e cada etapa precisa ser considerada no planejamento de conteúdo.
Aprendizado e Descoberta: o momento onde o cliente não está claro qual dificuldade está enfrentando.
Reconhecimento do Problema: aqui ele descobre qual sua dificuldade. Esse é um momento muito importante na criação de conteúdo, que procura ser sempre útil e relevante ao público. Quando o cliente descobre seu problema através do conteúdo fornecido por você, é muito mais provável que também procure pela sua ajuda no próximo passo:
Consideração da Solução: aqui o cliente procura se informar sobre soluções para o seu problema. Novamente, se você fornecer informações úteis para essa resolução, é muito mais provável que o cliente siga com você para o final de sua jornada:
Decisão de Compra: que é o momento em que ele se torna seu cliente de verdade.
Por isso, é importante considerar como seu conteúdo está guiando seu público passo-a-passo ao longo dessa jornada.
Quarto Passo: Formato e Conteúdo
Agora que você preparou o terreno para o seu conteúdo, é o momento de colocar as mãos na massa. Você vai criar artigos para o seu blog? Ou, se vai postar em mídias sociais, vai investir em vídeos, textos, imagens? Ou mesmo em conteúdos ricos, como planilhas e checklists?
E onde encontrar seus tópicos? Quer dizer, como decidir sobre o que falar? Seus clientes já existentes são sua melhor fonte; você quer produzir conteúdo que os interesse, e que lhe seja útil. Mas pode olhar também para seus parceiros e competidores. Entrevistas, artigos, pesquisas, novidades… existem muitos tipos de conteúdo possíveis.
Esse é o momento de investir na geração contínua de conteúdo, planejando também sua frequência, quem vai ser responsável por cada etapa do processo, como utilizar SEO, e etc.
Quinto Passo: Metas e Métricas
Metas e métricas são duas metades da mesma laranja. Quer dizer, meta é aonde você quer chegar —seja em um aumento das vendas, em maior engajamento, mais inscrições, etc.— e uma métrica é sua ferramenta pra julgar quão perto você está dessa meta.
Uma no funciona sem a outra. Sem uma meta definida, as melhores métricas não te dizem nada do seu progresso real. E sem métricas para acompanhar o impacto das suas ações, você nunca vai saber se chegou ou não ao seu objetivo. Não vai poder diferenciar investimentos bons de investimentos fúteis.
Por isso, todo planejamento de conteúdo precisa começar com uma meta, passar pelas métricas, e voltar com uma nova meta. Esse ciclo contínuo ajuda a manter sua estratégia eficiente ao longo do tempo.
Afinal, planejamento não se faz só em Janeiro; deve ser constante ao longo de toda etapa da geração de conteúdo.